2023 o ano do bicho papão # bitcoin #SP500 # nasdaq100



Nos mercados existe um comportamento de certa forma padronizado. Assim como dizia meu ex-sócio, Emir Capez, se o mercado está subindo vai subir mais e se está caindo vai cair mais. Nenhum ser humano gosta de incertezas muito menos os mercados, desta forma, o mais “seguro” é raciocinar na continuidade.

Não preciso ficar repetindo que o ano de 2022 foi um horror. Diferentemente de 2019 onde nada deu prejuízo este ano nada deu lucro, como a ilustração a seguir mostra. Só deu lucro quem deixou os recursos em caixa, e quem nem lucro foi se considerar a alta da inflação.



Venho enfatizando a quantidade de artigos que projetam a economia americana entrando em recessão no próximo ano. Tudo isso me deixa desconfiado pois se todo mundo acredita já tomou as devidas providências para enfrentar esse período. Será que as bolsas irão cair por conta disso? Como venho repetindo ad nauseam permaneço agnóstico e vou reagir conforme os dados confirmarem ou não. A charge de hoje espelha bem a situação em que todos tem receio de olhar para o próximo ano como fosse aparecer um bicho papão.

Resolvi encaixar o bitcoin em conjunto com as previsões das bolsas americanas uma vez que, ultimamente está com uma correlação elevada com as mesmas. No post boia-furada fiz os seguintes comentários: ... “ Minha contagem preferida aponta para uma queda até o nível de U$ 30 mil para em seguida ocorrer uma alta, cujo objetivo se situa entre U$ 120 mil e U$ 140 mil” ...




Minha contagem preferida foi para o espaço no meio do ano quando o bitcoin rompeu a casa dos U$ 20 mil, ultrapassando o que seria de bom tom se esperar, dai em diante buscou se aguentar até que o escândalo do BTX eclodiu levando para o nível de 15 mil. A leitura das cotações leva a formação de 5 ondas de queda. Desta forma, mudei minha previsão de alta para a criptomoeda mais badalada.



Durante 2023 o bitcoin deveria atingir uma mínima ao redor de U$ 10 mil onde a onda (A) em azul deve terminar, em seguida se pode esperar uma alta que levaria a algum nível compreendendo dentro do retângulo acima U$ 39 mil/U$ 46 mil/U$ 56 mil. Quando terminar a onda (B) em azul dará sequência a uma nova queda a níveis próximos de seu lançamento.

Notem que existe uma pré-condição para que esse cenário não concorra com o antigo, do qual venho repetindo seguidamente, ultrapassar a marca de U$ 13.895, pois mesmo com uma chance pequena, não posso descartar a opção anterior (que levaria o bitcoin acima de U$ 100 mil).

As bolsas americanas continuaram nesse ano a observar o fluxo de recursos para os fundos indiciais em detrimento dos fundos ativos, sendo que esse último atingiu um dos maiores resgates da história, revertendo as entradas que ocorreram durante a pandemia. Parece que mais e mais os investidores estão preferindo os fundos com custos menores evitar o risco de seu fundo ficar abaixo do seu benchmark.



Os analistas de bolsa que trabalham com o cenário de recessão calculam que os lucros estimados para as empresas ficarão muito abaixo, e mais, indicam que as bolsas não precificaram essa condição como relata Sagarika Jaisinghani na Bloomberg.

As ações dos EUA estão prontas para seu pior ano desde a crise financeira global e, de acordo com o estrategista do Morgan Stanley, Michael Wilson, os lucros corporativos estão prestes a ter o mesmo destino.

Uma recessão de lucros iminente "por si só poderia ser semelhante ao que aconteceu em 2008/2009", disse Wilson. Isso poderia desencadear uma nova baixa no mercado de ações que é "muito pior do que a maioria dos investidores está esperando", escreveu ele em uma nota.

"Nosso conselho – não assuma que o mercado está precificando esse tipo de resultado até que realmente aconteça", disse Wilson.

