Será que a Grécia fica no euro?

- David, espera aí, a vitória do Santos te enlouqueceu?
Depois de um sofrimento incrível o Santos continua na Libertadores, jogar contra os argentinos, em especial a equipe do Vélez que tem um sistema defensivo fantástico, não é nada agradável. Mas eu sei o que te deixou surpreso, como eu posso ficar em dúvida sobre um assunto que tenho sido tão enfático? Pois bem, eu li um artigo publicado por Niall Ferguson publicado no Sunday Times que me fez coçar a cabeça, vejamos seus principais pontos, antes disso só para introduzir, o autor é PHD e professor de história na Universidade de Harvard.

Ela inicia dizendo que foi um acirrado opositor da moeda única há 10 anos na sua criação, e que iria sofrer uma crise pela falta de integração fiscal. Eu não sou federalista, mas os custos da moeda única se desintegrar é tão elevado e teria um impacto em tantas pessoas, que a única coisa responsável a fazer é discutir uma Europa Federal.
Ele argumenta que é uma ilusão "chutar" a Grécia sem desencadear um verdadeiro pesadelo de contágio através dos sistemas bancários dos países periféricos, ou em outras palavras, desencadearia uma situação semelhante ao evento Lehman Brothers, e se todos acreditam nisso e já sabem as consequências, a chance de acontecer diminui. É possível  que o "jogo" entre Berlim e Atenas termine numa grande colisão, mas minha sensação é que existe a vontade de desviar o carro no último minuto, os gregos, porque eles veem o custo de saída catastrófico para eles,  e os alemães porque  percebem que uma crise bancária seria altamente desestabilizadora para toda zona do euro, inclusive a Alemanha. 
Estou anexando o link caso queria continuar a leitura, é bem interessante One Nation (under Germany).

Vamos analisar alguns dados, abaixo o PIB da zona do euro, destaquei o da Alemanha e da Grécia.

Em seguida a dívida total desta região destacando a Grécia e Alemanha.

Do ponto de vista absoluto a Grécia não é problema nenhum para a Alemanha, seu PIB é 10% do Alemão e sua dívida é desta magnitude. Aprendi na minha vida que, se uma ação é ruim para todo mundo ela não acontece, então se uma saída da Grécia for percebida como algo ruim para todos, e especialmente para a Alemanha, por que aconteceria? Se isto é verdade, agora basta achar uma saída honrosa, onde ninguém sai com a impressão de perdedor. Na opinião de Ferguson, seria uma Europa Federalista com a Alemanha a frente, como isso iria funcionar, não tenho a menor ideia. 
Honestamente, me fez pensar!

Tecnicamente parece que o euro está formando um "botton", não acredito que a moeda única vai fazer as mínimas que todo mundo está esperando neste momento, só mais adiante. Vender o euro agora nem "a pau"! Acho esta moeda um bom investimento? Não, mas o compromisso é com o bolso, e se eu me envolver numa compra e precisar cantar a Marselhesa, com gusto! ahahahah......   

O SP500 fechou a 1.317 com queda de 0,22%; o real a R$ 1,9843 com baixa de 2,15%; o euro a 1,2515 com queda de 0,16%; e o ouro a U$ 1.572 com alta de 0,94%.
Fique ligado!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Comentários