A Grande Incógnita: China

Desde que o novo governo assumiu na China, seus esforços tem sido para incentivar o consumo interno, pois acreditam que o modelo usado nestes últimos anos, apresentam um risco importante para o crescimento Chines. Desde então, vários movimentos aconteceram naquele mercado, inicialmente, com o não pagamento de um Bond da China Credit Trust Co., em janeiro deste ano, depois foi a inesperada desvalorização do Yuan. Mas os resultados até agora não foram muito satisfatórios, pois a economia está num nível perigoso, o PIB está ao redor de 7% , e o consumo não vem crescendo como o esperado.

- David, 7% de PIB é perigoso? Faz me rir ...Ha,ha,ha!
Pois é, parece piada mas é verdade, num país com 1,3 bilhões de habitantes, onde vêm acontecendo uma migração do campo para as cidades, a criação de novos empregos todos os dias, é fundamental para que haja tranquilidade social, e o governo sabe muito bem disso.

Neste final de semana foram publicados os dados da balança comercial com um saldo muito elevado, o maior desde 2009, originado principalmente pela queda das importações.


À primeira vista esta informação parece positiva, pois poderia ser um sinal que o mundo está melhorando, porém como o resultado foi por conta da queda das importações, a interpretação do mercado é que a demanda na China, está caindo, assim a commoditie mais sensível, o cobre, está em queda desde maio.

O governo agiu prontamente e interveio na banda de sua moeda induzindo uma valorização do Yuan, nada significativo, mas deu a direção no curto prazo, já a bolsa continua com performance muito negativa, comparada com as do resto mundo. What is going on?


Hoje vou comentar sobre o SP500 e antes de analisar tecnicamente, encontrei uma ilustração que avalia as bolsas ao redor do mundo de uma forma visualmente interessante, o critério é o Preço/Lucro, CAPE e Preço/Valor contábil, os mais difundidos índices dos analistas fundamentalistas.


Bem, mas se está caro não significa que vai cair, pode ficar mais caro, no post eu-avisei, alertei que se o SP500 ultrapasse os 1.900 pontos, poderia se esperar novas altas ... o nível atual, próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, podem esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente ... E é o que vem acontecendo, hoje se encontra a 1.951.

Vocês podem me acusar de muito cauteloso por não ter entrado na compra, e eu aceito, pois como disse antes, os indicadores técnicos não indicavam queda, e não indicam. Tenho que confessar minha dificuldade em entrar num mercado que é considerado caro e onde todos estão na mesma ponta, fico com a impressão que de um dia para outro, aconteça um colapso e não consiga sair, como eu já vi várias vezes. 

Outro fator que me incomoda muito é a baixa volatilidade, como venho alertando. Aí penso, porque tenho que arriscar neste mercado? O risco retorno é bom? Por outro lado, não recomendei venda, o que já é importante, pois pelo menos não perdemos, e olha que tem muito analista técnico sugerindo isso há um bom tempo, e continuam, espero que seus clientes não tenham ficado sem as calças!

Não vou mudar minha recomendação, estou fora mais não vendo. Para quem estiver comprado, parabéns pela coragem, e por favor coloquem um stop, é o mínimo que vocês podem fazer para preservar seu capital. 

O SP500 fechou a 1.951, sem alteração; o USDBRL a R$ 2,2305, com queda de 0,72%; o EURUSD a 1,3590, com queda de 0,37%; o ouro a US$ 1.252, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários