O mercado é impiedoso #SP500

 


Antes de iniciar o assunto de hoje, vale o comentário sobre a publicação do índice de inflação CPI, cujo resultado veio abaixo das expectativas e gerou uma onda de otimismo nos mercados, como relata Gwynn Guilford no Wall Street Journal.

Os preços ao consumidor subiram no mês passado no ritmo mais lento em 12 meses desde dezembro de 2021, fechando um ano em que a inflação atingiu o nível mais alto em quatro décadas e desafiou a capacidade do Federal Reserve de manter a economia dos EUA nos trilhos.

O Departamento do Trabalho disse na terça-feira que seu índice de preços ao consumidor subiu 7,1% em novembro em relação ao ano anterior, uma queda acentuada em relação aos 7,7% em outubro - com base em uma tendência de aumentos moderados de preços desde o pico de 9,1% de junho.

O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos, subiu 6% em novembro em relação ao ano anterior, diminuindo de uma alta de 6,3% em outubro. O aumento de 6,6% de setembro foi o maior salto desde agosto de 1982.



Os preços diminuíram significativamente em uma base mensal. O CPI subiu 0,1% em novembro em relação ao mês anterior, ante 0,4% em outubro. O núcleo subiu 0,2% em novembro, ante 0,3% em outubro e 0,6% em agosto e setembro.

O Fed elevou sua taxa de juros de referência este ano no ritmo mais rápido desde o início da década de 1980 para combater a inflação. Espera-se que anuncie na quarta-feira um aumento de 0,5 ponto percentual, elevando as taxas para uma faixa entre 4,25% e 4,5%, o nível mais alto desde dezembro de 2007.

Amanhã devemos ter informações mais detalhadas desses dados, embora seja inegável que retirou a pressão sobre o Fed no curto prazo. Por outro lado, não acredito que a autoridade monetária reaja de forma abrupta na reunião de amanhã, mas sem dúvida esse dado será mencionado na ata. As bolsas sobem mais de 3% na abertura enquanto o título de 10 anos recua 16 pontos, situando-se em 3,47%. Já no Brasil, não fosse esse dado positivo, a bolsa estaria em queda, dada a decepção em relação aos nomes que o novo governo está anunciando, mas esse é um assunto para os próximos dias.

No ano passado, quando o mundo acreditou que havia uma mudança de atitude por conta da Covid, as empresas de tecnologia tiveram uma aceleração expressiva do movimento de alta. Uma das gestoras que se destacou naquele momento foi Cathie Wood, com seu fundo ARK Innovation. O Mosca publicou dois posts a-mulher-maravilha e mulher-maravilha-2.0. Naquele momento, tudo parecia caminhar nesse sentido.

A tecnologia é sem dúvida um fator que irá ocasionar mudanças substantivas por ser uma força deflacionária, mas em que prazo? Depois da abertura da economia, os consumidores optaram por uma mudança de atitude, premiando os bens duráveis em detrimento dos serviços. Essa mudança, acoplada aos problemas da cadeia produtiva e à alta das commodities, quebrou uma tendência de longo prazo. Notem a seguir a comparação do preço dos bens comparados ao preço dos serviços.



Bem, o que isso tem a ver com a Cathie Wood e seu fundo? Ela continua com a mesma visão que guiou seus investimentos desde o início, e essa atitude talvez possa colocar em risco seu negócio — que chegou a ser muito grande —, pois os investidores estão perdendo a confiança nela, como relata Jack Pitcher no Wall Street Journal.

Investidores que compraram na queda os ETFs da ARK Innovation de Cathie Wood foram punidos este ano. Alguns finalmente parecem estar perdendo sua convicção.

As ações do fundo, um favorito da era da pandemia, em grande parte composto por empresas de tecnologia não lucrativas e orientadas para o crescimento, caíram 63% este ano. Enquanto o índice S&P 500 subiu 12% desde meados de outubro para reduzir suas perdas de 2022 para 16%, o principal fundo de Wood está pairando perto de uma mínima de cinco anos.

