O mercado é sabichão #ouro # gold

 



O meu convívio durante 40 anos no mercado financeiro me assinalou algumas características desse grupo. No início tinha muita dificuldade de entender quem era o mercado: um grupo reunido, cada um por si ...? Com o tempo percebi que é um termo teórico — no fundo é cada um por si, afinal o ganho de um é o prejuízo do outro.

Existem algumas regras implícitas definidas que são seguidas à risca. No passado eram mais necessárias do que hoje, já que grande parte das operações era feita por telefone — em resumo, valia o fio do bigode. Agora, não espere que algum participante te diga a verdade em relação a sua posição a não ser que queria se desfazer dela e precise de novos incautos; também não aconselho ninguém a se colocar contra um movimento nitidamente no sentido inverso.

Porém, neste momento parece que existe uma queda de braço entre os indicadores para a economia americana — e o que o mercado espera dela — e o que o Fed deseja, e aí a brincadeira pode se tornar perigosa. Na época de Alan Greenspan, ex-presidente do Fed, se dizia a frase Don´t fight the Fed, sendo desnecessária qualquer explicação de seu sentido. Será que estamos num momento igual? John Authers, em seu artigo publicado na Bloomberg, define que o mercado está lutando com o Fed por sua conta e risco.

Os investidores não deveriam lutar contra o Fed. É um dos aforismos mais constantes implantados na mente de qualquer investidor que eles nunca devem fazê-lo. Mas à medida que 2022 chega ao fim, parece que o conflito continua intenso. Jerome Powell e seus colegas do Federal Reserve nos disseram que eles estavam mais hawkish do que as pessoas imaginavam, e que o curso projetado das taxas de juros deveria ser ajustado para cima. O mercado respondeu ajustando suas estimativas de taxas ligeiramente para baixo. Que negócio é esse?

A dicotomia básica entre a mensagem que o FOMC queria comunicar e a que o mercado recebeu pode ser ilustrada facilmente. Em seu "gráfico de pontos" – no qual cada membro do FOMC é solicitado a dar uma previsão de onde as taxas dos Fed funds estarão no futuro – as estimativas dispararam em comparação com os últimos pontos publicados em setembro. Os pontos à esquerda são a projeção do FOMC para o final do próximo ano.




Powell se referiu ao gráfico de pontos várias vezes na conferência de imprensa, e muitas vezes queria que todos olhassem para ela. À primeira vista, o Fed ampliou sua retórica hawkish o máximo que pôde sem colocar em risco sua credibilidade.

Agora, aqui está a estimativa do mercado futuro do Fed para onde as taxas estarão no final do ano, conforme calculado pela função Probabilidades da Taxa de Juros Mundial da Bloomberg. Começa imediatamente após a publicação do gráfico de pontos de setembro:



As expectativas de taxa pouco mudaram após essa notícia e são pouco mais altas do que há três meses. Isso é diretamente contrário à orientação clara do Fed e sugere que os operadores pensaram que poderiam completamente ignorar com segurança o gráfico de pontos.

É verdade que as condições financeiras, amplamente interpretadas, diminuíram significativamente nos últimos meses, e que isso tem muito a ver com a recuperação do mercado de ações. É assim que a própria medida de condições da Bloomberg (onde números mais baixos significam condições mais apertadas) se compara ao S&P 500:



A dança dos bancos centrais e dos mercados é sempre complicada. Os mercados podem criar sua própria realidade. Há também um legado de muitos anos no período pós-Crise Financeira Global, quando o gráfico de pontos previa continuamente taxas mais altas contra as quais os mercados sempre apostavam e sempre ganhavam. Mas o problema para todos continua sendo que uma inflação séria está de volta pela primeira vez em quatro décadas, e há uma falta de precedentes confiáveis. Com o mercado de trabalho aparentemente impermeável a todo o aperto monetário que já aconteceu, parece fácil para o Fed continuar apertando e perigoso para os investidores apostarem contra ele.

Em suma, entendo os argumentos para não levar Powell a sério, mas, no geral, não os aceito. Se o Fed cometer um erro, vai errar para cima e não para baixo, e todos devem trabalhar com essa suposição. Agora é ver se o Banco Central Europeu e o Banco de Inglaterra têm melhor sorte em transmitir as suas mensagens...

É uma aposta perigosa por basicamente dois motivos: o primeiro é o que se o mercado estiver errado e, nos níveis em que se encontram as taxas de juros dos títulos mais longos, a aposta levaria a uma segunda rodada de perdas no estoque de quem detêm ( a primeira ocorreu durante este ano); o segundo é que, mesmo o mercado estando certo, o mercado pode demorar mais tempo que o desejado, nunca é bom esquecer a famosa fase de Keynes: O mercado (no caso o Fed) pode ficar irracional mais tempo do que você pode ficar solvente.

- David, você está sugerindo que se aposte contra o mercado?

Não mesmo! O que venho repetindo é que o Mosca está agnóstico e vai reagir conforme os dados sejam publicados.

O gráfico a seguir talvez seja o motivo pelo qual o Fed está bastante cauteloso. Hoje todos sabem o que ocorreu nos anos 70 pela quantidade de publicações sobre o assunto, é verdade que ler é diferente de viver. Na ilustração, é feita uma sobreposição entre o que ocorreu naquela época e hoje, e me parece que o que o Fed quer evitar a qualquer custo a volta da inflação (1977) depois que parecia ter sido vencida.




No post menos-fundamento-e-mais-gráfico fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” O ouro resolveu estacionar dentro do intervalo que eu havia indicado deixando a porta aberta para qualquer possibilidade – alta ou baixa. Vou especular uma possibilidade expressa a seguir em amarelo. Não que eu me interesse em algum trade, mas quem sabe se os preços forem convidativos.” ...



Eu resolvi alterar a contagem de ondas desde a última publicação e é possível que o ouro complete 5 ondas em breve onde atingiria o nível de U$ 1.844. Mas é necessário que complete as 5 ondas pois como poderão observar no gráfico a seguir essa alta pode ser uma correção que vai dar espaço para a continuidade da queda.



Qual o plano? Parece que a onda 3 em verde terminou e agora está no processo de queda que deveria levar o metal a U$ 1.749/U$ 1.741 para depois subir ao nível apresentado acima. O que não pode acontecer? Negociar nem um centavo abaixo de U$ 1.729,39 1 . Se tudo isso ocorrer de acordo com o planejado acima vou me envolver na compra quando ocorrer a correção desse último movimento.

1 Existe uma outra possibilidade de alta, mesmo com a violação acima, que se denomina de Leading Diagonal, mas vou deixar de lado essa hipótese agora.  

O SP500 fechou a 3.895, com queda de 2,49%; o USDBRL a R$ 5,3130, com alta de 0,65%; o EURUSD a 1,0620, com queda de 0,57%; e o ouro a U$ 1.766, com queda de 1,70%.

Fique ligado!

Comentários