O mundo não esta " business as usual"


Acredito que estamos bem distante de uma condição de normalidade, ao contrario o mundo estão vivendo situações desafiadoras.
Hoje ao ler o jornal me deparei com a seguinte afirmação feita por nosso Ministro da Fazenda :
Temos toda munição monetária, coisas que os Estados Unidos e Europa não dispõem. Nós temos por exemplo, a taxa de juros mais alta do mundo, e podemos reduzi-la"


Qual a novidade?  Estamos competindo com estes países?
Tudo que ele disse é verdade porem tem um detalhe que nosso ministro não pode esquecer  O real não é uma moeda conversível! Isto significa que se a situação mundial piorar os investidores vão resgatar seus investimentos (100-bilhoes-e-muito-dinheiro), as multinacionais enviaram recursos para suas matrizes e nos perderemos reservas.
No mês passado eu postei real-fundamentos-parte I onde expus nossas vulnerabilidades cambiais. Nos últimos anos  ficamos mal acostumados pela enxurrada de U$ que aqui entraram.
Mas a situação parece esta mudando e no minimo existe uma grande duvida sobre o futuro quando-ilogica-prevalece.
Os Americanos e Europeus fariam a seguinte pergunta ao nosso Ministro:
O Brasil pode emitir dólares ou euros?


É claro que estamos ainda muito, muito distantes de uma situação que ameace as nossas reservas. Por sinal elas devem ser encaradas como a "pilha de fichas" de jogo de poker mas não da para apostar "all in"!
Na crise de 2008 o BC operou como "um príncipe", não saiu vendendo U$ logo no incio e quando interveio foi com o intuito de gerar liquides e não derrubar a cotação. Ao contrario o Banco da Russia entrou numa batalha emocional contra o mercado e perdeu quase todas suas reservas.
Hoje a equipe é outra e espero que quando o BC tiver que intervir o faça com sabedoria e astucia, e  não com emoção para que a perda de reservas seja minima.
Fique ligado!


Comentários