Champanhe na mesa ou na geladeira? #Ibovespa

 


A Argentina deu um passeio na Croácia, o jogo estava tão fácil que nem consegui assistir o segundo tempo. Fiquei com duas dúvidas: a Croácia jogou muito contra o Brasil, muito melhor do que contra a Argentina? E qual seria o resultado se jogássemos contra a Argentina? Minhas respostas seriam: Não e ruim. Precisamos de um técnico estrangeiro urgente!

Ontem fiz um breve comentário sobre a inflação, porém vale a pena observar com mais detalhes esse resultado e saber o que fazer com a champanhe. John Authers comenta na Bloomberg e recomenda não ficar muito animado.

Sejamos claros: o relatório do índice de preços ao consumidor dos EUA para novembro foi bom, melhor do que o esperado e tendeu a confirmar esperanças razoáveis de que a inflação está começando a tendência de queda. Depois de várias surpresas muito feias desde o início do ano passado, foi de fato reconfortante que os preços subissem a um ritmo mais lento do que os economistas previam.

Isso leva, como sempre, à questão da reação nos mercados. As ações subiram e os rendimentos dos títulos caíram, como seria de se esperar. Mas os movimentos não foram tão enfáticos quanto testemunhamos depois de vários relatórios de inflação nos últimos dois anos, e a exuberância inicial foi reduzida significativamente até o final do dia. A reação parece sensata. Vamos rever o porquê.

Em primeiro lugar, numa base despojada, excluindo não só alimentos e energia, mas também habitação, a taxa de inflação caiu muito significativamente:



Enquanto isso, a taxa total de inflação, que afeta mais diretamente os custos reais de vida com os quais as pessoas devem lidar, é ajudada por uma queda amplamente prevista na inflação da energia. Parte disso é um produto de "efeitos básicos", à medida que o aumento vertiginoso do preço do petróleo no ano passado vai além de mais de 12 meses no passado. Também era previsível a partir do comportamento nos mercados de commodities. Ainda é bem-vindo ver alguma confirmação:



Além disso, o maior item que pressiona a inflação para cima está sob controle, e todos podem ver isso acontecendo em tempo real. A inflação da habitação continuou a subir. Baseia-se em todos os contratos de arrendamento atualmente existentes, quer tenham um mês para correr ou uma questão de anos. As medidas do setor privado de inflação de aluguéis, que olham apenas para novos arrendamentos a cada mês, atingiram um pico aterrorizante no início deste ano e agora estão caindo. O índice mantido pela Zillow já quase se encontrou com a medida do Bureau of Labor Statistics. É justo pensar que esse problema não vai piorar muito a partir daqui:



Então, por que razão este relatório acaba por ser um pouco decepcionante? Os efeitos cobertos até agora já eram amplamente conhecidos, e o mercado os precificou em geral. Os números sobre energia e assim por diante confirmam o que já era esperado e suposto, mas não nos dão evidências sobre áreas de maior incerteza. Uma série de dados fascinante aqui é a inflação de "preços grudentos" (ou aqueles produtos e serviços cujos preços só se movem lentamente). Por definição, movem-se mais lentamente que produtos com preços muito flexíveis, como a gasolina. Mas quando os preços grudentos passam a subir, no entanto, é um sinal de que a psicologia da inflação está se tornando incorporada. E a inflação de preços grudentos ainda é muito alta. Em uma base ano a ano, está entre a maior alta de quatro décadas, enquanto a inflação nos últimos três meses está um pouco menor do que no pico no início deste ano - mas ainda em um ritmo nunca visto em décadas. Quando os preços grudentos se desprenderem, eles continuarão a subir? É uma pergunta crucial, para a qual ainda não temos a resposta:



O mais importante é o equilíbrio entre serviços e bens. A pandemia obrigou muitos de nós a suspender nossos gastos com serviços e, em vez disso, comprar bens. Isso levou a um aumento grande e razoavelmente de curta duração nos preços dos produtos. É reconfortante ver a inflação dos preços dos bens retornando à Terra como esperado. Mas a questão mais importante é se os serviços, uma parcela muito maior da economia do que durante a última grande era inflacionária na década de 1970, verão uma inflação mais alta à medida que a atividade econômica voltar ao normal. E a inflação dos serviços (excluindo os serviços médicos que sofreram algumas mudanças na metodologia) continua a aumentar. É maior agora do que a inflação de bens:




Você não pode categorizar isso como uma grande surpresa ou choque. Mas os fatos permanecem que o curso futuro da inflação de serviços permanece incerto, e que no momento parece muito elevado. Esta rodada de dados confirmou um grupo de esperanças, mas não pôs fim a um grupo rival de medos muito razoáveis.

As evidências sobre a inflação além dos dados do CPI em si também são confusas. A Pesquisa de Expectativas do Consumidor do Federal Reserve Bank of New York, publicada na segunda-feira, mostrou uma redução nas expectativas de inflação de curto e médio prazo, dando suporte à noção de que a inflação está constantemente sob controle. A última pesquisa da Federação Nacional de Negócios Independentes com pequenas empresas sugere que os problemas persistem. Executivos de pequenas empresas dizem que seus preços não estão subindo tão rápido quanto no início deste ano - mas à proporção que relata aumento de preços na verdade aumentou um pouco em novembro em relação ao mês anterior. Enquanto isso, à proporção que relata dificuldade em preencher vagas de emprego, tomada como um indicador-chave de que as pressões do mercado de trabalho podem impulsionar a inflação, quase não é menor do que a alta histórica no início deste ano:



Para ser claro, a direção desta pesquisa, e outras semelhantes a ela, está na direção certa para aqueles que esperam que a inflação fique sob controle. Mas eles ainda não respondem à questão crítica de quanto tempo a inflação permanecerá em níveis mais altos no próximo ano e em 2024.

