Geração precoce #Ibovespa

 


A Bloomberg publicou uma matéria descrevendo cinco tipos diferente de traders e um deles acredito ser de interesse dos leitores: Oliver Chalk, denominado Crypto Trader, um jovem de 20 anos de idade que administra a Proxima Capital, um fundo de U$ 38,5 milhões.

Quando a criptomoeda apareceu — eu fui exposto a ela no início de 2017 — era uma maneira de expressar, eu acho, minha natureza mercantilista. Em vez de vender pirulitos ou itens de videogame, eu estava olhando para projetos e tomando decisões sobre se eu achava que eles eram mal avaliados.‎

‎Todo o meu conhecimento sobre mercados é específico para os mercados cripto, e meu conhecimento sobre finanças tradicionais está limitado ao que me ensinaram pelo meu ‎‎co-fundador‎‎ e às pessoas com quem trabalho que têm, individualmente, mais de 15 anos escrevendo [software para as conexões de bancos e empresas de negociação].‎

Os mercados de criptomoedas são bastante simples, e [é] fácil começar, pode começar com $10. Você pode criar uma conta — não de alto risco se estiver apenas começando com US$ 10 — embora você possa se dar 100 vezes de alavancagem. Se você é curioso, é muito fácil entrar no espaço e aprender sozinho.

‎A coisa boa sobre cripto é que você está exposto a todo o material que existe nesta indústria. Pode se perder sobre esse emaranhado, mas também pode obter uma compreensão íntima de como funcionam os mecanismos internos. Eu acho que, dado o fato de que você pode praticamente fazer qualquer coisa que quiser sem ônus e sem a permissão de ninguém, idealmente basta ser uma pessoa curiosa e prática para aprender da melhor forma possível.‎

Dia Típico

‎Qualquer negociação manual que faço, sempre penso: Por que estou apertando este botão? Não poderia o computador fazer isso por mim? E a resposta geralmente é: Sim, mas seria muito trabalhoso ter o computador para fazê-lo. Então, por enquanto, eu mesmo vou fazer isso.‎

‎Onde eu passo a maior parte do meu tempo é essa coisa de ‎‎"yield farming" (procurar o melhor rendimento),‎‎ que é provavelmente o elemento mais distante das finanças tradicionais. É como se uma estratégia de fundos de hedge procurasse abrir todas essas contas remuneradas em diferentes bancos, e então apenas mover dinheiro entre eles muito rápido. E isso parece loucura, mas isso é realmente o que fazemos no espaço cripto. Há muitas taxas de juros por aí, ou muitos locais e projetos que oferecem altas taxas de juros — obviamente com risco associado. Entender esse risco é a maior parte desse segmento, além de saber o que é uma oportunidade genuína e o que não vale a pena.‎

‎Acordo às 10:15, e às 10:30 temos uma apresentação do desenvolvedor de software de um stand-up da equipe. Eu tento ir para a cama antes das 02:00. Oito horas é o objetivo. Às vezes isso não acontece. Mas eu geralmente percebo que para cada 30 minutos de sono perdido de um lado, eu perco uma hora de produtividade no outro. Então é um troca muito ruim, a menos que algo seja realmente importante. Normalmente, tento priorizar conseguir essas oito horas.‎

‎A maior parte do meu dia não está planejada. É pivotar entre o que precisa ser feito, seja pulando em uma reunião sobre impostos ou regulação, ou indo para uma discussão técnica com um dos devs [desenvolvedores] sobre como enviar uma mensagem de A para B. Devemos enviá-lo neste formato ou nesse formato? Então há muitos tipos diferentes de trabalho. Sou arrastado entre reuniões e entre tarefas. Eu gostaria de um pouco de estrutura.‎

Interrupções

‎Foi uma jornada selvagem. Desde colocar dinheiro logo depois que comecei a minerar, até seis meses depois aquele desenho 10x [10 vezes], e então, na verdade, ter que refazer todo o caminho até o ponto em que eu estava perdendo. E agora, [depois] da recente alta das cripto, estar bastante confortável novamente.‎



Isso é o que me faz muito feliz por trabalhar em uma arbitragem, tipo negócio quantitativo. Você passará anos construindo seu IP [propriedade intelectual] e baseando-se em uma ideia em que acredita que vai funcionar e se funcionar no final, você não está tão exposto aos caprichos do mercado. E eu acho que o yield farming é uma oportunidade onde, se você se esforçar para fazer o DD [due diligence], pode garantir o seu sucesso. Não será tão chamativo quanto os fundos de exposição longa que oscilam centenas de por cento ao ano, ou os fundos VC [venture capital] que investem no próximo ‎unicórnio.‎ Mas pelo menos evita todo o estresse do sobe e desce, certo? Então, todos os dias para nós, sobe até que algo ruim aconteça com a tecnologia, ou uma contraparte caia sobre nós. Mas além desses riscos ocultos, acho que ter essa volatilidade insana precoce da cripto me ajudou a gerenciar a volatilidade e entender que eu sempre poderia errar por uma certa ordem de grandeza.

