O rebelde #SP500

 

O assunto não se trata de nenhum jovem, que como se espera na sua idade, apresenta momentos de rebeldia, nem tampouco o título de um filme.

O ouro pode ser classificado como rebelde. Parece à primeira vista bizarro a forma que encaro esse ativo milenar, mas é como se comporta a não atender a expectativa de quem o detém.

Se for feita uma pesquisa como investidores e economistas envolvidos no mercado financeiro, sobre qual a principal característica do metal sou capaz de apostar pagando prêmio que a resposta seria: seguro contra a inflação. Mas é na maior parte das vezes enganosa como mostra o gráfico com dados desde 1927 elaborado pela Goldman Sachs.

Isso vem ocorrendo recentemente. Depois da alta ocorrida em março onde atingiu U$ 2.063, quando o receio da inflação americana se tornou realidade, desde então, os dados de inflação têm vindo ruins ou até piores e a cotação do ouro caiu. Jared Dillian publicou na Bloomberg artigo pontuando seu comportamento estranho, porém com argumentos que sustem sua manutenção no portfólio.

Quando eu fui para a faculdade de administração na Universidade de São Francisco, nossa classe foi instruída a construir um portfólio com 10 ações que tinham a melhor relação de recompensa para risco, ou seja, o maior indicie de Sharpe 1. Escolhi a empresa de mineração de ouro Placer Dome como uma das minhas ações. Na época, a Placer Dome (que já foi adquirida) teve uma leve correlação negativa com o resto do mercado, o que significa que, somando-se, eu estava reduzindo o risco global na carteira. Meu professor ficou impressionado, mas ele não estaria agora.‎

1 Índice de Sharpe é um indicador muito usado no mercado financeiro que mede quanto um investimento está rendendo em relação a uma taxa livre de risco, como o CDI, por exemplo. Além de retorno, ele também leva em conta o risco (ou volatilidade) da aplicação, permitindo combinar ambos os conceitos em um único número.

Se você tem prestado atenção aos preços das ações de mineração de ouro e ouro nas últimas semanas, provavelmente notou que elas sobem quando o mercado de ações sobe, e elas descem quando o mercado de ações cai, limitando a utilidade do ouro como hedge. Não é a primeira vez que isso acontece. O ouro caiu forte durante os primeiros dias da pandemia em março de 2020 com a teoria de que os investidores venderiam seus ativos ganhadores, que incluíam ouro, para pagar seus ativos perdedores. Por alguma razão, as propriedades redutoras de risco do ouro praticamente desapareceram.‎

No ano passado, eu escrevi que os investidores devem pensar sobre um ativo ‎ ‎contribuição para o risco da carteira‎‎, em vez do risco de um ativo isoladamente. E essa tinha sido a principal razão para segurar o ouro, independentemente de você achar que seu preço vai subir ou descer. Mas ultimamente, o ouro está aumentando a volatilidade do portfólio, e ele só cai o tempo todo, não importa o que mais esteja acontecendo nos mercados. No interesse da divulgação completa, tenho mantido o ouro continuamente desde 2005, na ideia de que, no contexto de uma política monetária muito frouxa e de uma deriva de esquerda no ambiente político, esse metal precioso superaria as ações em uma base de longo prazo. Acabou sendo ruim.‎

‎Com o risco de afirmar o óbvio, as taxas de inflação são muito altas e o desempenho do ouro tem sido terrível. Há uma série de teorias para isso, e nenhuma delas é boa. Muitas pessoas inteligentes e muito racionais acreditam que o preço do ouro é manipulado. Por um tempo, parecia que o preço do ouro caia cerca de US $ 10 a US $ 15 todos os dias às 8:30 da manhã. Que outra explicação poderia haver para esses movimentos incomuns e o baixo desempenho do ouro?‎

‎Eu tenho alguns. O mais óbvio é que vendendo ouro a descoberto tem funcionado tão bem por tanto tempo que as pessoas reflexivamente continuam fazendo isso. Negócios rentáveis atraem imitadores. A venda a descoberta para o ouro ocorre no mercado futuro, que é excepcionalmente líquido, permitindo a venda de alguns anos de produção de minas em um único negócio. Meu palpite é que há fundos de hedge macro muito grandes que rotineiramente vendem ouro, juntamente com mais alguns gestores de ativos artesanais. Mas eu não conheço ninguém que está vendendo ouro, porém isso é um pouco como‎‎ a citação de Pauline Kael ‎‎sobre como ela não conhecia ninguém que votou em Richard Nixon.

‎O que as pessoas tendem a entender mal sobre o ouro é que é uma troca de "fé", não muito diferente do Bitcoin. Há toda um grupo de investidores que nunca venderão ouro, não importa o quão baixo ele pode estar, o que explica parcialmente por que, embora não tenha tido um bom desempenho durante um período de inflação alta, também não caiu muito.