Há, é claro, uma outra razão pela qual os investidores não reagiram tanto ao CPI, que existe uma decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto na quarta-feira. E não é óbvio como, se esses números mudarão o pensamento do Fed. Um aumento de 50 pontos-base da taxa (não os incrementos de 75 pontos-base que o Fed impôs em suas últimas quatro reuniões) agora parece uma certeza. Mas com um mercado de trabalho forte, o aumento dos preços grudentos e a inflação problemática dos serviços, o comitê estará preparado para prever uma flexibilização significativa no próximo ano em seu "gráfico de pontos" ou previsões? E o presidente Jerome Powell, em sua conferência de imprensa, aproveitará a oportunidade para soar dovish, ou ele se inclinará em uma direção mais agressiva?

Não há muito sentido em especular nesta fase. Basta dizer que os dados da CPI deixaram todas essas questões em aberto, mesmo que fossem inequivocamente positivas. Se a inflação continuar sob controle, mesmo com o resto da economia ainda turbulento, isso pode ser tentadoramente consistente com um "pouso suave" para a economia, que parece mais provável do que há alguns meses. Mas Powell concordará, ou o Fed poderia cometer um erro e empurrar a economia para uma recessão desnecessária, ou poderia permitir que a inflação decolasse novamente?

Segundo a visão de Authers melhor deixar a champanhe na geladeira.

Vou reservar um espaço para sobre o que será publicado e comentado no final da reunião do Fomc hoje à tarde. Do ponto de vista do Mosca, se a atitude dos membros for conservadora, não deveríamos esperar muitas mudanças no tom — afinal, queda de inflação é um processo lento. Não precisamos lembrar ao Fed que no passado a inflação nunca caiu sem que a taxa de desemprego subisse e o nível de juros estivesse no mesmo nível ou superior ao nível da inflação, e nenhum desses dois elementos ocorreram ainda.

No post profissão-decepcionante fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “ A bolsa reagiu conforme o esperado e parece que uma oportunidade de venda poderia surgir mais adiante. No gráfico a seguir apontei esses níveis entre 112.3 mil/112.7 mil” ...




Infelizmente, não foi dada essa oportunidade, pois a queda acabou prevalecendo sem atingir esses níveis. Nesse cenário apresentado, onde o Ibovespa estaria dentro de um triângulo como se pode notar com as linhas em amarelo, poderia se considerar terminado, o que daria espaço para a última alta na onda E, cuja projeção se situa entre 113.3 mil/114.5 mil ou um pouco mais acima em 118.2 mil. Triângulos são desafiadores, tanto na sua extensão como nos níveis, tornando muito difícil executar trades quando estão em andamento, somente tiros de muito curto prazo. Por outro lado, depois de terminada a onda E, podem surgir opções interessantes.



Porém existe uma outra possibilidade que contempla que a queda já está em andamento sem nenhum retrocesso. Essa hipótese foi levantada algum tempo atrás e agora volta a campo. A mesma se encontra a seguir e teria como objetivo final uma queda ao nível aproximado de 87 mil apontados dentro do retângulo.



Importante ressaltar que ambos os cenários projetam uma queda final no mesmo patamar, ao redor de 87 mil, o que diferencia é que no primeiro caso ainda considera uma alta para depois cair e no segundo a queda já está em andamento.

Qual o mais provável? Tenho dois pontos a se observar: olhando internamente as escolhas feitas por Lula, me levam ao segundo caso, pois eles estão sendo muito “competentes” nesse sentido; quem acreditava que o Lula iria mudar? Mudou mesmo, ficou muito mais raivoso, como eu desconfiava, e não está respeitando nenhum acordo anterior como as alianças de centro, está nitidamente à esquerda, como bem pontuou um colega. Observando externamente e se meu cenário de alta prevalecer, pode ser que privilegiaria a primeira opção. Acredito que saberemos em breve.

O Fed elevou a taxa em 50 pontos, até aí esperado, mas os outros parâmetros mostraram que não pretende baixar os juros tão cedo. O mercado teve uma reação mista com uma pequena queda na bolsa e alta nos juros em relação ao antes do anúncio. Tenho a impressão de que o Fed insiste em comunicar que para baixar os juros é necessário: 1 (subir até o nível restritivo), 2 (estabilizar até estar certo de que foi domada a inflação, e isso leva tempo) e 3 (iniciar o processo de queda, o mercado por seu lado quer 1,2,3 de uma vez. Minha conclusão é que os juros dos títulos estão muito baixos. Mais comentários amanhã.

O SP500 fechou a 3.996, com queda de 0,58%; o USDBRL a R$ 5,2799, com queda de 0,26%; o EURUSD a 1,0683, com alta de 0,50%; e o ouro a U$ 1.807, com queda de 0,14%.

Fique ligado!

Comentários