Previsões de final de ano #EURUSD

 


Nesta época do ano divulgam-se centenas de projeções de tudo — PIB, inflação, bolsa, câmbio e qualquer outro mercado que está sujeito a flutuações. Esse é o 11º ano em que o Mosca é publicado, e os leitores devem estar cansados de saber que não gosto disso, acho que é uma forçada de barra1. A razão para entender essa atitude nos leva à teoria comportamental. A passagem do ano velho leva à esperança de que o ano que se inicia será melhor do que o ano que termina. A troca de algo sabido (ano velho) por algo novo, melhor.

Mesmo que a maioria acredite que haverá recessão nos EUA no próximo ano, existe uma esperança de que não vá ocorrer. John Authers relata muito bem na Bloomberg essa minha percepção.

1 Vou acrescentar um histórico produzido por meu associado Dwek:

“o apreço por efemérides (essas datas comemorativas, aniversário, comemorações etc.) é um resquício de superstições antigas que ainda perduram, não muito diferente do amor pela astrologia, e vem provavelmente do nosso passado agrícola, onde os ciclos da natureza determinavam, eles sim, a renovação da própria sobrevivência do grupo. Prever a próxima colheita era fundamental, rezar por ela também (já que ninguém comandava a natureza), e principalmente convencer o pessoal da veracidade da previsão (para o pessoal trabalhar com entusiasmo). Por isso que as festas religiosas seguem o ciclo agrícola. Nos dias de hoje, se fixar em efemérides é no mínimo uma limitação de raciocínio, quando muito serviria para atender clientes ligados nessas datas. O certo seria fazer previsões quando ocorrências mais significativas aparecessem, para indicar correções de rumo”

Época de festas: o calendário manda tomar cuidado

O Natal está chegando, o peru está engordando e, em todo o mundo financeiro, os analistas estão publicando suas previsões para 2023. Muitas das pesquisas produzidas nesta época do ano são genuinamente interessantes, e as equipes muitas vezes se beneficiam da disciplina de serem forçadas a colocar suas suposições no papel e chegar a uma previsão. Isto posto, ainda não há muito sentido no exercício – porque é motivado pelo calendário.

O planeta leva 365 dias para circundar o sol, e é compreensível que um ano seja uma unidade importante para muitos de nós. Mas não está claro se alguém deve se preocupar muito com o que acontecerá exatamente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. São datas arbitrárias. Mesmo que você esteja correto em suas previsões para daqui a 12 meses, você ainda pode estar muito errado.

Para ilustrar anexo o gráfico do mercado de petróleo. A partir do fechamento de terça-feira, os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate estão pouca coisa mais baixos do que estavam em 1º de janeiro, enquanto os futuros do petróleo Brent devolveram quase todos os seus ganhos. Um analista de energia que previu um ano bastante monótono e chato para o mercado de petróleo, com os preços terminando o ano muito onde começaram, estaria certo. Só que isso só funcionou porque os choques maciços e em grande parte imprevistos da invasão da Ucrânia pela Rússia e os lockdowns draconianos da Covid-Zero da China em grande parte se compensaram. Ambos pareciam improváveis quando o ano começou; nenhum dos dois pode ser chamado de "cisne negro". Alguém que não levou em conta esses possíveis choques não se preparou realmente para as emoções e derramamentos de 2022, mesmo que sua previsão final parecesse boa:

 


As chances são de que qualquer um que estava certo sobre o petróleo este ano estava certo pelas razões erradas. Mas a inutilidade de basear todas as suas tentativas de previsão em um ano fiscal fica mais clara quando nos movemos para o mercado de ações.

Analistas e estrategistas do mercado de ações são criticados na mídia (por mim e muitos outros). Normalmente, os analistas de grandes empresas do lado da venda divulgarão suas previsões para o próximo ano, tanto para os lucros corporativos quanto para o nível do índice ou preço das ações. Isso faz sentido, pois em última análise, são os ganhos futuros de uma empresa que você compra quando compra uma ação.

