Shiiii não conta para ninguem

Em 1979 quando eu assumi a diretoria financeira do BFB ( banco francês e brasileiro) não tinha ideia como o mercado financeiro funcionava.
Eu era responsável por administrar uma carteira de títulos públicos ORTN-Cambial (títulos do governo indexados ao dólar).Estes títulos eram negociados com  ágio pela sua grande procura.
Em julho daquele ano, aumentei  esta carteira pois nossa leitura é que haveria uma maxi desvalorização do cruzeiro.
Quando recebi os resultados do mês quase cai da cadeira, tinha dado um "baita" prejuízo.
Fiquei de cabelo em pé e comecei buscar as razões. Constatei que os títulos tinham sido contabilizados sem ágio, ou seja todo aquele premio foi lançado como prejuízo.
Como eu era novato fui checar com meu chefe que era Francês (um "avião").
- Esse pessoal da contabilidade é muito incompetente lançou todo ágio com prejuízo. Temos um lucro enorme na carteira.
- Você deve estar enganado!
- Não olha aqui: Este titulo X tem um lucro de Y, este outro...
Ele me interrompe e diz:
- Chiiii.... vai para sua sala e fica quieto!
Demorei  30 segundos para entender que era ele que tinha mandado contabilizar deste modo, e que sua atitude estava preservando o resultado futuro caso a maxi não se materializa-se.

Vocês devem ter visto hoje a noticia que o banco UBS (sim aquele gigante suíço) reportou, por conta de um operador "desonesto" de 31 anos de idade, um prejuízo de U$ 2,0 bilhões!.
Lendo todos os argumentos não da para saber o que aconteceu mas o banco esta desclassificando de todas as formas seu funcionário.
Sem entrar no mérito as seguintes duvidas permanecem:
  • Como um operador relativamente jovem tinha "poder" para negociar volumes desta magnitude?
  • Como o departamento de controle (compliance) não detectou com antecedência?
Todos sabemos que o UBS foi bem castigado na crise de 2008 e o "Frances" chefe deste operador, ao contrario do meu, deve ter arrastado para debaixo do tapete os prejuízos ate não poderem ser mais omitidos.
Novamente o UBS terá que reconstruir sua imagem de banco ultra conservador!
Hoje o SP500 fechou em 1.209 com a quarta alta consecutiva de 1,70%.
A noticia relevante para a melhora dos mercados foi um comunicado conjunto do : FED, ECB e BOJ (banco central do japão) que os mesmos  realizarão operações de SWAP em dólares (derivativo de helicóptero ahahahah...) para prover liquides aos bancos.
Fique ligado.


Comentários