Separação?

Se você ainda não assistiu "Separação" que ganhou o Oscar deste ano, de melhor filme estrangeiro, eu recomendo.
Mas não é desta separação que vou comentar e sim do nosso querido SP500 comparado a taxa de juros de 10 anos americana.
Em situação normal de temperatura e pressão é razoável supor que quando a bolsa sobe os juros sobem também pois parte dos investidores vende sua carteira de títulos para aplicar na bolsa.
No gráfico ao lado até 2.010 funcionou muito bem, mas à partir de maio começaram a divergir.
Uma das explicações poderia ser os vários programas que o FED implantou para aumentar a liquidez : QE1, QE2 ,operation twist, em suma as incursões dos helicópteros ( lembram?). O problema é que esta distorção só apareceu depois destes eventos.
Na minha avaliação é consequência da desconfiança dos investidores nos títulos europeus e assim buscaram refugio nos títulos americanos (e também Alemães).
Como não podemos usar o mesmo paralelo de uma separação de casais onde cada um vai para um lado, em algum momento eles ( O SP500 e juros) vão ter que se encontrar de novo e independente de quem vai atrás de quem "vai machucar" .

A figura acima aponta as onze companhias que se tornaram as maiores pelo valor de mercado(*) nos últimos 100 anos.
Eu adicionei este gráfico por dois motivos : a) Curiosidade; b) Durante 80 anos houveram cinco trocas e nos últimos 20 anos seis! Como diria um comediante dos anos 80 Isso é normalll... 
(*) corrigidos ao dólar de 2.012

Vejam o gráfico do real preciso dizer mais alguma coisa?

- David está na sua cara vamos comprar dólar contra o real?
Olha não é por falta de vontade pois em termo de preço parece extremamente convidativo, mas tecnicamente não dá para ter a mesma reação. Só porque está barato? não entro nessa já vi muitas vezes ficar"muito" mais barato.
Para quem quer arriscar mesmo assim use R$ 1,6550 como stop loss e boa sorte.

o SP500 fechou a 1.372 com alta de 0,37% o real a R$ 1,6950 ( Ualllll.. com BC comprando!) com baixa de 0,84% e o euro a 1,3460 ( está chegando....) com alta de 0,49%.
Fique ligado!

Comentários