Vitoria da economia americana

Vocês devem devem ter esquecido que eu gosto de futebol e torço para o Santos, já que faz um bom tempo que não comento nada. Depois da derrota vergonhosa da seleção brasileira na última Copa do Mundo para a Alemanha, assistir o Brasileirão está dando sono e desgosto no meu caso. Mas comecei a assistir o Champions League, isso sim é futebol. Atualmente o Real Madrid tem um time fantástico.

Fazendo um paralelo com o futebol, a economia americana vem jogando e obtendo resultados positivos no campeonato de crescimento econômico. Ontem foi publicado o PIB revisto para o 2º trimestre. Era esperado uma revisão para baixo, porém foi revisto para cima, com uma taxa de 3,9%. Estas revisões são como se tivessem alguns lances de gol que ficaram para ser analisados, notem que podem ser a favor ou contra.

- David, eu só estou esperando para ver até onde você chega com esse raciocínio maluco!
Não gostou? É para mostrar que o importante é bola na rede, ou melhor, PIB positivo! Hahahah ....


Com exceção do 1º trimestre, a economia por lá teve resultados positivos, como ganhar por 1x0 e ir acumulando pontos. No trimestre atual, todos os componentes estavam no azul, fato raro na série histórica.

Numa análise de mais longo prazo, percebe-se uma desaceleração do crescimento, resultado do elevado grau de endividamento associado às crises que passaram neste últimos 10 anos.


No gráfico acima a linha azul é a média calculada desde 1947, a vermelha é calculada segundo uma regressão linear no mesmo período, enquanto a preta, o mesmo critério nos últimos 10 anos. Nota-se uma queda do nível no tempo. Assim fica a pergunta: A economia vai ganhar impulso a partir de agora, ou uma nova retração é esperada para os próximos trimestres? Fui buscar alguma indicação nas taxas de juros dos títulos de 10 anos. No post irritação-total, fiz os seguintes comentários com gráfico a seguir: ...Está muito difícil estabelecer qualquer prognóstico para os juros, a única coisa que pode-se afirmar, é que, o movimento apontado em rosa é uma correção. Tracei uma possibilidade factível, de uma alta até o nível de 3% a.a. Mas não aposto nada por enquanto, pois outras possibilidades de queda, são possíveis. ..
O próximo gráfico é composto de movimentos de curto prazo, desde a mínima atingida de 1,88% a.a. Notem que o movimento de recuperação foi de uma forma que se denomina de overlap, ou sobreposição.
O que intriga é, com o bom crescimento dos últimos dois trimestres, por quê os juros não subiram! E não esqueçam, estamos falando de meros 2,25% a.a. para um investimento de 10 anos, aliado ao fato que, o FED vai subir os juros.

- Opa David, tem algum inside information?
Eu disse que vão subir, mas não disse quando. Afinal, menos de zero é quase impossível nesta situação.

Tenho duas hipóteses, uma estrutural e outra cíclica: No primeiro caso, vejam a ilustração a seguir. Embora os USA manterão seus helicópteros no ar sem aumentá-los, o Japão e a Europa resolveram aproveitar esta janela de oportunidade e elevar seus programas de liquidez. E não foram pequenos.

O segundo motivo estaria mais por conta do que comentei no post vento-contra, um receio que a desaceleração dessas economias possa afetar a americana.

Para finalizar, as análises de momentum, ainda apontam queda nos juros até 2,20% - 2,15%, e depois uma alta. Mas se os juros caírem abaixo de 2,05, alguma coisa importante terá que acontecer. Não faço nenhuma aposta nestes níveis, vamos aguardar e ver se chega aos 2,14%.

O SP500 fechou a 2.072, com alta de 0,28%; o USDBRL a R$ 2,5009, com baixa de 1,13%; o EURUSD a 1,2506, com alta de 0,26%; e o ouro a US$ 1.197, com baixa de 0,26%.
Fique ligado!

Comentários