Medo de Perder o Bonde - MPB #nasdaq100

 


Os americanos são campeões em criar acrônimos — termos formados por letras oriundos de uma expressão. Ao ler artigos em inglês — 95% da minha leitura diária— me deparo com acrônimos dos quais não tenho a menor ideia, o que me obriga a consultas frequentes.

Quando os mercados começaram a subir no ano passado, envoltos num clima de extremo ceticismo, notei o uso do acrônimo FOMO — Fear Of Missing Out — com muita frequência. O Mosca , por sugestão de seu sócio, traduziu essa expressão como “Medo de Perder o Bonde” — vou começar a usar as iniciais MPB, quem sabe pega.

BenCarlson descreve três formas distintas de MPB no A Wealth of Common Sense.

Warren Buffett disse uma vez que a razão pela qual as bolhas existem é ocasionado pelas pessoas verem seus vizinhos mais burros do que eles ficando ricos.‎

‎Parece que muita coisa burra está deixando as pessoas ricas hoje em dia.‎

‎O Medo de Perder o Bonde deve estar nas máximas.

‎Isso faz sentido, considerando que nós, como país, nunca estivemos tão ricos. De acordo com ‎‎Chris Marsh:‎

Durante a pandemia, a riqueza familiar dos EUA aumentou na maior quantidade desde que os registros começaram na década de 1950 — levando o patrimônio líquido das famílias acima de seis vezes o PIB pela primeira vez.

‎Claro, a maior parte dessa riqueza permanece estacionada nas mãos dos ‎‎10% mais ricos,‎‎ então os ricos só ficaram mais ricos:‎



Mas essa concentração de riqueza parece estar acontecendo em velocidade astronômica nos dias de hoje, e isso torna o MPB ainda mais difícil de aguentar. Nunca foi fácil ver o quanto as outras pessoas estão indo bem nas manchetes, nas mídias sociais ou nas atualizações diárias das pessoas mais ricas do mundo.

‎Eu desenvolvi camadas de MPB para mostrar por que desta vez parece muito diferente quando se trata de observação de riqueza.‎

‎Aqui estão meus 3 níveis de MPB:‎

Nível 1. MPB de Longo Prazo

 Altria (ex-PhilipMorris) é uma das ações mais bem-sucedidas de todos os tempos:



São 10 mil dólares investidos no início da década de 1970 que chegam a 254 milhões de dólares! Incrível.

‎E a parte louca é que a maior parte desse retorno veio de reinvestir dividendos. Veja a diferença entre o retorno do preço (sem reinvestimento de dividendos) e o retorno total (dividendos reinvestidos):‎



Esses pagamentos regulares em dinheiro eram uma máquina de composição.

‎Este é o tipo de MPB que só existe em retrospectiva. Era difícil de ver na época porque era uma maneira lenta e chata de construir capital, apesar do fato de que os retornos eram ridículos ao longo desse período.‎

‎MPB de longo prazo não é tão difícil de lidar porque requer tempo, paciência, disciplina e uma máquina do tempo para realmente jogar o jogo "e se?".‎

‎Nível 1: ‎Preciso encontrar a próxima máquina de composição de dividendos.

Nível 2. MPB de IPO

‎A Amazon é o exemplo pronto de uma empresa que você gostaria de ter comprado quando se tornou pública e só ter segurado todo esse tempo:‎



Dez mil dólares investidos em 1997 valem agora mais de 17 milhões de dólares.

‎O MPB de IPO dói porque é o tipo de investimento que você gostaria de ter no bolso de trás para se gabar.‎

Eu estava no trem da Amazon antes que fosse legal. Eu sabia que Bezos ia fazer algo especial.

‎Agora parece tão óbvio que a Amazon se tornou uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo, embora nunca tenha sido tão simples na época:‎



O MPB de IPO torna tentador procurar constantemente a próxima estrela da tecnologia. Você quer ser aquele investidor de ponta que vê tendências seculares antes de qualquer outra pessoa. É por isso que os investidores estão constantemente perseguindo as próximas ações ou setores quentes.

‎É eterna a esperança de que encontraremos o próximo bilhete de loteria do IPO.‎

‎Nível 2. ‎Preciso encontrar a próxima empresa que mudará o mundo.

Nível 3. MPB da Riqueza Imediata

‎O MPB atual está sendo impulsionado até certo ponto pelo sucesso das start-ups, mas também pela enorme riqueza que está sendo criada em criptomoedas.‎

‎Esta semana Howard Lindzon ‎‎twittou‎‎ um gráfico de um ano de Solana:‎



Um ganho de 17.000% em 12 meses. Simplesmente, um gráfico de tirar o fôlego.

