Tropeço no caminho #SP500 #nasdaq100

 


Os economistas estão muito otimistas com o crescimento do próximo ano nos países desenvolvidos, mas principalmente nos EUA — menos por aqui, como comentado ontem. A população americana se encontra em um momento ímpar relativo aos últimos anos, sua poupança está em níveis recordes. Esses recursos são oriundos da distribuição generosa feita pelo governo, que ficou muito assustado com os efeitos da Covid e em consequência saiu distribuindo dinheiro para a população. De forma distinta da esperada, as pessoas colocaram o dinheiro na poupança ao invés de usar esses recursos para passar o período mais crônico da pandemia.



É bem verdade que uma boa parte foi consumida durante este ano, porém o nível de poupança ainda é o dobro da média histórica. Passado o susto, a volta foi pujante. Saíram comprando de tudo e desta vez, ao invés de consumir serviços, foram aos bens materiais: carros, eletrodomésticos, casas etc. Deu no que deu: faltaram produtos, o que originou a elevação de preços.

Uma outra consequência que fez com que se sentissem mais ricos foi a alta nos preços dos imóveis, que subiram de maneira pujante, representando atualmente mais de 600% do PIB. Não bastasse esses incentivos para consumir, as aplicações em renda fixa não são nada estimulantes.



Para que possam ter uma ideia e considerando nosso interesse nos mercados americanos, o banco Goldman Sachs prevê um crescimento para o próximo ano de 4%, nível que não se observa há muito tempo. Na década passada, ficou flertando com os 2%.

Outro fator que contribuirá para o crescimento são os pacotes de infraestrutura proposto por Biden. Esses projetos ainda dependem de aprovação do Congresso e mesmo com alguns percalços no curto prazo, como ocorreu nesse final de semana, ainda deverão impactar a economia americana por alguns anos.



Bom, então meu amigo já, já vai concluir que se deve investir tudo na bolsa. Mas observo o ano de 2022 com cautela. Vejam mais adiante meus comentários sobre o SP500 e a nasdaq100. Incialmente vamos verificar como foi o meu prognóstico para esse ano.

No post sp500-arriba, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” apresento o provável caminho que o SP500 deveria percorrer com seus níveis apontados nos círculos. Enfatizo que esses são os mais prováveis e sugiro que os leitores acompanhem o Mosca para atualizações – não é para comprar e tirar férias de fim de ano, isso só para o Mosca!” ...



Como podem notar acima o nível que estava imaginado está ocorrendo agora ao redor de 4.700. Mas para quem é entendedor de Elliot Wave vai notar que houve uma mudança de ondas, pois o término do movimento previsto acima se alongou, e é sobre que isso que vou comentar.



Segundo essa contagem o SP500 deveria continuar subindo até o 2° quadrimestre de 2021 para atingir 5.500 — não custa enfatizar que tanto as datas como os níveis estão sujeitos a modificações, mas não a direção. O problema vai surgir depois dessa onda 1 em laranja terminar. Em seguida se espera uma retração de todo o movimento desde a mínima de março de 2020.

Como está apontado no gráfico esse nível inicial seria ao redor de 4.350(*) uma queda nada agradável de 20% do máximo, e isso no mínimo — não quero nem revelar ainda outros pontos agora. Esse movimento será dará em 3 ondas e terá uma duração que deve levar até o final de 2022.

No post duro-na-queda, fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ...” O gráfico a seguir indica o objetivo do Nasdaq100 a ser atingido dentro de alguns anos (2 ou 3), marcado dentro da elipse. Quero frisar que ainda é muito cedo para se ter um nível mais apurado — assim, utilizem esse parâmetro mais como um guia. Depois de terminada essa onda III em azul, um período de correção deve ocorrer” ...



Os leitores podem notar que essas previsões contemplam um prazo mais longo, e quando entrei nos detalhes no post acima as previsões eram para um período mais curto.

Em todo caso, do mesmo jeito que fiz alterações no caso do SP500 as fiz aqui também, embora apresentem diferenças no futuro, mas não vou me estender nesse ponto agora. Meu foco fica em torno do próximo ano.



Aproximadamente na mesma época, ao redor do 2º quadrimestre, a nasdaq100 deverá atingir seu pico ao redor de 20.000 para só então um movimento de correção começar a tomar pulso, podendo levar na melhor das hipóteses a 15.000 (*). Isso é suficiente para apresentar uma queda de 25%.

Se isso ocorrer o SP500 e a nasdaq100 fechariam o ano no campo negativo, e já estou vendo a turma dos fundamentalistas dizer: “eu falei?” — só que vem dizendo isso desde que o SP5000 estava em 3.000.

Por enquanto, vamos aproveitar o restante da alta com bastante cautela e nos preparar para eventualmente vender o índice. A boa notícia é que, depois de terminadas essas correções, prevejo uma alta forte à frente — sendo assim, essa queda vai gerar uma grande oportunidade.

Não sei o que irá ocasionar essa queda mais expressiva das bolsas: pode ser a inflação ou juros mais altos por conta de uma atividade aquecida demais. Para nós que usamos Elliot Wave, tanto faz o motivo — e sempre vai existir algum —, o importante e estar preparado.

Os leitores sabem bem que correções ocorrem, quando são de um grau menor a administração fica mais fácil, porém essas que estão nas minhas premissas são de grau maior. Continuem a seguir o Mosca e vamos nos preparar para enfrentá-las.

(*) Existe uma outra possibilidade para o cálculo da retração que vislumbraria um nível menos profundo, isso tanto para o SP500 como para nasdaq100. Como não é o mais provável não vou tratar aqui.

O SP500 fechou a 4.696, com alta de 1,02%; o USDBRL a R$ 5,6549, com queda de 1,59%; o EURUSD a 1,1329, com alta de 0,41%; e o ouro a U$ 1.803 com alta de 0,84%.

Fique ligado!

Comentários