Os homens são de marte e as mulheres são de business

Os homens são de marte e as mulheres são de vénus é um livro que fez bastante sucesso há um tempo atrás. Ele trata da psique do homem e da mulher em geral, e foi escrito por um canadense, John Grey. Além das diferenças de sexo, há muitas variações visíveis e invisíveis na maneira como os homens e mulheres pensam e se comportam. Mas além do relacionamento na vida pessoal, cada vez mais, a mulher está presente em atividades profissionais, que no passado eram ocupados por homens.

Tenho que confessar que, durante minha vida profissional, existia sim preconceito com as mulheres, era raro ver uma num posto de destaque, eu por exemplo, nunca tive uma chefe mulher. Entretanto tive gratas surpresas de colaboradoras do sexo feminino, e é bom ressaltar que eram pelas suas qualidades na "jurídica"! Hahahah....

Quando eu trabalhava na Planibanc, era responsável pela área de Renda Fixa. Nós dependíamos dos bancos para financiar a carteira de títulos privados, a ideia era simples, comprava-se um CDB e para cobrir a conta, tomava recursos emprestados lastreados nestes títulos, isto era feito diariamente

A responsável pelos operadores era uma mulher de muita competência e fibra. Um certo dia, ao passar pela mesa de operações, ela estava muito nervosa, e em voz alta dizia ao telefone:
- Com quem você pensa que está falando! Aqui é da Planibanc!
É natural que quem estava do outro lado sabia que era da Planibanc, ela estava enfatizando que nós éramos fu#$@os!
Fiquei intrigado e pedi um minuto, estava curioso em saber qual era o Banco. Ela me respondeu:
- Chase Manhattan Bank.
Quase tive um ataque, aguardei ela terminar sua conversa, elogiei sua atitude de proteger a empresa, porém expliquei que o Chase era o 2º maior Banco dos USA!

Mas o motivo do post de hoje é mais intrigante, um relatório elaborado pelo Credit Suisse, reportou que entre todas as companhias do mundo, com um valor de mercado superior a US$ 10 bilhões e com pelo menos uma mulher no board de diretores, tiveram uma performance 26% superior, quando comparadas as companhias que não têm nenhuma mulher.


Para os machistas, não tem o que ponderar, pois o período é longo o suficiente, além de compreender empresas de todo o mundo. Ao se fazer uma separação por região, o resultado se confirma na Ásia, Europa e USA, sendo que, na Ásia o diferencial é ainda maior 55%! Vocês devem estar se perguntando, qual seria o motivo? Logicamente o estudo feito não tem esta resposta. Maior diversidade? Melhor conhecimento do público feminino como consumidor? Difícil responder, mas que fez diferença, fez!

Fica um alerta para os Presidentes de companhias que não aceitam mulheres na direção de suas empresas, se vocês querem aumentar o seu bônus, acho melhor procurar alguns executivos do sexo feminino. Depois prepararem-se para os dias que elas estarão de TPM, vale a pena! Hahahahah ....

Confesso que nestes últimos dias tem sido difícil assistir a valorização do dólar e não ter participado desta festa. E não só contra o real, mas contra todas as moedas. Pode ser que eu quis ser muito "pão duro", e acreditei que estava faltando ainda mais uma queda. A única coisa que me consola, é que eu não coloquei dinheiro em risco nesta ideia, e o motivo foi que, minha visão de médio prazo é de alta do dólar. In god we trust! Lembram?

Não vou comentar sobre o real hoje, no final de semana farei uma análise mais fria. Em todo caso, está próximo do nível de R$ 2,45 e vamos saber logo, logo, se rompe ou não. O mercado que está um pouco intrigante é o de juros de 10 anos. No post what-f#@k fiz o seguinte comentário: ...Eu poderia declarar encerrado este call do mosca, que diga-se de passagem foi contrário a da maioria do mercado. Porém, não parece ser o que os gráficos mostram, ainda continuo com os objetivos acima de 2,20% e 2,00%, até segunda ordem. Para quem continua com esta aposta, colocaria um stoploss a 2,70%...

Ao contrário dos movimentos vistos nos mercados de câmbios, onde o dólar vem atingindo novas altas quase que diariamente, neste caso, os juros tentaram romper a linha de resistência e recuaram, eu destaquei em azul no gráfico. 

- David, estes ativos são "amiguinhos", tem que andar de mãos dadas? Hahahah....
Ainda bem que você está de bom humor, eu não estou muito. O principal argumento para estes movimentos, alta do dólar e dos juros, é que como me disse um grande administrador de fundos: " Se os USA não está indo tão bem, está muito melhor que a Europa e Japão", assim os juros tinham que estar de mãos dadas com o resto.

Bem, vamos dar um tempo, existem outras explicações. Não vou me alongar, pois pode ser mais um caso "tipo" Nietzsche! Hahahah ...Na minha recomendação acima, tinha fixado um stoploss a 2,70%. Se os juros reverterem, e começarem a subir de novo ultrapassando este nível, tudo ficará mais lógico. Caso contrário, o dólar vai teria que recuar. 

O SP500 fechou a 1.982, com alta de 0,86%; o USDBRL a R$ ,4155, com baixa de 0,50%; o EURUSD a 1,2683, com baixa de 0,52%; e o ouro a US$ 1.217, com baixa de 0,41%.
Fique ligado!

Comentários