To big to fail or to save?

Os governantes europeus vem tentando evitar um default da Grécia, não porque eles acreditam que se a Grécia deixasse a união europeia ou mesmo anunciasse um default teria um impacto econômico importante, mas o que eles tem receio (talvez pavor) seria uma repetição do evento Lehman Brothers e o que ele poderia desencadear.
Eu tenho lido vários relatórios onde um bom grau de ceticismo é colocado em relação a viabilidade, implantação e eficacia do pacote anunciado na semana passada.
Durante as negociações houve um momento muito desconcertante onde Angela Merkel e Nicolas Sarkosy ao responderem aos repórteres, uma pergunta sobre a situação da Itália, um olhou para o outro sorrindo e como querendo dizer: "O que podemos fazer com eles?".
Berlusconi por sua vez já se meteu numa serie de atrapalhadas dos mais diversos tipos mas é um empresario bem sucedido e olha para seus parceiros como burocratas. Ultimamente tem demonstrando  desejo de abandonar o barco.
Veja algumas de suas declarações neste final de semana :

“No credible alternative to his government” and called the euro a "strange" currency that "has not convinced anyone"   “The EURO is Mr. Prodi’s EURO, not mine”.


Sabemos que os Italianos são "tutte buone gente" mas bem emotivos e o fato do novo presidente do ECB ser de origem Italiana não devera ajudar muito pois será que  Berlusconi vai ouvir as recomendações de um "subalterno" para cortar déficits
Se  fosse em tempos comum este seria um assunto para a revista caras mas como o sangue esta a flor da pele as repercussões podem ser perigosas.
A verdade é que a Italia "is to big to fail" mas sera que também não é "to big to save"!


Hoje a empresa MF Holdings que atuava com corretagem de ações de futuros quebrou. Seu presidente Jon Corzine que foi CEO da Goldman Sachs alem de governador de New Jersey tinha uma alta reputação no meio finaceiro. Não era tão pequena pois tinha U$ 40 bilhões de ativos.


Hoje não foi um dia bom o SP500 fechou a 1.253 com 2,47% de queda o real a R$ 1,7170 com alta de 2,70% e o euro a 1,3852 com queda de 2,09%.
Fique ligado!

Comentários