Aneet Chachra da Janus Henderson, cujo trabalho sobre isso já apareceu antes em Points of Return, mostrou que as previsões para os níveis do índice tendem a ser descontroladamente dispersas – e imprecisas. Mas seu trabalho mais recente mostra que os analistas realmente fizeram um bom trabalho ao prever os lucros corporativos para este ano. A parte triste é que isso não lhes fez bem. Para citar Chachra:

Estrategistas estimaram que os ganhos do Índice S&P 500 para 2022 subiriam cerca de 10% em relação ao ano anterior. É extraordinário que, apesar da alta volatilidade, os lucros reais provavelmente estejam apenas um pouco abaixo das previsões do início do ano.
No entanto: Saber o crescimento dos lucros do próximo ano com antecedência fornece notavelmente pouca visão sobre qual será o retorno do preço das ações do próximo ano. A queda nas ações em 2022 não foi sobre ganhos, mas sim múltiplos, que diminuíram substancialmente.

Não se trata de uma aberração de um ano. Neste gráfico de dispersão, Chachra mapeou a variação dos ganhos a cada ano civil com a mudança no preço do índice. A correlação é incrivelmente baixa com um R-quadrado de 2%. Em outras palavras, saber exatamente quais serão os ganhos em 2023 ainda não diz quase exatamente nada sobre como o mercado se sairá:




No longo prazo, as ações de fato tendem a valer o valor acumulado de todos os seus ganhos. No curto prazo, quase não há conexão alguma. Os investidores tentam ajustar o múltiplo que pagam por esses lucros para levar em conta outras variáveis em mudança, como taxas de juros, riscos geopolíticos ou perspectivas para a macroeconomia. De vez em quando, eles serão tomados pela exuberância irracional ou pelo desânimo igualmente irracional. Eles tentarão se adaptar a prováveis mudanças de curto prazo nos ganhos e, ainda mais importante, a mudanças de longo prazo. Um gráfico de ganhos ao longo do tempo é uma linha diagonal constantemente inclinada para cima, com pequenas quedas muito ocasionais durante recessões. Um gráfico de múltiplos é muito diferente. O gráfico a seguir mostra a relação preço-lucro para o S&P 500 desde 1970, com base nos ganhos dos últimos 12 meses e na média dos ganhos de 10 anos, desenvolvidos e popularizados pelo professor Robert Shiller, da Universidade de Yale, por seu múltiplo CAPE (Ganhos de Preço Ajustados Ciclicamente). Ambos são muito mais variáveis do que os ganhos. O CAPE, projetado para capturar como o mercado está lidando com tendências de longo prazo, é tranquilamente o mais variável dos dois.




Para onde vamos a seguir? A julgar por números compilados pelo meu colega Lu Wang, a dispersão nas estimativas para o próximo ano é a mais alta em mais de uma década. Este gráfico mostra o spread entre as estimativas mais altas e mais baixas de 2008:




(Se você quiser um ponto positivo, note que 2009 foi o único ano anterior com uma dispersão ainda maior do que 2023, e rapaz, esse ano funcionou bem no final; foi o ano da grande recuperação pós-crise.) Menos encorajador, mesmo em 2009, a expectativa média era de que as ações ganhassem. Mesmo que tenham vendido ações este ano, o que deve prepará-las bem para 2023, Lu Wang mostra que este é o primeiro ano deste século em que os estrategistas previram um declínio sem reservas:




É possível que eles estejam corrigindo demais os eventos deste ano. Também é possível que eles não saibam onde o mercado estará em 31 de dezembro do próximo ano. Peça aos estrategistas uma análise de cenário, ou uma previsão para daqui a cinco anos ou 10 anos, e isso pode ser mais útil para nós. Do jeito que está, as principais mensagens, eu sugeriria, são:

  1. Prever os lucros corporativos não é tão difícil.
  2. Prever um nível de índice em uma data específica no futuro é impossível.
  3. A incerteza está maior do que em qualquer outro momento desde o pior da Grande Crise Financeira.
  4. A negatividade em relação ao mercado de ações também é a maior desde 2000, período em que duas bolhas estouraram.