Conselhos de Negociação

‎Eu não acho que eu tenho uma vantagem como um trader pela definição ‎‎hollywoodiana‎‎ de um cara que se senta em uma mesa escolhendo ações e movimentando dinheiro. Mas o que eu acho que está me preparando para ser bem-sucedido é — em um nível pessoal com meus investimentos pessoais — eu me ater às coisas que eu sei. Eu me ater às coisas em que tenho convicção.

‎Para mim, negociar é apenas sobre ser capaz de pensar racionalmente e o mais próximo possível de meus primeiros princípios, e ser capaz de filtrar os ruídos e ver o risco genuíno e as trocas genuínas.‎

‎Se você pode ser aquela empresa que tem o melhor software em um determinado setor do mercado, então independentemente de onde o mercado se move, pode fazer um bom retorno. Isso solidificou nossa convicção de passar para uma arbitragem de baixa tecnologia e ‎‎baixa latência‎‎ [atraso mínimo no tempo de resposta à tecnologia] e caminho de criação de mercado.‎

‎Muitas criptomoedas vêm redescobrindo os mercados financeiros tradicionais, mas em velocidade rápida.‎

‎Quando comecei, ‎‎o DeFi‎‎ [financiamento descentralizado] não existia. Agora temos bolsas como ‎‎a FTX‎‎ oferecendo produtos muito sofisticados de margem spot, produtos de negociação de futuros em um modelo muito limpo.‎

‎Espero que nos próximos três ou quatro anos possamos ver coisas genuinamente ‎‎novas‎‎ ganharem adoção, certo? As opções estão começando a ganhar alguma tração, nada on-chain [no blockchain, a tecnologia que está por trás das criptomoedas] ainda. Eu acho que o único produto para cripto são os perpétuos [um tipo de contrato futuro] que decolaram, e em grande estilo. Estou ansioso pelo futuro, existindo alguns produtos genuinamente inovadores que decolam dentro da criptosfera.‎

‎Já vimos 6.000 criptomoedas, mas veremos mais 60.000. E se ‎‎os mercados de previsão‎‎ decolarem, veremos 100 novos mercados aparecerem todos os dias e 101 fechando todos os dias. E assim, ser capaz de construir software e construir uma empresa de trade que pode negociar dezenas de milhares, centenas de milhares de mercados diferentes, vai exigir automação. Você não pode ter tantos mercados gerenciados por pessoas, e isso vai exigir planejamento para esse futuro.

Mais importante que a descrição do que esse jovem faz — e, diga-se de passagem, seu negócio não contempla a parte mais arriscada do negócio de cripto moedas — é sua clareza e serenidade. Se não fosse revelada a sua idade, jamais poderia imaginar que fosse um jovem de 20 anos.

Não sei até que ponto se pode extrapolar esse exemplo para essa comunidade, porém fiquei surpreso e bem impressionado. Se esse for o modelo atual dessa geração, ficaram adultos muito antes do tempo — não sei qual será a perda do ponto de vista da sua juventude, mas esse modelo está de acordo com o que notamos nas startups. Bem, esse é um assunto para os psicólogos e sociólogos, mas do ponto de vista de observador, estamos presenciando uma geração precoce.

No post tem-muitos-gatos-no-telhado, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” O Ibovespa continua indo bem, como poderão observar no gráfico abaixo. Uma correção pode ter terminado, conforme destacado na elipse” ... ...” o gráfico é de curto prazo e como tanto necessita cuidado; segundo, eu acredito que essa correção pequena ainda não terminou embora tecnicamente pode ter ocorrido; por último, se esse for o caso, é necessário que ultrapasse a região destacada entre 114.00 114.800” ....



No post o-mercado-e-soberano, sugeri um trade de compra: ...” embora não apresente todos as componentes, o que já apresentado foi suficiente para arriscar uma compra na ultrapassagem de 114 mil. Vamos adotar um stoploss em 111.700” ...

Com a queda que ocorreu ontem fomos stopados, realizando uma pequena perda. Notem que eu havia frisado não existir as condições ideais, resolvi arriscar! Como fica daqui em diante? Embora eu não possa descartar totalmente o cenário de alta, a queda foi forte, colocando em xeque essa hipótese. Caso a bolsa continue a queda e ultrapasse o nível de107.520, o cenário que estou trabalhando fica eliminado.



- David, se existe uma chance de a bolsa subir, por que jogou a toalha?

Uma questão de risco x retorno. Como eu frisei quando sugeri o trade, não tinha todos os elementos para a alta, desta forma, o que pretendia arriscar era limitado. Também, não entraria num trade com um stop loss tão elevado de aproximadamente 6%.

- Qual sua previsão caso a bolsa ultrapasse seu stop loss?

Existem algumas hipóteses com diferentes graus de extensão. Neste momento, prefiro aguardar os próximos dias para ter uma definição melhor. Por enquanto, sem posições.

O SP500 fechou a 4.536, com alta de 0,37%; o USDBRL a R$ 5,5491, com queda de 0,62%; o EURUSD a 1,1650, com alta de 0,15%; e o ouro a U$ 1.781, com alta de 0,73%.

Fique ligado!

Comentários