84% é bastante!

Quem não lembra do filme 2001 uma odisseia no espaço? Quando a nave espacial está na missão Júpiter, em busca do destino do sinal de rádio, vemos o astronauta Frank Poole correndo em círculos, e de fato os humanos são meros passageiros/prisioneiros, pois quem controla tudo na verdade é o computador HAL 9000 com inteligência artificial.
86% das operações realizadas na bolsa de Nova York são executadas por High-frequency_trades, que tem como principais características:

  • É uma estratégia quantitativa que analisa o anúncio de dados para implementar operações.
  • As posições são mantidas por períodos muito curtos, de segundos a horas, com trades rápidos e frequentes, mais de 1000 por dia. 
  • Nenhuma posição é mantida ao término do pregão.
  • Não proporciona nenhum valor ao mercado apenas absorve capital de plataformas mais lentas de day trading.
Que tal não é o HAL disseminado em inúmeras mesas de operações, ou melhor no computador destas Instituições Financeiras? Intrigante!

- David, o que você acha que pode acontecer?
Não tenho uma opinião façamos uma analise conjunta: a) As volatilidades dos mercados em geral, caíram a níveis extremamente baixos, veja o gráfico do VIX abaixo; b) Ao usar algorítimos ao invés de seres humanos, substituímos basicamente a emoção pela razão mas não se usa o julgamento.


Enquanto não acontecer nenhum evento altamente inesperado, ou como se diz no mercado um "cisne negro",  parece que este uso tende a diminuir as oscilações extremas, ao mesmo tempo induz uma estabilidade maior que a real. Se algo extraordinário acontecer poderá induzir, ao que eu denomino, um tsunami digital onde o efeito seria devastador, nada irá funcionar como em situações normais. Por enquanto guardem este fato, e dado as incertezas que vivemos, fiquem atentos e evitem posições exóticas, para não virarem prisioneiros do HAL 9x10²²²²²²²².

- David, eu sei que você é engenheiro mas o que significa o código do seu HAL?
Desafio meus leitores a uma resposta podem usar a seção de comentários.

Hoje por ter um compromisso a tarde vou publicar mais cedo, se necessário posto no final de semana.

As 12:00 hs. o SP500 estava a 1401 sem alteração o real a R$1,8843 sem alteração o euro a 1,3253 com alta de 0,48% e a libra a 1,6231 com alta de 0,34%.
Fique ligado!

Comentários