Ibovespa: "Last kiss"



A análise do Ibovespa não é tão trivial pois se encontra num nível de suma importância, como enfatizando nos posts. Com a posse do novo governo, aliado a um possível novo período no Brasil de juros baixos, os bancos locais estão orientando seus clientes a vender até as calças para investir na bolsa brasileira.

Em relação ao primeiro ponto, o novo herói da economia, Paulo Guedes, fez tantas declarações no sentido de melhorar a economia, que mais parece o João de Deus nas finanças, sem estupro! Hahaha .... Dentre todas as medidas, é raro encontrar alguma que não faça sentido. Agora só falta combinar com os Russos, ou melhor como o Congresso, e neste ponto tenho serias duvidas de sua capacidade de negociação. Conheço o Ministro de longa data, quando ele ainda era sócio do banco Pactual. Algumas ocasiões estávamos em posições contrarias no mercado. Posso dizer que, naquele momento, operava sem limites. O que quero enfatizar é que, Guedes é mais operador que negociador, e por experiência própria, posso dizer que são funções bem diferentes.

Em relação ao segundo ponto, tenho confiança que estamos numa nova era inflacionaria. Com a nova equipe podemos esperar uma continuidade desse processo. Os leitores do Mosca são testemunhas dessa minha crença, diversas vezes postei nesse sentido, orientando a compra de papeis pré-fixados.  Noto hoje, que a grande maioria dos economistas preveem que a taxa SELIC deve subir no próximo ano. Previsões de 8% a 8,5%, que, diga-se de passagem, vem cedendo. Não vi ninguém apontar para uma queda da taxa SELIC, pois bem, fica meu call neste sentido, como uma possibilidade no prazo mais longo, e lógico, se o Congresso não jogar agua fria nas intenções de Guedes.

Sob esses aspectos, tudo indica que a bolsa poderá subir, e é esse meu cenário básico, ainda sem muita convicção.

Mas o que poderá dar errado? Primeiro e mais importante a situação no mercado internacional. Como colocado no post de ontem, trabalho com uma alta no SP500, depois de uma pequena retração dos níveis atuais, porém não descarto algo mais tenebroso; segundo, localmente, caso o governo não consiga implementar o que deseja, e Guedes resolva brigar e depois sair do governo, situação essa que ocorreu diversas vezes na sua vida profissional.

No final de 2017, no post trump-surfando-onda-da-bolsa-de-valores, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” acompanhando a alta de seu tio mais rico, o SP500, o Ibovespa estaria num movimento de alta de mais longo prazo, o que poderia leva-lo a níveis de 80.000 e posteriormente 105.000, sendo esse último o mais provável” ...


A previsão está no meio do caminho, como se pode notar a seguir. Como havia comentado, existem dois cenários para o Ibovespa. Vou começar pelo mais provável (mas não muito!).

No cenário mais benigno – Last Kiss, o índice Ibovespa teria um objetivo de 110 mil pontos ( 25%) - mais provável pelo fato de existir congruência de duas mediadas, veja o gráfico. Caso continue subindo um novo objetivo se traçaria entre 135 mil ( 53 %) e 150 mil ( 70 %). Após, um período longo de correção deverá se suceder, cuja sua extensão será melhor calculada no futuro.


Na opção - “bate na trave”, as coisas podem complicar bem. No gráfico a seguir destaco uma linha que delimitou o Ibovespa nos últimos 10 anos, e toda vez que buscou romper para cima, ou para baixo, reverteu o rumo. Se vocês se lembram, o Mosca deu um call para compra no início de 2016, bem no bumbum da mosca.

Acontece que agora se encontra na parte superior dessas retas e caso não consiga romper, a bolsa poderia voltar aos 45 mil pontos ( 50 %). Nada agradável!


Ao analisar os movimentos do passado recente, essas quedas tiveram durações diversas, enquanto a queda iniciada em 2008 durou 5 meses, a de 2010 teve uma duração de mais de 5 anos. Até nesse quesito as correções são imprevisíveis. Quero enfatizar também que, não necessariamente teria que buscar os 45 mil pontos, uma reversão poderia acontecer antes disso.

- David, beleza, deixou tudo aberto. Acho que seu objetivo e que os leitores fiquem sem respostas, assim dependam mais de você!
Gostaria muito de ser mais preciso, mas se assim o fizesse não estaria sendo honesto. Essa opção para o índice é um caminho mais tortuoso.

Esses cenários não têm muita diferença em termos de probabilidade, um pouco mais no Last Kiss. Sendo assim, é importante traçar um nível onde penderia mais para a segunda opção. Aponto 80 mil (↓ 9 %) como primeiro alerta e depois abaixo de 70 mil ( 20 %). Em todo caso, sugiro que acompanhem o Mosca para maiores detalhes.
O SP500 fechou a 2.651, com alta de 0,54%; o USDBRL a R$ 3,8554, com queda de 1,24%; o EURUSD a 1,1368, com alta de 0,43%; e o ouro a U$ 1.245, com alta de 0,24%.

Fique ligado!

Comentários