Copo meio cheio ou meio vazio?



Ontem foi publicado o resultado das contas externas Brasileiras em 2.011. Foi bom ou ruim?
Numa analise inicial ao avaliar o balanço de pagamentos ficou praticamente no mesmo nível que 2.010 a U$58,6 bilhões.
As transações correntes tiveram um deficit record de U$ 52,6 bilhões (copo meio vazio), em contra partida o investimento direto foi record também num total de U$ 66,6 bilhões (copo meio cheio).

- David dá para você sair do muro? 
Desde que o mundo não entre num cenário muito ruim não parece haver nenhuma ameaça no curto prazo, porem observe no gráfico acima como a conta capital e financeira (onde esta incluído o investimento direto) se comportou em 2008, e como conseqüência o balanço de pagamentos foi para zero!
É importante notar algumas tendencias : a) As transações correntes tendem a continuar se deteriorando por conta da piora na balança comercial e no aumento de remessas de dividendos; b) Estamos financiado este deficit com a entrada de capitais externos que podem mudar rapidamente, além do que não vão crescer para sempre.

- E se acontecer um cenário semelhante ao de 2008?
Com as reservas que temos a não ser uma barbeiragem enorme de nosso Banco Central não vamos quebrar mas a cotação do real devera sofrer bastante.


Como ja havíamos postado fechamos nosso trade# 3 de venda de SP500 a 1.308,91 gerando um prejuízo de 1,06%. Neste momento não temos nenhuma posição em aberto.Estou anexando o cool com estas atualizações.

Para finalizar hoje teve reunião do FED e o anuncio da ata gerou uma onda de otimismo. Ele antecipou que a taxa ficara nestes níveis até o final de 2.014. 
Eu garanto para vocês que nem o FED nem ninguém tem a menor ideia de como vai estar a economia daqui a 2 anos e se precisar ele vai mudar tranquilamente. Mas como diz aquele ditado me engana que eu gosto  o mercado embarcou no otimismo.

O SP 500 fechou a 1,326 com alta de 0,87% o real a R$ 1,7600 com alta de 0,21% e o euro a 1,3107 com alta de 0,57%.
Fique ligado!




Comentários