Passei grande parte do ano passado alertando que as ações dos EUA parecem superestimadas. Tenho que admitir que, se há algo para dar motivo para mais confiança, é o fato de que os analistas bem conhecidos de repente se tornaram negativos de forma inédita. Pelo menos nos próximos 12 meses. Se é que vale alguma coisa.

Entrando em 2023

Uma previsão para 2023 parece ser quase um artigo de fé universal neste momento: os EUA cairão em recessão. Mas isso realmente não ajuda muito. O que precisamos saber agora é quanto tempo e quão profunda será a desaceleração.

Isso propagou seu próprio vocabulário, muitas vezes inadequadamente definido. Como você gostaria de sua recessão: feijão-com-arroz, trivial, macia ou suave, mais pronunciada e dura? Todos esses termos abundam na literatura, e não está claro o que qualquer um deles significa. Uma frase, no entanto, se destaca: recessão contínua.

Para Liz Ann Sonders, estrategista-chefe de investimentos da Charles Schwab & Co., é precisamente isso que a economia está vendo, e o melhor caso para o próximo ano é que a economia continue, bem, passando por uma recessão. Esse é o ponto principal que ela faz em sua prévia de 2023, escrito com Kevin Gordon:

Embora a dor em diferentes segmentos da economia se estenda por um longo período, você tem compensações positivas em relação às áreas em que há fraqueza ... Então, bolsos diferentes estão se machucando em momentos diferentes indo em seus próprios pequenos mercados de baixa, mas você teve força contrária em outros lugares.

Sua noção de uma recessão "rolante" é uma desaceleração setor a setor, em vez de uma grande recessão em que tudo entra em colapso. Por enquanto, a habitação, o automóvel, a indústria transformadora e a confiança do consumidor permanecem firmemente em território recessivo, enquanto o resto, incluindo o financeiro e a energia, não estão. (Dito isto, os riscos de problemas à frente para a energia e para os financeiros, à medida que os preços do petróleo caem e as taxas de juro aumentam, são muito reais, pelo que existe o risco de que uma recessão possa vir para esses setores no devido tempo.) Para Sonders, uma série de crises pode ser vantajosa. Que classe de ativos prenunciou isso melhor? Ações, que ela acha "um tanto típicas":

No ano passado, quando você olha apenas para o desempenho do índice em 2021, parecia que era um mercado incrivelmente forte, que no nível do índice era mesmo... No entanto, sob a superfície, havia muito mais fraqueza do que você teria notado se estivesse apenas olhando para o índice. Simplesmente aconteceu de forma contínua.

Grande parte desse padrão continuou em 2022, embora desta vez no contexto de um índice geral em declínio acentuado. Neste momento, mais um rali incipiente está sendo reprimido. As ações dos EUA terminaram a terça-feira mais lentas após um coro de alertas de executivos de Wall Street. O Nasdaq 100, pesado em tecnologia, caiu 2% depois que uma queda em gigantes como Apple e Microsoft pesou muito no mercado, enquanto o indicador de referência teve sua quarta perda consecutiva.

 



Como muitos outros, Sonders está se preparando para mais crises de fraqueza no mercado de ações. Se alguma coisa, ela observa a mudança na liderança de nomes de mega-capitalização (particularmente a plataforma de internet "FANGs") para o que ela chamou de "ações médias". A volatilidade continuará enquanto se aguarda mais clareza sobre se a inflação está se aproximando da meta do Fed.

As empresas de tecnologia viram uma enorme mudança este ano, da avaliação à força de trabalho. Uma após a outra, o que pareciam ser empresas intocáveis, incluindo o Twitter, a Meta Platforms, controladora do Facebook, e a Amazon.com, reduziram a equipe enquanto lidam com taxas de juros mais altas e um recuo nos gastos do consumidor.

Com menos de 20 dias de negociação restantes no ano, Sonders encontrou uma relação bastante direta entre os rendimentos dos títulos de 10 anos e o S & P 500, uma correlação que virou 180 graus nas últimas duas décadas ou mais. O culpado: o aumento da inflação.