Os investidores que atendiam a um grito de guerra "compre na queda" despejaram dinheiro no fundo em cada um dos primeiros cinco meses do ano – um líquido de US $ 1,89 bilhão – à medida que os mercados caíam. Desde então, seu entusiasmo diminuiu. Eles retiraram dinheiro em três dos seis meses seguintes, ou US$ 76,5 milhões líquidos, de acordo com a FactSet. Somente em 30 de novembro, eles sacaram US $ 146 milhões, o que ficou entre as maiores saídas de um dia do ano.

Os investidores resgataram ações de crescimento e outros ativos especulativos em massa este ano. Em um ambiente de rendimento crescente em que de repente eles têm opções para obter retornos com pouco risco, muitos estão perdendo o apetite por empresas que perdem dinheiro prometendo a chance de retornos no futuro.

As três maiores participações no fundo – que é conhecido por seu símbolo ARKK – são a Zoom Video Communications Inc., Tesla e Exact Sciences Corp., empresas que Wood disse terem o potencial de mudar o mundo.

As ações da Zoom e da Tesla perderam cerca de metade de seu valor este ano, enquanto a Exact Sciences, fornecedora não lucrativa de ferramentas de rastreamento e diagnóstico de câncer, caiu 42%. Wood também tem sido uma defensora do bitcoin, que caiu cerca de 75% em relação ao seu pico de novembro de 2021.

Apostas semelhantes renderam enormes recompensas no ambiente de taxas baixas de 2020 e 2021. As ações da ARKK mais do que dobraram em 2020 antes que as preocupações com a inflação – e a perspectiva de taxas mais altas – interrompessem seu avanço.

"A aposta era que o dinheiro livre duraria indefinidamente, e não parece ter havido um plano de jogo para a gestão do risco", disse Jon Burckett-St. Laurent, gerente sênior de portfólio da Exencial Wealth Advisors.

Por sua vez, Wood continua a ignorar seus críticos e a defender seus investimentos. Ela twittou recentemente que as empresas em seu fundo estão "sacrificando a lucratividade de curto prazo para um crescimento exponencial e altamente lucrativo a longo prazo". Durante uma entrevista à Bloomberg Television em novembro, ela previu que o preço do bitcoin atingirá US $ 1 milhão até 2030, uma alta de cerca de 6.000% em relação aos níveis atuais.

Wood previu que a Zoom, a maior holding da ARKK, chegará perto de US$ 1.500 por ação em 2026, com base em parte em suas expectativas de uma reação dos trabalhadores contra o retorno aos escritórios. Sua estimativa pessimista é que as ações sejam negociadas a US $ 700. Eles fecharam na segunda-feira em US $ 73,69.

Por meio de uma porta-voz, Wood se recusou a comentar.

Enquanto muitos em Wall Street estão cortando riscos e se preparando para uma recessão, Wood vem aumentando as posições mais arriscadas nas últimas semanas, comprando mais ações da corretora de criptomoedas Coinbase Global Inc. e um ETF de futuros de bitcoin.

A ARKK adicionou 931.000 ações da Coinbase no valor de cerca de US $ 43 milhões em novembro, de acordo com a FactSet. A ARKK é a segunda maior detentora de ações da Coinbase, que caíram 83% no acumulado do ano. Outro dos fundos da Sra. Wood, o ARK Next Generation Internet ETF ARKW , aumentou sua exposição ao bitcoin com a compra de 608.000 ações do Grayscale Bitcoin Trust, no valor de US $ 6 milhões. As ações do GBTC Trust caíram 76% este ano.

Alguns investidores dizem que o fundo de Wood ainda não parece barato, mesmo depois de quedas acentuadas no preço de suas ações. Já que a maioria das empresas que detém não é rentável, as medidas de avaliação tradicionais, como preço/lucro, são irrelevantes.

