Dirigindo sem Waze #Ibovespa


Vocês já pensaram se hoje em dia não existisse o Waze? Seria impensável voltar a pesquisar no anuário de ruas que era vendido nas bancas de jornais – conhece esse local ou você é tão jovem nem sabe onde fica? Era um parto fazer seu trajeto de um local a outro principalmente se esse percurso era contido em diversas páginas. E se de repente você percebia que pegou a rua errada, era um inferno!

O novo governo está anunciando em dose homeopática seus 37 ministros. Qualquer livro básico de administração alerta que ter mais do que 7/8 colaboradores vira uma bagunça, imagina 37! Se todo dia conversar com um se passará praticamente 60 dias corridos para rever o primeiro da lista. Para um presidente que negocia com políticos, judiciário além da política externa sou capaz de apostar que alguns deles serão totalmente esquecidos.

O ministro das finanças, Fernando Hadad, que mal e mal deve conhecer a lei da oferta e procura, segundo suas próprias palavras, como poderá administrar as finanças do Brasil? Um país tão complexo num cenário externo desafiador, níveis de juros locais altíssimos, dívida pública crescendo em progressão geométrica, sem um base sólida de conceitos econômicos? Só vejo duas maneiras: a primeira vai fazer uma série de besteiras e a outra ficará na mão de algum burocrata de sua equipe.

Até agora o governo não divulgou seu plano econômico, sou capaz de arriscar que ninguém tem ideia do que fazer e preferem ir tocando o barco ao estilo “gerentão” de bar. Por outro lado, Lula quer gastar, e de onde virão os recursos não é problema seu, da mesma forma inconsequente que Gilmar Mendes decidiu tirar o Bolsa Família do orçamento, tenho quase certeza de que ele pensa da mesma forma.

Então, nos encontramos nessa situação no novo governo que não sabe como usar o “Waze econômico” para guiar um país, e simplesmente preferem dirigir a moda antiga, ir perguntando de esquina em esquina como chegar nem sabem para onde! Um país não quebra, vai piorando lentamente, e nosso caso, com um Banco Central muito restritivo podemos desembocar num cenário onde o Lula puxa de um lado gastando e Roberto Campos puxa do outro subindo os juros, o que levaria o país a uma recessão brutal. O gráfico a seguir mostra como o Brasil se encontra em relação aos outros países emergentes em sua política monetária.



No post lula-de-novo fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “O objetivo da retração que se iniciou em janeiro aponta para o nível entre 89mil e 83 mil, uma queda nada desprezível de 20%, e caso não pare nessa região, novas mínimas deverão ser calculadas. A onda B em amarelo pode terminar sempre antes ou depois do que é o mais esperado” ...



Como sempre o Ibovespa não fornece sinais claros para que se possa fazer uma previsão mais assertiva, mas não adianta reclamar. Sendo assim, minhas previsões têm que ter uma postura de mais curto prazo. Com esse enfoque visiono dois cenários opostos para o Ibovespa, o primeiro, que é de minha preferência, se encontra a seguir.



Existe uma configuração técnica denominada de ombro – cabeça – ombro, a razão é de certa forma intuitiva contendo uma alta (ou baixa) circunscrita por duas outras de menor altura. No gráfico acima estão grafadas pelos pequenos semicírculos em branco. Essa configuração é acionada quando as cotações rompem a reta traçada em verde e o objetivo passa a ser uma distância entre o pico de alta e essa reta.

- David, não me interessa esses detalhes você é bem pago para entender disso. Vamos ao que interessa!

Entendo, tem razão! Nesse caso, a bolsa deveria atingir o nível de 87 mil ao redor do final de 2023, só depois disso podemos vislumbrar alta que atingiria novas máximas.

No outro caso que contempla uma alta, a onda (2) pode ter terminado e o Ibovespa estaria entrando num ciclo que nos levaria a níveis bem superiores aos atuais, praticamente dobrando num período de alguns anos.



Para quem possa a acompanhar meu raciocínio se fixe incialmente na linha pontilhada em azul que seria o movimento esperado para 2023, onde o objetivo seria ao redor de 150 mil. Num prazo mais longo a trajetória seria a da linha laranja.

- David legal o que eu faço com essas previsões?

Por enquanto nada, não tenho nenhuma sugestão agora. Posso adiantar que no cenário mais construtivo algumas conquistas deverão ocorrer enquanto no primeiro parece estar em andamento. Te sugiro continuar seguindo o Mosca (marketing! Hahaha ...)

Peço encarecidamente que ninguém compartilhe com o Lula esse material pois ele poderá acreditar que é fricote do pessoal da Faria Lima, haja visto que, o Mosca projeta que a bolsa vai dobrar de preço – para as pessoas normais podem compartilhar à vontade.

O SP500 fechou a 3.878, com alta de 1,49%; o USDBRL a R$ 5,2020, sem variação; o EURUSD a € 1,0610, com queda de 0,10%; e o ouro a U$ 1.814, com queda de 0,13%.

Fique ligado!

Comentários