Barbeiragem econômica



O FMI publicou um estudo mostrando como o nível das dívidas atuais encontram-se em níveis extremos. Esse alerta enfatiza que nessas situações qualquer desando na economia cria um potencial risco da estabilidade. O momento atual, com um crescimento mundial em sincronia, seria indicado para que os governos implementassem um programa na redução de sua dívida. Veja a seguir, os principais assuntos desse estudo.  

A dívida global atingiu um novo recorde de U$ 164 trilhões em 2016, o equivalente a 225% do PIB global. Tanto a dívida pública quanto a privada aumentaram ao longo da última década. A elevada dívida torna o financiamento do governo vulnerável a mudanças repentinas no sentimento do mercado. Também limita a capacidade do governo de fornecer apoio à economia no caso de uma crise econômica ou financeira.

Os países devem usar a janela de oportunidade proporcionada pelo crescimento econômico para fortalecer o estado de seus assuntos fiscais. O Monitor Fiscal publicado em abril de 2018 explora como os países podem reduzir os déficits do governo e a dívida de maneira favorável ao crescimento.

A elevada dívida do governo é uma preocupação

Dos U$ 164 trilhões, 63% são dívidas não financeiras do setor privado e 37% são dívidas do setor público. Economias avançadas são responsáveis ​​pela maior parte da dívida global. No entanto, nos últimos dez anos, as economias de mercado emergentes foram responsáveis ​​pela maior parte do aumento. Só a China contribuiu com 43% para o aumento da dívida global desde 2007. Em contraste, a contribuição. 


A dívida pública desempenha um papel importante no aumento da dívida global. As relações da dívida em relação ao PIB nas economias avançadas estão em níveis não vistos desde a Segunda Guerra Mundial. Os percentuais da dívida pública aumentaram persistentemente ao longo dos últimos cinquenta anos.

Nas economias de mercado emergentes, a dívida pública está em níveis vistos apenas durante a crise dos anos 80. Para os países em desenvolvimento de baixa renda, os índices médios da dívida pública em relação ao PIB estão bem abaixo dos picos históricos, mas é importante lembrar que a redução dos picos anteriores envolveu o perdão da dívida. Além disso, o endividamento dos países em desenvolvimento de baixa renda subiu 13 % nos últimos cinco anos.

Juntamente com a dívida, o custo do serviço tem aumentado rapidamente nos países em desenvolvimento de baixa renda. A carga de juros dobrou nos últimos dez anos, chegando a 20% dos impostos. O custo crescente reflete, em parte, a crescente dependência da dívida não concessional, à medida que os países obtiveram acesso aos mercados financeiros internacionais e expandiram a emissão de dívida interna para não residentes.

Há várias razões pelas quais elevadas dívidas e déficits do governo são motivos de preocupação.

Os países com dívidas governamentais elevadas são vulneráveis ​​às mudanças nas condições de financiamento, o que poderia dificultar a sua capacidade de contrair empréstimos e colocar a economia em risco. Além disso, a experiência histórica mostra que dívidas e déficits elevados em um país aumentam a profundidade e a duração de uma recessão - como no rescaldo de uma crise financeira - porque os governos não conseguem implantar apoio fiscal suficiente à economia.

 Agora é o momento certo para lidar com dívidas e déficits elevados

Como o crescimento ganha impulso na maioria dos países, o estímulo fiscal para apoiar a demanda não é mais apropriado. Ao mesmo tempo, espera-se que os multiplicadores fiscais, que medem o impacto de curto prazo das mudanças nos impostos ou nos gastos com a produção, sejam menores. Isso implica que os benefícios do estímulo fiscal de curto prazo são limitados, e os custos econômicos de redução de dívidas e déficits são relativamente menores. Reduzir a dívida e os déficits agora diminuirá a vulnerabilidade de um país a mudanças no sentimento do mercado. Também garantirá que os formuladores de políticas tenham recursos suficientes para agir em caso de recessão - precisamente quando os multiplicadores fiscais são maiores.

