Dilma: A melhor opção para o momento

- David, pode-se explicar!
Antes que vocês achem que eu estou delirando, peço para quem ainda está inconformado com a derrota do Aécio, que leia sem viés, o post de hoje.

Sou grato a uma grande lição que aprendi na minha vida profissional, ser pragmático, nem sempre consigo, mas tento. Eu pergunto a vocês, quem é capaz de governar um país tão divido como o Brasil está? A esperança de qualquer candidato é wishfull thinking! Nem o PT vai conseguir e nem o PSDB conseguiria. É verdade que, caso fosse esse último, suas chances seriam melhores.

Vou usar a nomenclatura que criei no post os-filhinhos-do-governo, para classificar os eleitores. O PT ficou com os "beneficiários", este grupo de nada vai ajudar nos projetos que eles se propuseram, assim dependem totalmente dos "pensadores" no quesito investimentos. Outro fator importante que o PT perdeu totalmente nestas eleições é a credibilidade, e credibilidade se conquista e não se impõe. Quanto a equipe para comandar o país, tenho certeza que no íntimo a Dilma adoraria ter o Armínio Fraga como seu Ministro, conseguiria uma ilhazinha de credibilidade, mas vai ter que se contentar com um de 2º linha. Assim, no ramo de negócios vai ficar mais do mesmo, talvez menos do mesmo.

No campo político, nem pensar em reforma fiscal, apoio no Congresso e principalmente no Senado. Aproveitando, no quesito corrupção, acredito que vai diminuir muito, não porque não teriam vontade, mas ficarão com medo. Assim, dinheiro para próxima campanha, vai ter que passar o chapéu, e é no grupo dos "pensadores".

Para mim o grande vitorioso foi Aécio Neves, que entrou na eleição com 15% de intenções de voto e terminou com 50%, acho que é um caso inédito. Agora, ele tem uma enorme vantagem em relação ao PT, seus votos conquistados, estão garantidos para a próxima eleição. Só dividiria caso o PT nem vá para o segundo turno, o que não é totalmente descartável. A cada dia que passa, garanto que x eleitores dos "beneficiários" cairão no seu colo, pois a economia vai piorar. O que Aécio terá que fazer nestes quatro anos é cativar estes eleitores, não vai precisar se preocupar com os 50 milhões que votaram nele, são cativos.

Para piorar a vida da Presidenta, ela terá uma espada em sua cabeça por muito tempo, e o assunto é sobre a possibilidade de ter recebido recursos provenientes do esquema Petrobrás. Ela sabe da verdade, e nós supomos. Uma pergunta que fica no ar: Porque o doleiro Youseff faria estas acusações se não tivesse provas, arriscando sua delação premiada? Quanto mais demorado, pior para ela.

Assim Dilma, você ficou com uma missão Impossível, e diferente do seriado da televisão que acabava bem, não antevejo o mesmo final em seu caso. O Aécio escapou deste momento quase que ingovernável, e deixou esta tarefa para sua oponente. Neste momento, é melhor ser estilingue que vidraça!

Quais são os riscos? Acredito que sejam basicamente dois:
1) Uma piora no exterior - É razoável, não tenho nenhuma opinião se vai melhorar ou piorar, ao contrário, os gráficos não me deixam otimista. E se isto acontecer, a Dilma pode esquecer de usar isto como argumento, os "beneficiários" não querem nem saber.
2) Radicalização - Não tem cacife para tanto, a não ser que incitem a anarquia, o que não acredito, pois terão a esperança de que o Lula será o próximo Presidente. Eu tenho a impressão que ele será carta fora do baralho, primeiro que seu estado de saúde é delicado; segundo, eu calculo que o PT ficara sozinho no barco, pouco a pouco, seus aliados vão abandonar. Alguém falou PMDB? Assim contaria com os 25% dos votos dos fiéis em 2018, e olhe lá!

Que tal, concordam com o meu raciocínio? O que eu não falei, é que, teremos que aguentar mais quatro anos. Para quem quiser chutar o "pau da barraca", recomendo que vá estudar no exterior, tire um ano sabático, ou etc ... No curto prazo espere muita volatilidade por aqui, mas agora, com perspectivas mais otimistas.

Vou fazer um breve comentário sobre os dados publicados na última sexta-feira em relação as contas externas. O déficit no mês atingiu a elevada cifra de US$ 7,9 bilhões, acarretando num acumulado em 12 meses de US$ 83,6 bilhões (3,70% do PIB). Para financiar, destaca-se a entrada de US$ 4,2 bilhões em investimento direto, acumulando US$ 66,5 bilhões em 12 meses. Além disso, outros US$ 5,2 bilhões entraram como investimento em renda fixa.

Na composição do déficit, foi mais do mesmo, balança comercial apresentando ligeiro déficit de U$ 940 milhões; conta de serviços déficit de US$ 4,7 bilhões, onde as viagens internacionais seguem seu caminho para ser a maior pauta; e a conta de rendas com um déficit de US$ 2,4 bilhões.


A partir de hoje a Presidenta vai reencontrar a realidade e as contas externas é mais um item que não vai nada bem. Não é um desastre ainda, mas são números muito desconfortáveis. Parece lógico afirmar que o Brasil terá que pagar juros elevados por muito tempo ainda, para atrair os investidores oportunistas e serão estes que se disporão a investir por enquanto.

Eu sei que vocês gostariam que eu comentasse sobre o real hoje, mas prefiro aguardar um pouco para uma avaliação melhor. O que posso adiantar, é que com o rompimento do nível de R$ 2,52 a análise técnica apontaria um objetivo de R$ 2,70.  Mas os dados de momentum estão muito "esticados", assim vamos observar se no fechamento, se consegue manter-se acima dos R$ 2,52.

Vou ao Ibovespa que parece ter dado um sinal mais claro, no post pesquisa-conflitante-na-china, fiz os seguintes comentários: ...Fica aqui, a título de torcida, o nível de 51.000 pontos, se ele conseguir se segurar lá, pode ser uma luz, mas depois disso muita coisa precisa acontecer, Não contem com isso, como disse, é torcida!... E foi o que aconteceu hoje, abrindo abaixo de 50.000.



Eu calculo que o índice Bovespa possa atingir o nível de 40.000/42.000, nos próximos meses, uma queda nada desprezível de 20% a 25%. Para os terroristas de plantão, aviso que muito provavelmente eu vou sugerir uma compra, caso atinja estes níveis. E para complementar, somente abaixo de 30.000, pode-se abandonar a hipótese de que nossa bolsa está num mercado de baixa, até lá não dá para descartar.

Hoje eu fiz algumas assunções arrojadas e gostaria de saber a sua opinião, assim quem quiser, poste nos comentários, que eu respondo.

O SP500 fechou a 1.961, com queda de 0,15%; o USDBRL a R$ 2,5203, com alta de 1,90%; o EURUSD a 1,2702, com alta de 0,27%; e o ouro a US$ 1.227, com baixa de 0,28%.
Fique ligado!

Comentários