"Acho que, com os fluxos para o fundo de Cathie, há uma reação instintiva de alguns investidores quando algo está muito para baixo", disse Bill Callahan, estrategista de investimentos da Schroders. "Mas essa nem sempre é a jogada certa. Todas essas ações trabalham em um ambiente de crescimento nominal relativamente baixo e de taxa de juros baixa. Simplesmente não parece que é aí que vamos estar."

Dados da popular corretora de varejo Webull Financial LLC mostram que os clientes adicionaram dinheiro em uma base líquida ao ARKK este ano, mas o número de contas que detêm o fundo está encolhendo.

Desde 1º de janeiro, o número de contas que detêm o fundo caiu 8%, disse o presidente-executivo da Webull, Anthony Denier. Em meados de novembro, o total havia caído para o nível mais baixo do ano.

"A grande mudança começou a acontecer em julho", disse Denier. "Tem diminuído constantemente."

A ARKK pode ver outro impacto nas próximas semanas, disse Denier, se investidores individuais experientes direcionarem suas participações para o que é conhecido como formação de perdas fiscais – vender posições perdedoras antes do final do ano para contabilizar prejuízos e reduzir seu ganho fiscal.

Wood continua a tentar vender o futuro a investidores, mas com os retornos caindo, mais gente tem dúvidas.



Cathie está errada na sua tese? Provavelmente não, embora os objetivos de preço que ela imagina para algumas ações pareçam irrealistas observado de hoje. Onde ela está errada é no timing para isso ocorrer. Já passei momentos em que você fica seduzido quando acerta a direção do mercado e se deixa levar pela emoção ao invés da razão, e acredito que isso ocorreu com ela: no auge, acreditava que as ações não tinham chegado ao céu mesmo com as altas expressivas. Outra falha foi não perceber que as condições mudaram e que deveria jogar na defesa e não continuar no ataque depois de tomar muito gols.

O mercado é impiedoso: do mesmo jeito que te coloca na glória, te leva ao ostracismo. Cathie perdeu o título de Mulher Maravilha!

No post sim-ou-não fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “estou imaginado uma possível configuração diferente da associada antes onde a onda (i) em azul termina depois na quarta feira quando atingiu 4.094, mas isso só vai se concretizar se o índice cair abaixo de 3.938 ( o      que ocorreu hoje à tarde) conforme destacado no gráfico a seguir. Por enquanto está no limite máximo em 3.979 (segundo as retrações calculada em amarelo)” ...



Às vezes fico pensando se devo entrar nos detalhes de contagem de ondas com os leitores, se não seria mais produtivo só me referir a situações em que houvesse alguma oportunidade de trade. A razão é que em momentos como este, em que é necessário se adaptar aos movimentos, essas mudanças podem passar a imagem de “manipulação” aos olhos de quem não domina a técnica. Eu tinha me comprometido a não publicar mais gráficos com janela menor que a diária, mas no ímpeto de querer explicar tudo, violei essa regra algumas vezes. Vou me policiar daqui em diante e deixar somente a janela mais curta para minha análise.

Isso volta à situação de hoje, em que o mercado, depois de abrir muito animado, está retrocedendo neste momento, deixando o quadro incerto se a onda iii) em amarelo começou ou se a onda ii) está em curso. O símbolo em verde mostra como a bolsa tentou romper a reta e neste momento ainda não conseguiu.



O quadro no curto prazo ainda é incerto, e não estou compelido a propor um trade; porém é possível que aconteça proximamente — sendo assim, fiquem de olho no Mosca.

O SP500 fechou a 4.019, com alta de 0,73%; o USDBRL a R$ 5,3012, com queda de 0,39%; o EURUSD a 1,06300, com alta de 0,89%; e o ouro a U$ 1.810, com alta de 1,61%.

Fique ligado!

Comentários