O estrategista - um forte baixista das ações que previu a queda deste ano - disse que, embora a inflação tenha começado a diminuir a partir de máximas históricas, os sinais recentes de enfraquecimento da economia dos EUA são preocupantes.




No post tropeço-no-caminho fiz os seguintes comentários sobre o SP500 e nasdaq100: ... “ o SP500 deveria continuar subindo até o 2° quadrimestre de 2021 para atingir 5.500 não custa enfatizar que tanto as datas como os níveis estão sujeitos a modificações, mas não a direção. O problema vai surgir depois dessa onda 1 em laranja terminar. Em seguida se espera uma retração de todo o movimento desde a mínima de março de 2020” ...




Qual foi o erro cometido? Na verdade, não se pode considerar um erro haja visto que o final da onda (1) em laranja acabou terminado antes do que o esperado. O último dia de alta foi 04/01 e daí em diante uma correção complexa começou a se desenvolver.

O que podemos esperar para o próximo ano? Tenho dois cenários que no final contemplam uma alta, no primeiro já estaria em curso a alta enquanto no segundo ainda uma nova mínima ocorreria. Em ambos os casos a onda V em verde estaria se desenvolvendo segundo a forma de ending diagonal o que implica num movimento tortuoso o que conjuga bem com a situação vivida.

No gráfico a seguir, não é claro se realmente a onda (A) em azul será sacramentada desta forma, está aí como uma possibilidade. O objetivo da onda (3) em amarelo seria ao redor de 5.800 e provavelmente consumiria todo o ano. Agora imaginem chegar ao final de 2023 com uma alta do SP500 de 50%, inimaginável observado de hoje.



No cenário alternativo uma queda ao nível de 3.300/3.200 deveria ocorrer no primeiro trimestre onde aí sim complementaria a onda (2) em azul, depois o que está descrito acima ocorreria defasado de um trimestre a frente. Outra alteração seria no nível atingindo na onda (3) em azul ao redor de 5.200



Em relação a nasdaq100 no mesmo post acima fiz as seguintes considerações: ... “Aproximadamente na mesma época, ao redor do 2º quadrimestre, a nasdaq100 deverá atingir seu pico ao redor de 20.000 para só então um movimento de correção começar a tomar pulso” ...




As considerações elencadas acima para a previsão do SP500 são validas aqui também, e da mesma forma a nasdaq100 apresenta duas possibilidades que contemplam uma alta no final. No caso em que a alta está em curso, a bolsa deveria atingir o nível de 25 mil no final do ano contemplando uma apreciação de 32% conforme apresentado a seguir na onda (3) em laranja.

 


Em relação a alternativa em que a nasdaq100 ainda teria uma nova queda a realizar para completar a onda (2) em laranja devendo atingir 9,5 mil. Ao terminar ocorreria um movimento de alta cujo objetivo da onda (3) em laranja seria ao redor de 24 mil.



Em relação a retornos eu havia comentado que estaria publicando um gráfico que para mim é o que importa para analisar um investimento. Esse gráfico foi construído levando em consideração o retorno de um dia específico em relação a cotação na mesma data de um ano antes. O que se pode observar? Até 03/21 o retorno feito em qualquer dia obteve um resultado entre 0% e 20% com raras exceções no final de 2018 e março de 2020 onde ficou negativo, no lado positivo ocorreu logo antes da pandemia. Podemos concluir que nesse período quem investiu na bolsa obteve um retorno estável. Já no período posterior a 03/21 depois de uma alta expressiva por conta da queda oriunda da Covid atingiu uma máxima superior a 60% em junho/21, daí em diante a configuração se alterou significativamente com o que ocorreu antes acarretando retornos consistentemente declinante.


Agora vejam a publicação anual



 

 

 



Vocês acham que existe alguma semelhança entre o que ocorreu e a tabela acima?

O SP500 fechou a 3.821, com alta de 0,10%; o USDBRL a R$ 5,1991, com queda de 1,77%; o EURUSD a 1,0626, com alta de 0,20%; e o ouro a U$ 1.818, com alta de 1,72%.

Fique ligado!

Comentários