Uma queda após a outra #bitcoin #ibovespa

 

Ontem foi um dia terrível para as criptomoedas, que já estavam se acostumando a ter uma volatilidade menor que a das bolsas. Mais uma bolsa de criptomoedas sucumbiu — a FTX, cujo CEO, Sam Bankman-Fried, um jovem de 30 anos, se dispôs a salvar outros companheiros, como na compra do Twitter por Elon Musk disponibilizando U$ 5 bilhões em abril. Com uma formação acadêmica no renomado MIT, onde recebeu sua graduação em física, tinha um patrimônio que chegou a U$ 10,5 bilhões, mas deve ter declinado 99,99% com o que ocorreu ontem (segundo o Wikipedia). John Authers, meu analista preferido, comentou na Bloomberg.

Foi um dia e tanto na criptolândia, com o maior jogador em cripto concordando em comprar outro grande jogador. Isso é realmente muito contrário à visão fundadora de uma indústria amada pelos anarco-capitalistas.

O conto segue da seguinte forma: o fundador da Binance e bilionário Changpeng "CZ" Zhao tomou a decisão de assumir FTX.com, de propriedade do bilionário Sam Bankman-Fried, que também é um ex-discípulo de Zhao. Em um tweet na terça-feira, Zhao disse que "a FTX pediu nossa ajuda. Há uma crise de liquidez significativa.” Isso foi apenas algumas horas depois que Bankman-Fried tuitou: "FTX está bem. Os ativos estão bem."

O acordo seguiu uma briga pública entre os dois, que repercutiu no Twitter para milhões de seus seguidores e outros testemunharem. Zhao havia dito que as finanças da FTX estavam em apuros, causando um êxodo de usuários para fugir dessa bolsa de três anos de idade, embora Bankman-Fried garantisse que não era o caso. Se você acha que isso soa menos como a vanguarda das finanças modernas e algo mais parecido com o Velho Oeste, você provavelmente está certo. Os repórteres da Bloomberg News Yueqi Yang e Olga Kharif escreveram:

Tais movimentos seriam proibidos em Wall Street, mas não são incomuns neste canto barra-pesada das finanças, que permanece em grande parte desprovido de regulamentação cerca de uma década após sua fundação. Ironicamente, foi Bankman-Fried que estava pressionando por uma maior regulamentação, algo a que Zhao se opôs em grande parte.

É importante notar que o acordo não é vinculativo, o que significa que ele pode desmoronar facilmente durante a due diligence. E será necessário que haja muita due diligence para um acordo que seria um dos eventos mais significativos que a indústria já viu em seus cerca de 14 anos de história.

A notícia surpreendeu os investidores tanto em criptomoedas quanto em espaços financeiros mais tradicionais, com o preço do Bitcoin caindo para o menor patamar desde novembro de 2020, e o Ether, a segunda maior moeda digital, caindo para o menor nível desde julho de 2022, à medida que cresciam as especulações de que o negócio revelava problemas subjacentes no mercado. O desenvolvimento também quebrou meses de negociação tranquila desde junho, em que o Bitcoin, altamente volátil, parecia ter se estabelecido em torno do nível de US $ 20.000. Agora, o drama está de volta:

Quase todas as moedas digitais foram atingidas, incluindo Polkadot e Avalanche, cada uma caindo mais de 14%, e Solana e Dogecoin, vendo movimentos maiores em quase 30% em um ponto. (A bloomberg news estima que Bankman-Fried perdeu 94% de seu patrimônio líquido em um dia.) FTT, o token utilitário da FTX, caiu mais de 75%. Mas é a maneira como o Bitcoin caiu, em um ponto abaixo de sua mínima de junho, que poderia ter o maior impacto:



Para onde vamos agora? O futuro dos ativos cripto parece sombrio. Os riscos de contágio se espalhando para outras classes de ativos parecem ser limitados neste momento, no entanto. Michael Purves, fundador da Tallbacken Capital Advisors, agora espera que o Bitcoin caia para US $ 15.000 até o final da semana. Mesmo assim, ele acha que a queda da criptomoeda deve ser vista como um sintoma dos esforços do Federal Reserve em furar as bolhas de ativos geradas pela era das taxas de juros ultrabaixas:

Neste ponto do ciclo, eu só acho que a deflação de bolha do Fed foi em grande parte executada, e então estamos agora em uma condição específica mais apropriada para as classes de ativos.

