Bitcoin revela sua identidade #bitcoin #ibovespa

 

Não, hoje não vou escrever sobre inflação, juros, recessão e todos esses assuntos que provavelmente os leitores não aguentam mais (eu também não). Mas porque nós não aguentamos? Porque ninguém sabe a resposta as principais dúvidas. Fica até mais fácil saber que infelizmente nosso próximo presidente será um sujeito do qual eu não lhe daria 1 centavo! Não se iludam caráter de pessoas são vitalícios não muda.

Talvez outro assunto que vocês já conhecem minha opinião e imagino quase nunca vai de encontro a crença de boa parte dos leitores são as criptomoedas. Desde que comecei a me interessar sobre esse assunto busco uma maneira de classificá-los, porém, moeda não são mesmo, nem obteve credencias para ser considerado como reserva de valor. Tendo sido mais útil como mecanismo de transferência em situações de stress como guerras (Ucrânia recentemente); países onde as moedas são controladas pelo governo (Turquia); ou em negócios escusos tal como drogas, pagamento de resgates etc.; ah, já ia me esquecendo, comprar um Tesla (será que ainda estão aceitando?).

Mas um trabalho recente publicado no Blog Poltical Calculation encontrou no meu ponto de vista uma forma de encarar o Bitcoin como investimento. Eu toquei nesse assunto não de forma direta no post --- bitcoin na categoria desclassificado --- as conclusões são semelhantes.

‎Já demonstramos o que não é ‎‎Bitcoin não é "Ouro 2.0"‎‎. Sabemos que isso é verdade porque o Bitcoin não age como ouro (KITCO: ‎‎Live Gold Price‎‎), que sobe de valor sempre que a inflação força as taxas de juros reais a cair. Em todo caso, encontramos que mudanças no valor do Bitcoin é quase completamente independente das taxas de juros corrigidas pela inflação. Se o ouro fosse um pato, o Bitcoin não olharia, andaria ou grasnaria nada parecido.

‎O que levanta então a questão: como é o Bitcoin‎‎, anda e grasna?‎‎ ‎

‎Achamos que o Bitcoin parece, anda e grasna (quack!) como uma ação não pagadora de dividendos. ‎

‎O que nos colocou nessa linha de pensamento foi uma manchete recente: ‎‎a correlação do Bitcoin com o índice Nasdaq 100 atinge uma nova alta de todos os tempos‎‎. ‎

‎Estar altamente correlacionado com algo é semelhante a olhar, andar e grasnar como ele. Então colocamos essa proposta à prova, acompanhando a relação entre o Bitcoin e o Nasdaq Composite Index (NASDAQ: ‎‎COMP. IND‎‎), que é uma medida mais ampla das ações que negociam na bolsa de valores NASDAQ. O ‎‎gráfico‎‎ a seguir mostra o que encontramos depois que mapeamos os dados disponíveis que temos para o ‎‎valor histórico do Bitcoin‎‎ em relação ao ‎‎valor do Nasdaq Composite Index‎‎ durante o mesmo período de tempo, de 17 de setembro de 2014 a 20 de maio de 2022. ‎

No gráfico, vemos que o valor do Bitcoin tem duas fases distintas. Um antes do índice NASDAQ Composite ultrapassar US $ 10.000 em valor, que era geralmente linear fora de um período semelhante a bolhas de outubro de 2017 a novembro de 2018. Depois do NASDAQ ter excedido US $ 10.000 em valor, coincidindo quando o Bitcoin começou a ganhar apoio institucional, seu valor em relação ao índice assumiu de power law characteristics1 . Em ambos os casos, porém, fora de períodos curtos onde as variações em seu valuation‎se separaram‎‎ de variações no valor do índice de ações, o Bitcoin tem geralmente acompanhado junto com o NASDAQ, subindo e caindo com ele em uma relação positiva. ‎

1 power law characteristcs: uma lei de potência é uma relação funcional entre duas quantidades, onde uma mudança relativa em uma quantidade resulta em uma mudança relativa proporcional na outra quantidade, independentemente do tamanho inicial dessas quantidades: uma quantidade varia como potência de outra.

‎Isso o torna muito parecido com uma ação que não paga dividendos, especialmente durante o período depois que começou a ganhar apoio institucional significativo. Sabemos que a partir do expoente da power law characteristcs que existe entre o Bitcoin e o Nasdaq Composite Index durante este período, o que representa a ‎‎razão das taxas de crescimento exponencial‎‎ do Bitcoin e do índice Nasdaq, que inclui ações pagadoras de dividendos. ‎

‎Ao fazer isso, o Bitcoin é muito bonito, andando e vibrando como uma ação volátil que não paga dividendos, que compartilha essas características. A menos e até que comece a agir de forma diferente, essa talvez seja a melhor maneira de os investidores pensarem sobre as qualidades do Bitcoin como um investimento.‎

Existe um debate mais amplo e crítico advogando que as criptomoedas se enquadram dentro de um esquema Ponzi. Incialmente é importante definir como se caracterizou esse esquema e analisar se o Bitcoin e sua turma se enquadram.