Com tudo isso dito, as perspectivas para o próximo ano são tão sombrias quanto muitos em Wall Street preveem? Além da última reunião de política monetária do Fed para 2022, que chegará na próxima semana em um golpe duplo no dia seguinte à última impressão de inflação, o ano está praticamente feito à parte dos observadores de Wall Street preenchendo o vazio com previsões terríveis. Embora Sonders tenha dito que não gosta de olhar para a economia em termos rígidos de calendário, ela acha que as coisas parecerão melhores no segundo semestre de 2023.

Eu acompanho há pouco tempo John Authers, mas posso dizer que ele é o analista que mais me agrada da Bloomberg. Esse artigo combina bastante com minha visão sobre as previsões de final de ano. Ele como macaco velho já deve ter entrado em muitas frias no passado por ter seguido alguma projeção que não deu certo.

Eu ainda reforço um outro aspecto ao qual parece que os analistas e gestores dão pouca importância. O retorno dos índices é medido no último dia do ano para construir as tabelas contendo o retorno histórico. Mas eu pergunto: quem investe no último dia do ano? Acho que ninguém, pois o investimento é feito durante o ano, sendo assim é bem mais útil um gráfico diário que verifica qual o retorno entre hoje e 365 dias antes. Desta forma, fica mais real e cada um pode comparar com o que ocorreu consigo. Estou pedindo para providenciar esse estudo, e assim que tiver publico aqui. Estou curioso para o que ocorreu esse ano.

Para terminar esse assunto recebi há pouco o resultado de uma pesquisa efetuada pelo Deutsche Bank com seus clientes na maioria investidores profissionais. O resultado está expresso no gráfico a seguir. As barras em cinza referem-se ao resultado realizado no ano passado contendo a resposta à pergunta: qual será a variação do SP500 no ano seguinte. As barras azuis correspondem a resposta parcial pois a pesquisa ainda está em andamento. Importante notar que esse resultado contempla 400 respostas.



Eu demarquei com o símbolo em vermelho onde o SP500 estaria caso o ano terminasse agora – 17,5%. Notem que esse nível não corresponde a 2% das repostas do ano passado. Para 2023 o resultado está mais abrangente, entre – 10% e + 10% correspondendo a 75% do total das respostas. Traçando a linha no 0% as respostas estão equilibradas para os dois lados, um pouco mais para o lado negativo, apontando a indefinição que venho comentando. Garanto que no final do próximo ano não vai acontecer a disparidade desse ano.

No post http:/menos-fundamento-e-mais-gráfico fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ... “ O ouro resolveu estacionar dentro do intervalo que eu havia indicado deixando a porta aberta para qualquer possibilidade – alta ou baixa. Vou especular uma possibilidade expressa a seguir em amarelo. Não que eu me interesse em algum trade, mas quem sabe se os preços forem convidativos” ...



Mudei de ideia simplesmente porque o mercado me apontou para outra hipótese. O que acabou ocorrendo é que o metal completou 5 ondas “bonitinho” como no livro texto, sendo assim, vesti o chapéu de alta e vou procurar um ponto de entrada. Conforme destacado no retângulo a seguir meu interesse em compra vai se situar entre U$ 1.733/U$ 1.709/U$1.687.

- Opa David, finalmente estamos entrando no objetivo que você tanto vem esperando de U$ 2.400?

Um passo de cada vez, primeiro vamos esperar a complementação da onda 2 que deve estar em curso, depois entra na fase mais importante, quando a provável onda 3 estiver em curso, lá vamos saber se o objetivo de U$ 2.465 é para valer agora, ou esse movimento ainda faz parte da interminável correção que se iniciou em agosto de 2020!



O SP500 fechou a 3.963, com alta de 0,75%; o USDBRL a R$ 5,2253, com alta de 0,39%; o EURUSD a € 1,0554, com alta de 0,47%; e o ouro a U$ 3.969, com alta de 0,83%.

Fique ligado!

Comentários