Out of the box

Estamos presenciando nestes últimos dias uma grande movimentação do governo com o intuito de buscar soluções para a industria nacional. Da publicação de pacotes de incentivos, viagem da presidente aos USA para se lamentar dos helicópteros até a diminuição do spread nos bancos públicos e etc..., mas até agora não vi nenhuma ação para diminuir impostos, claro o problema não é este!

Soube pelos jornais de hoje que a nossa Presidente passou um recado aos banqueiros: Ou baixa o spread bancário, como fizeram os bancos estatais, ou ..... Olha eu não estou aqui para defender ninguém muito menos os banqueiros, mas existe commoditie mais commoditie que o dinheiro? Então se os juros são altos é porque ou a demanda é maior que a oferta, ou porque exitem custos (compulsórios, risco de calote e etc..) que encarecem os empréstimos, ou a taxa básica é alta. Agora se o governo através dos bancos estatais quer fazer "benevolência" com o dinheiro publico e subsidiar o credito, não dá para obrigar os bancos privados a fazer o mesmo. Se estão convencidos que os juros estão distorcidos, é só esperar que os bancos privados irão baixar sozinhos para não perder mercado.

A Rosenberg publica uma carta mensal de onde eu extrai os gráficos a seguir:


Em sentido horário, no primeiro gráfico podemos notar que a produtividade se manteve mais ou menos estável neste últimos anos, ou seja não houve contribuição desta variável na diminuição dos custos unitários; No próximo gráfico observamos a consequência da baixa produtividade e principalmente da elevação dos salários acima da inflação; O próximo é chocante, embora de curto prazo pois cobre dois anos, vê-se claramente para onde nossa industria está indo; e por ultimo, e mais importante em termos de competição com o exterior, é o custo unitário, em U$, do trabalho que subiu a bagatela de 240% nos últimos 10 anos. 
Não precisa ser um PHD em economia para prever o que vai acontecer com nossa industria se nada for feito, ou melhor, se não se enfrentar os problemas principais, os IMPOSTOS. 
Vou anexar a carta da Rosenberg do mês de abril  Carta2012_04 para vocês consultarem outros dados é excelente!

Na sexta-feira fui almoçar com alguns amigos empresários e leitores do blog. Um deles que é fabricante de produtos esportivos para a Nike comentou sua viagem para a Tailândia e Sri Lanka, onde foi conhecer seus métodos de fabricação. Assimilou algumas idéias de produção, porem quando relatou sobre a mão de obra  ficou claro a estupida diferença de custos, então vejamos: No Sri Lanka, salario de uma costureira U$180 por mês com encargos total de 10%, trabalha-se 6 dias por semana e 10 horas por dia. No Brasil nem vou perder o tempo dos leitores para fazer o calculo é mais de 10 vezes!

- David é final de semana vamos logo ao "pulo do gato".
Esta bem mas antes vou ter que contar uma passagem da minha vida profissional para dar sustentação á minha ideia. Quando estava no BFB e os juros na casa dos 30% a.a., o governo resolveu incentivar a venda de papeis prefixados, LTNs com prazo de 2 anos. Para fazer estas colocações pagavam taxas convidativas.
Os clientes por sua vez não estavam dispostos a aplicar por prazos tão longos, então nós lançamos uma operação que captava os recursos por 90 dias com garantia destes títulos, em seguida os outros bancos nos seguiram.
Alguns de nossos clientes eram "raposas", um dia a M...edes me questionou?
- Eu apliquei no Banco .B...esco e eles me pagaram 7,5% por 90 dias, vocês querem que eu invista a 6,35% ? 
Peguei minha HP, raridade na época graças a Deus, e fiz a conta, considerando os juros compostos percebi que aquele Banco estava perdendo dinheiro. O que eu poderia fazer? Meu cliente sabia bem o erro que eles estavam cometendo e não iria falar nada. Me lembrei que em alguns dias a FEBRABAM, Federação dos Bancos, estava promovendo um almoço, na data me aproximei do tesoureiro daquele Banco e disse:
- A compra destas LTN longas está dando um bom lucro, pois se pagamos x... e capitalizamos os juros... ficamos com um spread de 2%a.a.. Ou seja, de um forma sutil, expliquei o conceito de juros compostos.
Bingo no dia seguinte terminou a moleza e ai ficamos todos em pé de igualdade, alem de eu contribuir com o lucro daquele Banco!

Vocês devem estar se perguntando como isso pode resolver o problema da industria, simples basta usar o mesmo principio, ou seja como o governo não está disposto a mexer nos impostos eu sugiro que uma equipe formada pelos melhores técnicos do país viajem a : Tailândia, Vietnam, Sri Lanka e principalmente China e incentivem estes países a aumentar seus impostos. Caso seja necessário poderíamos enviar equipes para implementar, afinal temos vasta experiência. Para acelerar já deixamos uma lista inicial:  CSSL, IAPAS; IOF; Cofins; CPMF e a  Tributos do Brasil, depois basta colocar no Google e traduzir. Por que eles aumentariam? Para realizar todos seus projetos com falta de recursos e/ou implementar novos.

Que tal não é genial? Em pouco tempo seriamos competitivos de novo, basta convencer os Russos ou melhor os Chineses ahahahah...

Fique ligado!

Comentários