De mode

Outro dia fui ao Shopping Center comprar alguns produtos. Com o calor que tem feito aqui em São Paulo, fui sonhando tomar um sorvete de iogurte, que estava localizado na praça de alimentação. Qual não foi minha surpresa ao ver que tinha fechado. Além de ficar literalmente com água na boca, pensei como era possível que em tão pouco tempo, um produto que tinha filas para adquirir, agora é out of business! É por esta razão que sempre dou mais valor para as empresas que conseguem manter um negócio, do que as que iniciam um, isso vale também para os artistas onde posso citar Elton John, e sim, Roberto Carlos, mesmo não gostando muito de seu estilo.

Vocês têm ouvido algum comentário recente sobre os Bitcoins? Em 2013 eu publiquei dois posts contendo comentários sobre esta moeda: bitcoin e bolha-de-sabão, selecionei alguns deles: ...Eu só consigo enxergar o bitcoin como uma moeda especulativa, ou seja, se por acaso o dólar virar "papel de parede", aí este instrumento pode ganhar apelo, depende do desastre...Estamos vivendo num momento diferente em termos de experimentos de políticas monetárias, que induzem a formação de bolhas, onde o SP500 é o maior candidato, mas o bitcoin está se mostrando mais como a bolha de sabão que não deu nem tempo para "curtir", em pouco tempo está virando pó, ou melhor, espuma... Veja o que aconteceu com os preços desta moeda, desde então.


Hoje encontra-se por volta de US$ 230 e com a força do dólar atual, deve continuar "largada", servindo mais as operações escusas que uma moeda realmente. Mas isso não quer dizer que necessariamente vai morrer, pois se eu estiver certo sobre a queda do dólar no futuro, pode ser que ganhe impulso, por enquanto virou de mode!

Acho que hoje me bateu um espírito saudosista, ou talvez, minha analista considere como necessidade de autoafirmação. Mais uma vez o mosca cumpriu com seus objetivos, desde que o BCB entrou na onda da ex-Presidenta Dilma e resolveu baixar os juros na marra, eu alertei inúmera vezes para os investidores saírem dos investimentos atrelados ao CDI surprise: ...Os investidores passaram nestes últimos 12 anos tranquilamente com aplicações ancoradas no CDI e grande parte das operações de crédito também estão indexadas. Como a liquidez está elevada e por existirem poucos ativos indexados á inflação, eu sugiro que façam esta troca já!...

Vocês devem ter notado que no texto eu me referi a Dilma como ex-Presidenta, e o motivo é que neste novo mandato as coisas mudaram somente na área econômica, e deixou de dar palpites delegando a sua condução a Joaquim Levy. Vou chamá-lo figurativamente, daqui em diante, como o salvador da pátria. Ontem o BCB subiu a taxa SELIC para 12,25% a.a e colocou o Brasil em 2º lugar no ranking mundial, como pode-se verificar no gráfico publicado pelo jornal Estado de São Paulo.

 A expectativa aqui na Rosenberg, é que a mesma atinja 13% a.a. nos próximos meses, ao não ser que tenhamos apagões mais sérios afetando o crescimento do PIB. Ao me deparar com o gráfico evolutivo da taxa SELIC acima, uma dúvida me veio a mente: Houve duas tentativas recentes de queda desta taxa que foram sucedidas por altas em seguida, será que atingimos o patamar mínimo que os juros para o Brasil? O agravante, é que desta última vez, as taxas de juros reais no mundo são negativas. Não saberia responder. Pobre dos industriais deste país! Já se você é um felizardo investidor fique no CDI, mas em algum momento vou propor uma loucura, a de aplicar em títulos prefixados como as LTN´s. Até pode ser que já seja um bom momento, mas vamos esperar mais um pouco a inflação beirar os 7% e a SELIC 13%, fique de olho. 

Já que o assunto é juros, vamos aos títulos de 10 anos dos USA. No post sonho-x-realidade eu expus minha visão de alta de juros: ...Meu cenário é de alta de juros e acredito que a taxa poderá alcançar 2,9% a.a., e se ultrapassar, 3,4%a.a. Tudo isso, se os juros não caírem abaixo de 2,0% a.a e principalmente 1,85% a.a. Talvez os economistas irão acertar este ano... E publiquei o gráfico a seguir.


Como pode-se verificar, eu esperava que as taxas continuassem a subir do nível em que se encontravam, mas não foi o que aconteceu, uma nova onda de queda levaram os juros ao nível de 1,70%, aproximando-se perigosamente de um nível crítico de 1,60% a.a., guardem esse número.


Eu tenho repetido inúmeras vezes que correção é correção e por enquanto aí permanece. Pouca segurança pode-se ter das previsões, é o que vem ocorrendo com este ativo. Ainda não dá para descartar a alta que eu esperava, nem novas mínimas. Assim, vou manter minha previsão anterior, de alta dos juros, desde que, eles não caiam abaixo de 1,60% a.a. Não faço nenhuma aposta por enquanto.

Fiz um ajuste na posição vendida de USDBRL que publiquei durante o dia em meu twitter acerta_alvo. Liquidei 1/2 da posição a R$ 2,575, ajustei o stop, agressivamente para R$ 2,61 e coloquei um profit taking da posição ramescente a R$ 2,53. 


- David, está com receio que o dólar suba?
Não foi por esse motivo que resolvi começar a liquidar, são os objetivos que tracei. Por enquanto só isso. E antes que você pergunte, não vou comprar dólares neste níveis.

O SP500 fechou a 2.063, com alta de 1,53%; o USDBRL a R$ 2,5735, com baixa de 1,02%; o EURUSD a 1,1358. com queda expressiva de 2, 15%, após o anúncio que o ECB vai colocar 1,1 trilhões de euros, quase o dobro do que era esperado; o ouro a US$ 1.301, com alta de 0,69%.
Fique ligado!

Comentários