‎Uma boa razão para segurar o ouro seria pela cobertura contra coisas muito ruins acontecendo. Durante a queda da bolsa de valores de 1987, o ouro saltou cerca de 10% para US $ 500 ao longo de um par de meses, bem como nas semanas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Mas as atitudes em relação ao ouro mudaram nos últimos 20 anos. Ele não comanda mais o status como um paraíso sólido. Na quinta-feira, durante o pior dia nos mercados em mais de dois anos, quando tudo estava em baixa, o ouro também estava.‎

‎É começar a acreditar que a fé é a única razão para possuir ouro, todos sabem que a fé não é uma estratégia.‎

O teor deste artigo parece de lamentação pela orientação dada por esse analista a seus leitores. Suas justificativas não são convincentes. Se apoiar que um grupo de fundos vende ouro e por isso o ativo não sobe não me parece razoável. Acredito que uma justificativa plausível é que a Rússia teve que se desfazer de parte de seu estoque para cumprir com suas obrigações. Mesmo assim se tivesse demanda solida teria subido.

A verdade é que muitos investidores aprenderam que para ter ganhos é necessário que seu preço suba sempre, pois não paga dividendos como as ações. Outro fator contra seria a atitude do Fed de enfrentar a alta da inflação e ainda conta com a credibilidade do mercado.

- David, você nunca mais vai comprar ouro?

Nunca mais não existe para nada. Sim vou comprar ouro quando a análise técnica me indicar nessa direção, mas não caio na ideia que é um hedge contra a inflação ou riscos políticos, isso só irá acontecer em casos extremos, o que antes ocorria em qualquer uma dessas situações, essa é a grande mudança em meu ponto de vista. O ouro virou rebelde, e como todo rebelde tem que ter habilidade em tratar!

No post in-god-we-trust-3.0, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: … “Ontem a bolsa atingiu a mínima de 4.062 deixando a hipótese descrita acima com provável. Posso jurar de pés juntos que o SP500 vai cair até o nível citado acima de 3.600? Não posso, e o motivo que vocês já estão cansados de saber são as correções” ...


Todo dia a bolsa americana cai, isso vem ocorrendo nas últimas 6 semanas criando a sensação que nunca mais vai parar, o que levaria muitas pessoas a liquidar suas posições.

Segundo Howard Marks, sócio e fundador da Oaktree Managment maior empresa de Private Equity do mundo:

“Nos bons tempos, o ceticismo significa reconhecer as coisas que são boas demais para ser verdade; isso é algo que todo mundo sabe. Mas em tempos ruins, requer sentir quando as coisas estão ruins demais para ser verdade. As pessoas têm dificuldade em fazer isso.

As coisas que aterrorizam outras pessoas provavelmente o aterrorizarão também, mas para ser bem-sucedido um investidor precisa ser forte. Afinal, na maioria das vezes o mundo não acaba, e se você investir quando todo mundo acha que vai acabar, pode conseguir algumas pechinchas.”


Tudo isso é muito inspirador, e pode dar vontade de abrir o peito e comprar, mas posso garantir que essa valentia dura pouco se o mercado continuar caindo. No caso do Mosca são as 5 ondas para cima, sem que isso ocorra tudo mais é torcida.

A baixa pode ter terminado? Sim. Ela terminou? Não sei, por enquanto não existe 5 ondas para cima.

Até prova em contrário meu cenário ainda é de baixa conforme o gráfico abaixo. Porém, não descarto a possibilidade de uma reversão antes disso razão pela qual não venho me posicionando.


- David a bolsa vem caindo todos os dias e tem analista achando que ainda vai cair muito mais, por que você acredita que vai subir, ou em outras palavras ainda é altista?

Essa é uma pergunta de quem está atento. Antes de mais nada é importante frisar que minhas premissas se baseiam na teoria de Elliot Wave, e embora os leitores e você saiba, e nela que vai surgir minha resposta. Vejam o gráfico a seguir:


Os movimentos desde a máxima do final de 2021 se deu em 3 ondas. Incialmente com as marcadas em a,b,c que completaram a onda I, depois as ondas II e III. Enquanto não ocorrer um movimento de 5 ondas para baixo, só posso associar tudo como correção, e sendo assim, o movimento que prevalecia antes dessa queda não acabou. É isso aí!

O SP500 fechou a 4.001, com alta de 0,25%; o USDBRL a R$ 5,1349, com queda de 0,51%; o EURUSD a 1,0528, com queda de 0,28%; e o ouro a U$ 1.838, com queda de0,82%.

Fique ligado!

Comentários