‎E falando em tirar o fôlego (ou talvez socar o estômago), vejam a moeda de meme Shiba Inu, que está ficando absolutamente louca. ‎‎Morning Brew‎‎ compartilhou esta estatística, que quase me fez repensar tudo o que eu já aprendi sobre finanças:‎



Alguém transformou US $ 8.000 em quase US $ 6 bilhões ao “investir” em uma moeda meme de um cachorro que é um derivado de outra moeda meme de cachorro. Demorou pouco mais de um ano.

Agora todos querem encontrar o próximo Shiba ou Doge ou qualquer outra coisa que tenha aumentado um milhão por cento nas últimas 3 semanas.

Nível 3. Vou me tornar um milionário de criptoqualquercoisa.

Não deveria ser possível ganhar tanto dinheiro em tão pouco tempo.

O MPB deste ciclo vai bagunçar os cérebros das pessoas de maneiras que provavelmente nem podemos compreender no momento.

A enorme quantidade de riqueza que foi criada nos últimos anos, principalmente por jovens, certamente terá algumas consequências bizarras inesperadas nos próximos anos.

Os tipos 1 e 2 são de certa forma semelhantes pois, mesmo que um investidor não entre no IPO de uma companhia, pode comprar suas ações depois com uma visão de longo prazo. A grande dificuldade é identificar quem será a próxima Amazon. Nesses dois casos não vejo nenhuma diferença no preço de entrada dessas ações — lógico, se for nos estágios iniciais, qualquer um dos dois gráficos da Altria ou da Amazon apresentados acima seriam quase idênticos se a decisão fosse 6 meses, ou 1 ano depois; pode até ser que o retorno fosse maior, por exemplo, no caso da Amazon, que chegou a cair 90% de seu valor de emissão.

No tipo 3 a história é diferente: perder o bonde do momento pode fazer toda a diferença. Desta forma, se sua intenção é entrar nesse tipo de aposta — pois investimento não é mesmo, não gera renda nenhuma —, o MPB faz sentido. Por sinal, te desejo boa sorte, pois é o argumento que mais interessa nesse caso.

Queria comentar um pouco sobre o tipo 2. Este ano — antes das decisões do governo de dar um calote nos precatórios e desconsiderar o limite de teto — o volume de IPO’s foi grande. Inúmeras empresas, principalmente na área de tecnologia, abriram seu capital.

Não acompanhei de perto nenhuma dessas empresas, talvez por ter uma ideia inicial equivocada: por que eu teria de perder meu tempo analisando diversas empresas num ambiente em que a bolsa brasileira estava perdendo o brilho e o BCB aumentando os juros? Além disso, o que poderia ser interessante aqui?

Depois refleti um pouco mais, e na verdade existem ótimas oportunidades por aqui, pois a existência de ineficiência em conjunto com a possibilidade de arbitragem, originam margens polpudas em diversos negócios. Estes dois elementos são fundamentais para esse tipo de start-up. Veja o caso do crédito pessoal, onde as taxas são de 200% a 300% a.a. para juros básicos - naquele momento - inferiores a 1 digito.

Na área financeira, que está mais avançada, os casos da XP e Nubank estão dentro desse espectro.

Vale alguma aposta neste segmento, quem sabe você encontre a Amazon brasileira.

No post embaixo-do-colchão fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “No retângulo destacado seria onde eu espero reentrar na bolsa, vai depender se a nasdaq100 agora, para por aqui, ou essa onda (iii) em verde ainda tem mais gasolina. Esse nível para entrada, observado de hoje, seria entre 16 mil/15.7 mil” ...



O índice nasdaq100 atingiu a mínima de 15.999 que está dentro do patamar observado acima. Se o meu viés fosse de curto prazo não teria muito problema em sugerir um trade de compra nos níveis atuais, mas não é o caso do Mosca, pois não teria forma de orientar mudanças mais rápidas.

Vejamos os motivos da dúvida com um horizonte maior. Incialmente, teria que estabelecer um stop loss compatível para essa posição: esse nível seria por volta de 15 mil, correspondendo a uma perda potencial de 7%; por outro lado, o objetivo esperado nesse caso de 16.850 (ponto médio do retângulo em verde) ofereceria um lucro de 5,3%.



Por todas essas considerações, além do fato de que em outro cenário, poderíamos já estar na onda (IV) em amarelo, acredito que vou esperar um melhor momento de entrada.

Não me entendam mal, minha visão é de alta na bolsa, e se você investe no longo prazo deveria ter alguma posição. No caso do Mosca com um viés mais oportunista, não me parece ser um bom momento de entrada (risco x retorno). Não posso me deixar levar pelo MPB.



O SP500 fechou a 4.682, com alta de 0,72%; o USDBRL a R$ 5,4535, com alta de 1,00%; o EURUSD a 1,1441, sem variação; e o ouro a U$ 1.864, com alta de 0,15%.

Fique ligado!

Comentários