O que deve fazer a política fiscal?

No geral, as previsões indicam que os índices de dívida em relação ao PIB cairiam nos próximos três a cinco anos na maioria dos países. Mas isso depende de países que cumpram integralmente seus compromissos políticos. Não há espaço para complacência.

Vale ressaltar que, os índices de dívida pública devem cair em todas as economias avançadas, com exceção de uma. Nos Estados Unidos, o código tributário revisado e o acordo orçamentário de dois anos levaram a uma expansão do nível de atividade econômica até 2020. Essas medidas darão origem a déficits gerais acima de U$ 1 trilhão nos próximos três anos, o que é mais do que 5 % do PIB. Isso aumenta a tendência crescente da dívida do governo, elevando-a para 117% do PIB em 2023.

No Monitor Fiscal de abril de 2018, convidamos os formuladores a evitar políticas fiscais que forneçam estímulos desnecessários quando a atividade econômica já estiver aumentando. Em vez disso, os países em desenvolvimento mais avançados, de mercados emergentes e de baixa renda deveriam cumprir seus planos fiscais e colocar os déficits e a dívida firmemente em uma trajetória descendente. Eles também devem promulgar reformas fiscais que aumentem a produtividade e promovam o capital humano e físico.

É imperativo que os países em desenvolvimento de baixa renda fortaleçam sua capacidade tributária. Isso permitirá que eles paguem suas dívidas. Também permitirá que financiem prioridades de gastos - como saúde, educação e infraestrutura pública - para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Ninguém pode prever o fluxo e refluxo das economias dos países. Governos prudentes e bem-sucedidos se preparam em bons momentos para enfrentar as tempestades que se aproximam no horizonte.

Ao terminar essa leitura você deve ter ficado com mesma sensação que a minha, na verdade, esse artigo foi feito para dar um recado à Trump, que acabou de promover uma farra fiscal, quando a economia já estava caminho bem. Ou seja, esse país implementou medidas que colocam em cheque esse crescimento, elevando o risco inflacionário ou de superaquecimento, o que acarretaria em ambos os casos um FED agindo mais energicamente.

Do ponto de vista de fundamentos econômicos, o FMI está dizendo que Trump cometeu uma tremenda barbeiragem. Mas isso não é novidade em seu governo, o que ele mais comete são barbeiragens!

No post missão-cumprida, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” vamos tentar uma nova operação de venda, no nível de 2.710” ... ...” não se pode perder de vista que minha hipótese é de alta mais adiante. Mas existem alguns pontos que precisam ser respeitados, que no caso é ao redor de 2.450” ...

Como se pode verificar a seguir, o triangulo “quase” retângulo está sendo respeitado, e até que não ocorra uma violação das linhas cinzas, é com essa hipótese que vou caminhar. A venda no nível sugerido foi em função desse argumento. Mas podem acontecer outras configurações, onde uma delas está traçado em verde claro no gráfico.


Em conversa com pessoas do mercado tive a sensação que eles imaginam que a bolsa está bem, pois vem subindo recentemente. Eu noto isso para enfatizar como as pessoas são levadas pelos movimentos atuais para projetar o futuro. Subiu vai subir mais, caiu vai cair mais. Tomem cuidado para não entrar nessas ilusões, esse argumento é válido somente em movimentos direcionais de alta ou de baixa, mas não nas correções, o que é o caso do SP500.

Não tenho motivo para alterar minhas projeções, somente se for estopado. Na verdade, principalmente acima de 2.830, o quadro poderia mudar. Por enquanto antevejo uma queda de 7% a 10%. Let´s the market speak!

O SP500 fechou a 2.708, sem variação; o USDBRL a R$ 3,3803, com queda de 0,79%; o EURUSD a € 1,2377, sem alteração; e o ouro a U$ 1.349, com alta de 0,18%.

Fique ligado!

Comentários