Bombeiros de plantão

As bolsas na Asia inciaram o dia com quedas generalizadas, a da China num determinado momento chegou a cair mais de 5% (gráfico abaixo), quando um comunicado do BC Chinês salvou a pátria, lá dizia que manteria as taxas de juros em níveis "razoáveis" e as forças sazonais que impulsionaram as mesmas para cima vão desaparecer gradualmente. A partir daí, o índice retornou aos níveis de abertura.

O JP Morgan realizou um estudo para identificar o motivo desta alta, sem entrar no detalhe do mesmo, o fato é que o sistema bancário arrumou um "jeitinho" para burlar as regras impostas pelas autoridades monetárias, que a partir de junho foram fechadas. Se este é um motivo plausível, as condições de liquidez foram alteradas significantemente, principalmente para os bancos menores, que culminou com a explosão das taxas de curto prazo, criando este squeeze temporário.

Na Europa um membro do ECB, Benoit Couere, afirmou que as condições monetárias continuaram folgadas e medidas não ortodoxas permanecerão enquanto forem necessárias, uma vez que a região luta para sair de sua mais longa recessão, ou seja, usarão tantos helicópteros quanto necessários. Com tudo isso os mercados na Europa abriram mais calmos. Do lado do FED dois membros descartaram a iminência de uma retirada dos estímulos. Tecnicamente os mercados estão "super vendidos" é isto pode ser um elemento que pode tranquilizar no curto prazo.

Localmente a Presidenta realizou uma reunião com os 27 Governadores e uma de suas propostas é de um Plebiscito para reforma política, que já está sendo contestada legalmente. Outro movimento que se nota é o cancelamento de elevações nos preços públicos, como por exemplo nosso Governador Geraldo Alckmin que cancelou o aumento do pedágio. Nitidamente os governantes estão com receio de novas manifestações, mas este tipo de atitude tem uma contra partida muito negativa, que é o desestímulo para novos investimentos em infraestrutura, que tanto precisamos. Que fase!

No post emissão-digital tracei alguns pontos que poderiam alertar sobre uma queda mais forte do SP500, estes pontos foram penetrados ontem como pode-se observar no gráfico.

- David, finalmente a onda C começou?
Pode ser, mas eu não aposto ainda por 2 motivos: a) O movimento desta queda não tem um "perfil" característico desta onda; b) É necessário uma penetração mais profunda do que a que ocorreu, ou seja, não sou vendedor ainda.

Outro dia me deparei com um gráfico interessante onde foram apontados todas as demissões nas Instituições Financeiras desde a crise de 2009. Eu escrevi um post está-na-hora-de-procurar-outra-vaca, no final de 2011, um dos mais lidos no mosca, onde projeto que o boom da área financeira já passou, veja a seguir.


 Parece que os empregos nos bancos atravessam períodos de vacas magras!

O SP500 fechou a 1.588, com alta de 0,95%; o real a R$ 2,2137, com queda de 0,70%; o euro a 1,3084, com queda de 0,30% e o ouro a US$ 1.276, com queda de 0,47%.
Fique ligado!

Comentários