Roleta Russa

Acredito que todos conhecem este jogo, se é que pode-se chamar de jogo, roleta russa, para quem quer mais detalhes veja o link a seguir Roleta_russa. Uma bala é colocado no tambor de um revólver, gira-se, e aponta-se a arma à cabeça, estatisticamente a chance é de 1/6 da arma disparar.

Nos USA existe um limite estabelecido pelo Congresso para a dívida pública, acredito que a ideia original era interessante, pois é uma forma de colocar limites ao executivo e garantir que o país não seja levado à situações de deterioração de sua moeda. Acontece que os tempos mudaram e nos últimos anos com a enxurrada de helicópteros, a dívida pública cresceu de uma forma expressiva.

Já se sabia, há algum tempo, que neste mês este evento aconteceria, mas todos os analistas sem exceção acreditavam que nada de mais sério iria acontecer, pois na última hora os políticos chegariam a um acordo, agora estamos há algumas horas disto acontecer. Tanto os republicanos como os democratas  dizem que não querem que o Governo pare, mas não arredam pé de suas posições para que isto aconteça. Praticamente se não chegarem num acordo, já amanhã 800.000 trabalhadores federais não devem ir trabalhar, e em seguida, fechamento de parques nacionais, call centers e etc..., criando um potencial foco de desorganização.

Uma paralisação momentânea não deve afetar o pagamento da dívida do tesouro, e aquele departamento tomou medidas que garantem os compromissos até dia 17 de outubro, sem estourar o limite imposto pela lei. Sem entrar nos motivos das discussões, que é de pouco interesse dos leitores, os mercados já começaram a reagir, com as bolsas sofrendo quedas na Ásia e Europa, e os títulos do governo americano subindo de preço, ou seja, declinando as taxas de juros.

Esta situação aconteceu há 17 anos, quando uma maioria Republicana controlava o congresso e prometeram desacelerar os gastos do Governo com educação, meio ambiente e planos de saúde, porém isto conflitava com os interesses do então Presidente Bill Clinton. Naquele momento a economia americana crescia à taxas elevadas e tinha como suportar este tipo de situação, o que é muito diferente de hoje em dia.

Pela descrição dos analistas, não há motivos para preocupação, pois os políticos não tem intenção de detonar uma crise, mas no meu entender estão brincando com fogo, pois a situação pode fugir ao controle. Não sei se eles têm esta sensibilidade, mas a bala do tambor está na agulha, e depois de disparada, Inês é morta. Espero que eu esteja errado e nada de mais grave aconteça, mas como dizia um economista, um bom político calcula o valor presente suas ações futuras, seria prudente o Obama distribuir muitas HP por lá! Hahahahah.....

O mercado a ser analisado não podia deixar de ser o SP500, porque é lá que a roleta russa traria seu efeito mais perverso. No post os-pilotos-estão-eufóricos, fiz o seguinte comentário...o SP500 aguentou firme a região de 1.630, e tecnicamente, eliminou a possibilidade desta queda recente, ser um movimento de baixa mais sério, além do fato de estar próximo a sua máxima histórica de 1.709,67...Desde então, a bolsa vinha se recuperando até que o problema do limite da dívida começasse a deixar os investidores mais preocupados.

O gráfico acima tem uma visão de mais longo prazo e pode-se observar uma certa indecisão nos últimos meses apontada no círculo, do ponto de vista técnico, isto pode indicar uma exaustão da alta. Por outro lado, seria esperado que a queda só acontecesse, depois de atingir o intervalo entre 1.780/1.850, mas isto não é uma "obrigação". Agora podem anotar, com uma penetração na área indicada como pivô ( 1.600/1.550), vou ficar muito inclinado a supor que a onda C começou, e se isto acontecer, sai de baixo literalmente.

Espero que o mosca seja lido pelos políticos americanos, pois caso a bolsa comece a cair nos próximos dias, e como diz Nietzsche, que sempre precisa de um culpado, vocês já podem imaginar quem serão os eleitos.

O SP500 fechou a 1.681, com queda de 0,60%; o real a R$ 2,2173, com baixa de 1,52%; o euro a 1,3527, sem variação e o ouro a US$ 1.328, com baixa de 0,57%.
Fique ligado!

Comentários