Por definição, um esquema Ponzi é uma fraude na qual o dinheiro de um grupo de pessoas é usado secretamente para pagar retornos prometidos a outro grupo de pessoas. Pense assim: você "investe" $1.000 em troca da minha garantia de dobrar seu dinheiro em semanas. O que você não sabe é que eu não tenho um negócio legítimo com produtos ou serviços. Em vez disso, pretendo atrair mais investidores (também conhecidos como otários) e usar seu dinheiro para pagar você. Eventualmente, o esquema entra em colapso quando eu pegar o dinheiro e correr, ou quando os saques superam o fluxo de dinheiro novo.‎

Qual a avaliação do Mosca sobre essas colocações? Primeiro eu descarto a possibilidade de as criptomoedas ser um esquema Ponzi pelo simples fato de não ter ninguém ou grupo de pessoas interessadas em recrutar esses recursos prometendo um retorno maior. Existe sim pessoas que estão investindo nas criptomoedas acreditando que podem ter retornos superiores a investimentos tradicionais, ou seja, não promovem e em seguida vendem suas posições.

Em relação ao Bitcoin ser uma ação com dividendo zero achei que matematicamente guardam uma correlação elevada o que justifica esse raciocínio. Seguindo nessa maneira de pensar e usando uma métrica muito usada em ações para calcular seu valor intrínseco - o cálculo do valor presente descontado a uma determinada taxa de juros - o fluxo futuro dos lucros chega a um resultado nada satisfatório, pois nem precisa entender de matemática financeira para concluir que o valor presente de um fluxo de valor zero equivale a zero.

- David você está sendo muito radical e o que me diz das ações que dão prejuízo e mesmo assim tem valor. Pelo seu raciocínio deveriam ter valor presente negativo.

Boa colocação, acontece que essas empresas os analistas acreditam que estão em fase inicial de operação e que em algum dia terão lucro suficiente para suportar seu valor de mercado, pois se perderem a esperança vai valer zero também.

Para terminar esse assunto, se o Bitcoin é uma ação com rendimento zero, que nunca vai gerar lucros, quanto deveria valer? Zero! Ou seja, teria que ter outra visão que não essa para esperar um valor diferente de zero. O que eu observo é que os argumentos originais para manter uma posição em criptomoedas estão se exaurindo, e na minha opinião só a perda de credibilidade em moedas importantes como dólar, euro, yen e talvez o yuan poderia criar um motivo.

A ilustração a seguir coloca em perspectiva as varias bolhas que ocorreram nos últimos 50 anos. Na ilustração a seguir não sei se todos os leitores conhecem esses momentos, nem mesmo sei se todas poderiam ser consideradas bolhas. Porém o que vale é observar a magnitude delas.

Do ponto de vista técnico, mantenho a mesma opinião registrada no post sem-rumo-bitcoin: ...” No gráfico a seguir, a queda deveria estancar entre U$ 23,5 mil e U$ 21.700 como podem verificar no retângulo. Se essa região suportar a queda, e um movimento de alta se suceder, o bitcoin deveria atingir entre U$ 102 mil e U$ 119 mil” ... Embora o bitcoin tenha atingido o nível de 25.390 que poderia indicar o final da correção, eu acredito que uma nova queda deve ocorrer levando aos níveis apontados acima.


No post teimosia, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “ Por enquanto a bolsa vem subindo de forma consistente com a personalidade de uma onda b, vai para frente e para trás. O nível de 113,8 parece o mais provável de ocorrer a reversão, sendo possível também 117,2. Uma nova rodada de queda deverá se suceder o que levaria a bolsa para 104,3 – 102, 2, muito próxima do nível de invalidação” ...


Estou ficando um pouco desconfiado dessa onda b) em laranja. Para que os leitores entendam, como se pode notar no gráfico a seguir, depois de terminada essa onda um movimento de queda se sucederia formando a onda c) em laranja, conforme destacado. Acontece que essa última onda teria que ser “pequena” para não avançar no nível do stop loss, pois assim, não inviabilizaria minha contagem atual. O ideal é que a onda b) subisse mais, por exemplo os 117,2 mil sugerido acima, dando mais espaço para a queda.


E se acontecer de romper os 100 mil o que se poderia esperar? Nesse caso, novas quedas deveriam ocorrer. A seguir vou publicar uma das várias possibilidades nesse caso, onde a queda teria como objetivo entre 82,3 mil/ 78,5 mil ao redor do 4º trimestre (pode ser as eleições?).



- David, você acha que a bolsa pode ainda cair 25 % na melhor das hipóteses?

Como eu comentei acima, essa é uma das hipóteses, mas se por acaso o nível de 100 mil for rompido, pode esperar uma queda expressiva. Pode ser que a onda b) em azul tenha uma outra configuração o que retardaria, mas não eliminaria a queda. Em todo caso, esse não é meu cenário base, apenas publiquei para que os leitores possam ter uma ideia dessa opção.

O SP500 fechou a 4.101, com queda de 0,75%; o USDBRL a R$ 4,8095, com alta de 1,67%; o EURUSD a 1,0650, com queda de 0,77%; e o ouro a U$ 1.847, com alta de 0,54%.

Fique ligado!

Comentários