Peru ou frango? + Mapa da mina II



Sera que o peru tão esperado do dia de Ação de Graças passou do ponto?
Fazendo um paralelo com o consumo dos americanos com certeza passou. A ação do FED com os inúmeros QE, compras de ativos, e a inundação de U$ pelo" helicóptero do Bernanke"" tambem passou.
Se incluirmos a Europa nem se fala não teria espaço para escrever. Vou assumir sem muita explicação "torrou" o coitadinho.
E os Chineses Hummm.... será que eles passaram do ponto ou o peru ainda nem começou a assar?
E no Brasil? bem o real passou do ponto mas não adianta colocar a culpa nos juros e mais justo nas despesas do governo.
E o Mundo ao invés de estar saboreando o delicioso peru esta levando uma serie de "frangos" e não parece ter mais cartas na manga.

Hoje não teve pregão em NY e o real fechou a 1,89 com alta de 1,23% o euro a 1,3333 sem variação.
Não vou sugerir um trade mas para quem é agressivo vale arriscar uma compra do real a R$ 1,90 com um stop curto a R$ 1,95. Olha não pirei, não fiquei louco nem mudei o cenário é só um trade especulativo com um bom risco retorno.

MAPA DA MINA II



EURO


Como ja comentei o euro esta numa correção desde 2007, e nestas situações existem duas forças agindo em sentido contrários, a de longo prazo "puxa" para cima e a de curto prazo para baixo razão pela qual o movimento não tem característica direcional. Acredito que ainda vai demorar de 1 a 3 anos para terminar.
E ainda para complicar, observando o gráfico, não da para afirmar que o movimento intermediário terminou ( em lilas).

- David chega de explicações vamos aos números!
Eu entendo sua ansiedade mas não mando no mercado portanto você deve saber como vejo o caminho, e se ele é uma linha reta ou tortuoso.
Eu vislumbro dois cenários no medio prazo:

1) Movimento Intermediário não terminou ( 25%)
Veja os círculos em vermelho se atingir a região 1 por volta de 1,40 vamos arriscar uma venda. Se atingir a região 2 vamos ficar neutro pois ultrapassando 1,49 vai merecer uma nova analise.

2) Estamos completando o primeiro movimento de queda (75%)
Primeiro objetivo circulo em verde região 1 entre 1,32 - 1,30 e se romper caminhamos para o circulo 2 um pouco mais amplo entre 1,18 a 1,11.

- David não arriscaria uma venda uma vez que a chance de cair é de 75%?
Não, considerado um mal risco retorno pois : a) é um movimento de correção e por conseqüência relativamentre incerto; b) Se parar no circulo 1 em verde o retorno é pequeno e se ao contrario subir ate o circulo1em vermelho podemos perder bem.
Tivemos azar na venda que fizemos no inicio do mês. Paciência!

OURO

Veja o gráfico abaixo de longo prazo (eixo vertical escala logarítmica). Da para ser negativo?


- Opa agora te peguei você não vem dando sinais que o ouro é para baixo?
Vamos relembrar um dos conceitos básicos : O compromisso é com o bolso! 
O que venho prevendo é que o ouro entraria num período de correção mas por enquanto NÃO posso afirmar que este mercado já atingiu o topo.
Muito bem vamos aos números



O gráfico acima enfoca um período mais curto e com o eixo vertical também em escala logarítmica. 
O circulo 1 seria o target no curto prazo entre U$1.500 e U$1.550 se ultrapassar o novo objetivo passa a ser a região entre U$ 1.300 e U$ 1.200.

-Tenho duas perguntas: a) Se atingir U$ 1.200 e continuar caindo o que significa? ; b) E se passar a máxima de U$ 1.900?
No caso a) começo a desconfiar que o topo já aconteceu mas não posso afirmar; b) Esta correção de U$ 1.900 a U$1.600 foi uma "mini-correção" e o processo de alta continua.

- David aqui você não deu probabilidade?
Sabe porque? os dados técnicos de longo prazo são de alta e nestes níveis eu não sou comprador, pelo menos por enquanto. O risco retorno não é atrativo.

Fique ligado!





Comentários