Certamente, o fato de que os mercados de ações e títulos subiram durante o dia sugere que os traders não viam isso como um evento sistêmico, ou pelo menos não sério o suficiente para mudar suas opiniões sobre as eleições de meio de mandato, a inflação e o conflito na Ucrânia. Isso pode mudar?

Matt Maley, estrategista-chefe de mercado da Miller Tabak + Co., disse que simplesmente não havia liquidez suficiente no mercado de criptomoedas para lidar com todas as vendas se de fato uma "corrida" acontecesse — o que implica o risco de maiores perdas. Relembre a venda maciça em criptomoedas em maio, que viu o preço do Bitcoin cair 36% em uma semana. Essas coisas não acontecem a menos que haja falta de liquidez. Maley notou, no entanto, que o contágio ainda pode acontecer se os investidores de criptomoedas procurarem vender outros ativos para levantar dinheiro. O destino da FTX também pode ter um efeito sobre seus maiores investidores, mas eles tendem a ser o tipo de instituições enormes e diversificadas que podem suportar a aposta ruim ocasional.

Para Peter Tchir, chefe de macroestratégia da Academy Securities, os riscos estão contidos, especialmente em comparação com seis meses atrás, porque há menos pessoas "experimentando" com cripto (e, portanto, talvez mais propensos a sair com pressa), e o setor tem crescido menos correlacionado com outros mercados, andando de lado desde junho em meio à volatilidade selvagem em outros lugares.

O que isso significa para o futuro das criptomoedas? Bem, 2022 já havia sido um ano ruim para as moedas digitais, pois o otimismo evaporava no espaço. Tanto o aperto da política monetária quanto alguns colapsos espetaculares alimentaram o processo. Agora, os traders estão testemunhando uma consolidação e uma concentração de poder que nunca foi prevista, cujos efeitos ainda estão para ser vistos. No entanto, sinais contínuos de que as criptomoedas não estão fazendo jus às suas expectativas não podem ser bons. Para Frank Cappelleri, fundador da CappThesis, mais más notícias são apenas, bem, más notícias.

Dada a tendência de baixa consistente no Bitcoin (e outros), as 'novas' más notícias claramente não são favoráveis. Esta é apenas mais uma razão para os potenciais compradores serem desencorajados. E os traders consistentemente decepcionados eventualmente vão parar de comprar nas “oportunidades” das quedas, o que poderia então piorar a venda.

O incidente também demonstra a importância de instituições duradouras e confiáveis para os mercados. Qualquer classe de ativos precisa de algumas regras claras e algum tipo de árbitro que realmente as imponha, ou eventualmente as pessoas vão ficar longe. As criptomoedas deveriam injetar a segurança necessária em cada transação e evitar a necessidade de instituições confiáveis — mas à medida que a classe de ativos amadurece, isso está ficando cada vez mais difícil de sustentar. Sylvia Jablonski, diretora de investimentos da Defiance ETFs, explica por que essa mudança está trazendo aos investidores um tipo diferente de ansiedade:

Antes de hoje, FTX era o JPMorgan dos bancos, no mundo cripto... Embora tenha havido várias falências no espaço cripto, esta bateu particularmente forte. A questão é que há agora esse alto nível de incerteza sobre o próprio sistema. A longo prazo, acho que os investidores que estão otimistas com a criptografia e o valor da tecnologia blockchain continuarão a se apegar aos ativos, ou mesmo coletarão exposição adicional de criptomoedas à medida que os preços caíram, mas a falta de visibilidade em torno desses recentes colapsos por parte dos principais players do espaço não é de bom agouro para a confiança dos investidores.

