Esperança "com custo" #nasdaq100

 


Ao ler um artigo sobre esperança, notei que existem dois tipos: “com custo” e “sem custo”. Inicialmente, vou trazer o artigo publicado por Cullen Roche em seu post Pragmatic Capitalism.

"A esperança é um estado de espírito otimista que se baseia em uma expectativa de resultados positivos em relação aos eventos e circunstâncias na nossa vida ou no mundo em geral."

‎Cinco anos atrás eu parei na rodovia I-5 chorando. Eu não estava conseguindo dirigir. Eu estava voltando para casa de uma clínica de fertilidade onde eu tinha acabado de saber que seria difícil termos filhos. Mas eu ainda tinha esperança. Então liguei para o médico e pedi uma resposta mais específica:‎

‎Eu: "Eu sou um cara de números. Seja objetivo. Quais são as chances de que isso possa funcionar?‎

‎Doutor: "Elas são muito, muito baixas. Eu diria menos de 5%."‎

‎BUM! 95% de chances de fracasso foram como uma bomba explodindo no meu coração. Este foi o momento em que comecei a perder a esperança. Eu não sou um chorão. Eu sou um daqueles caras que reprime suas emoções mesmo quando eu sei que eu deveria colocá-las para fora. Não sei por que sou assim, mas aquilo foi demais para mim. Venho de uma família de 10 pessoas. Ser pai, na minha mente, era parte do meu destino. Era parte do meu DNA. Passar pelas emoções de não ter esse futuro foi como deixar morrer uma futura versão de mim.‎

‎Não entrarei nos detalhes ruins dos muitos anos antes e depois disso, porque esta não é uma história triste. É uma história feliz. Mas vou reviver e compartilhar a coisa que me fez passar por todos esses momentos ruins – a ESPERANÇA.‎

‎Viktor Frankl ‎‎disse que ninguém‎‎ pode forçá-lo a se sentir de uma certa maneira. O ambiente que você vivência e o futuro que você vive é o que você faz dele. Claro, eu não vou comparar minha vida com o campo de concentração nazista onde ele viveu porque isso seria ridículo, mas suas palavras foram um lembrete constante para mim que os obstáculos que enfrentamos podem ser combatidos com otimismo ou pessimismo. Podemos vê-los como coisas a serem superadas ou coisas que nos superarão. Levei muito tempo para aceitar isso, mas sempre tentei o meu melhor para enfrentar os próximos anos com um otimismo esperançoso e pragmático. Eu ia ser uma pessoa feliz, esperançosa, boa, independentemente dos resultados ruins.‎

‎Ontem recebi minha segunda filha no mundo. Ela é um milagre. E ela é perfeita. As duas são.‎

‎Mal posso esperar para ajudá-los a se tornarem pessoas bonitas, conscientes, gentis e esperançosas.‎

‎Continuem esperançosos, meus amigos!

Este é um exemplo característico do que denominei de esperança “sem custo”. No caso específico de ter um filho, por que ele não deveria tentar, mesmo com chances baixas? Nenhum motivo, talvez devesse colocar um prazo e, caso não fosse bem-sucedido, analisar alternativas. Não quero dizer que nesse período incerto de tentativas ‎não haveria um desgaste emocional — o que provavelmente ocorreu com ele. Mas não teria por que não tentar.

Agora vejam o gráfico que recebi hoje pela manhã. Ele se refere ao retorno do SP500 no ano seguinte em função do retorno do ano em questão. A correlação é zero! O ano está terminado é o SP500 deve terminar com uma alta ao redor de 20%, depois de ter subido 16% num ano extremante turbulento que foi 2020.



Esse fato deveria desmistificar as estatísticas de alguns analistas, que vinculam o que deve ocorrer no ano seguinte em função do que ocorreu no ano em curso. Se num ano o retorno foi estrondoso, pode ter certeza de que irão existir muitos analistas sugerindo que se saia da bolsa pois as chances de retornos negativos são elevadas. Não caia nessa! Pode até acontecer, mas essa evidência é muito pequena para qualquer conclusão nesse sentido.

Observem agora o gráfico abaixo, que traça um paralelo entre a evolução da bolsa americana através do SP500, comparando o que ocorreu entre um período extenso de alta, de 1984 a 2002, com o rearranjo do índice com base em 2008.



Impressionante, devemos ficar tranquilos? Não!

Ao observar os dois gráficos temos a sensação de tranquilidade caso se esteja posicionado no SP500. Mas é uma tranquilidade falsa, pois se terminar o ano de 2022 e os resultados não forem como o esperado, como você vai encarar? No primeiro caso, pode notar que ocorrem vários anos na situação de alta no ano em curso e queda no outro, já em relação ao segundo não vai ser mais publicado.

Isso me remete ao segundo tipo de esperança, “com custo”. Notem que ao usar análise gráfica sempre existe uma probabilidade envolvida, eu sempre enfatizo os pontos mais prováveis como sendo os objetivos. Nos casos que ocorrem os menos prováveis fico de observador. Ontem relatei sobre o euro fed-agrada-torcida e mesmo trabalhando com uma expectativa de alta para a moeda única, a correção em que está envolvida atingiu níveis fora do normal. Mesmo ela estando “barata”, com esse viés não recomendo a compra.

No mercado financeiro as decisões são “com custo” e, como nosso objetivo é permanecer vivo no longo prazo, não deve arriscar nenhum tostão quando as chances não estão em seu favor. Qualquer critério como: caiu muito ou contrariamente subiu muito deve ser fator decisório, pois pode cair mais ou subir mais. Sua medida é a probabilidade e percentual de ganho vis a vis o percentual de perda explicitado no stop loss. Isso é o parâmetro mais importante, que deve guiar seus investimentos, pois sua esperança tem custo!

No post palmas-para-china, fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “ o índice nasdaq100 também deve ter terminado a correção. O leitor poderia se perguntar por que motivo ainda não recomendei a compra e a resposta é administração de risco, pois está em aberto a sugestão no SP500” ...



Eu tinha atribuído chances de 80% para a correção ter terminado. Com o movimento de ontem, revertendo grande parte da alta observada na quarta-feira, as chances do término diminuíram sensivelmente. Para delinear o plano de voo, tracei essa possibilidade no gráfico a seguir.



A invalidação se inicia com a queda se estendendo abaixo de 15.543. Se isso ocorrer, a correção que eu imaginava ter terminado tem uma nova possibilidade conforme a linha em verde, cujo objetivo estaria ao redor de 15.200. Desta forma, ficamos em observação desses limites.

Em todo caso, reafirmo minha ideia de alta depois de encerrada essa correção. Só teria que refazer minhas análises abaixo de 14.384.

Certeza no mercado só quando a posição é zerada, antes disso sempre se está no risco mesmo parecendo impossível ocorrer.

O SP500 fechou a 4.620, com queda de 1,03%; o USDBRL a R$ 5,6932, sem variação; o EURUSD a 1,1240, com queda de 0,78%; e o ouro a U$ 1.798, sem variação.

Fique ligado!

Comentários