Por enquanto, a cripto está se consolidando nas mãos de algumas pessoas muito ricas. Nisso, está seguindo o caminho estabelecido pela introdução nos anos após a introdução da World Wide Web no início dos anos 1990. Essa inovação geracional inicialmente prometeu democratizar a informação, e foi recebida com uma profusão de diferentes provedores. Hoje, embora tenha servido a esse propósito em certa medida, a web e os lucros que ajuda a produzir são amplamente controlados por algumas empresas como o Google, Meta Platforms Inc., e Amazon.com Inc. da Alphabet Inc. Como a internet antes dela, a criptomoeda está se institucionalizando, e tornando algumas pessoas muito ricas.

Embora algumas pessoas questionadas no artigo tenham uma visão ainda positiva, queria ressaltar uma condição absolutamente necessária para que as cripto possam subir de valor: a existência de cada vez mais adeptos. Entretanto, o que se nota é o contrário, cada vez mais o público vai perdendo confiança. Se é verdade que grande parte do estoque está nas mãos de algumas pessoas ricas, a não ser que essas pessoas gostem de rasgar dinheiro — o que não parece ser o seu histórico —, se o remanescente de indivíduos resolve continuar saindo, e esse ricos não comprarem mais, as cripto deveriam continuar caindo. Exatamente o inverso do que é necessário.

A bitcoin mostrava algum tempo atrás uma elevada correlação com a bolsa de valores, especificamente com a nasdaq100. Sempre fui cético sobre essa correlação. No post --- bitcoin revela sua identidade ---, descrevi os motivos para inexistência de tal. Veja como se situa esse indicador atualmente e, caso utilizarmos essa relação, o modelo expressa um número negativo, pequeno é verdade (ou seja, inversamente correlacionado). Sem observar a reta traçada, nota-se a maior parte dos pontos está muito mais para zero que qualquer outra coisa.


 Sem mais delongas, vamos aos gráficos. No post bitcoin-virou-renda-fixa fiz os seguintes comentários sobre o bitcoin:  ...” Tudo indica que o nível mínimo atingido em junho de U$ 17.581 está bem próximo. O que deve ocorrer se cair abaixo desse ponto? Para manter ainda um viés de alta de longo prazo, o próximo nível estaria compreendido entre U$ 14.485/U$ 13.659. Houston, we have a problem — pois o nível inferior vai transgredir o ponto crucial de U$ 13.895, e se isso acontecer, bastando ficar U$ 0,01abaixo, fica abortado o cenário de alta” ...

Ontem em um determinado momento a bitcoin chegou abaixou do nível citado acima com a mínima a U$ 17.000. Nesse momento está “namorando” próxima da mínima, mas que acredito será rompida. No gráfico a seguir estão o que considero provável daqui em diante, onde atingindo um patamar de U$ 12.000/U$ 10.900, uma recuperação é esperada.


No post fake-fed fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “ Para dizer a verdade, a extensão da queda preocupa, mas ainda não posso eliminar a opção de alta até que o intervalo apontado no retângulo 110,7 mil/ 108.7 mil seja rompido” ...

Com a vitória do Lula a bolsa foi próxima à máxima de 120 mil, porém acabou recuando levemente deixando aberto a possibilidade de ter terminado ou não a correção. Vou continuar com a hipótese de alta até prova em contrário mencionado no gráfico a seguir.


Minha preferência é para que essa correção termine ao redor de 111k/110k para em seguida ganhar força num novo movimento de alta. Por outro lado, se a correção não atingir esse nível e ultrapassar 120.752 a alta esperada estará em curso, e por último, caso o nível inferior de 106.244 seja rompido vou ter que rever minha hipótese.

Minha tentativa de sugestão de compra deveria estar na primeira hipótese, que será mais bem calculada à medida que o mercado rume para lá.

O SP500 fechou a 3.748, com queda de 2,08%; o USDBRL a R$ 5,1997, com alta de 1,08%; o EURUSD a 1,0008, com queda de 0,63%; e o ouro a U$ 1.705, com queda de 0,43%.

Fique ligado!

Comentários