Como pode dar certo (ou errado!) #SP500

 


Resumo:

A política monetária do Fed, apesar de agressiva, não causou retração na economia ou no mercado de trabalho, contrariando expectativas. Há agora um otimismo de que o crescimento dos EUA, atualmente em uma taxa constante de 2%, possa até acelerar, apesar dos riscos existentes. Este cenário otimista se baseia em vários fatores: a possível criação de um ciclo global de redução de taxas impulsionada por dados inflacionários cooperativos, um aumento no consumo devido ao efeito riqueza, melhorias na produtividade e um renascimento do mercado imobiliário, impulsionado por taxas de hipoteca mais baixas.

Estes elementos poderiam conjuntamente desencadear um crescimento mais rápido do que o antecipado, desafiando análises tradicionais. Por exemplo, a queda das taxas de hipoteca de quase 8% para 6,9% já resultou em um aumento nas aplicações de hipotecas e vendas pendentes de casas, sem cortes de taxas por parte do Fed. Este fator, junto com a melhoria da produtividade e a expansão do setor imobiliário, poderia gerar um impulso significativo no crescimento econômico.

Adicionalmente, o setor manufatureiro dos EUA mostra sinais de recuperação após um período prolongado de estagnação, com pesquisas de atividade industrial indicando uma tendência de melhoria. Este renascimento, junto com um ambiente global mais benigno para a manufatura, sustenta o otimismo para o crescimento econômico dos EUA.

Em suma, a combinação desses fatores indica uma possibilidade real de aceleração do crescimento econômico americano, contrastando com as expectativas de desaceleração devido à política monetária restritiva do Fed. Isso representa uma inversão irônica, onde o crescimento e o pleno emprego pode ser visto como desafio em um momento de ajuste das taxas de juros, destacando uma complexidade incomum na economia global atual.

Na seção de análise técnica, o foco está no SP500, onde até o momento, não há sinais claros de reversão, apesar de uma leve retração na última semana. A análise sugere que o mercado pode continuar sua trajetória ascendente, possivelmente experimentando uma modesta queda de 3% para cerca de 5.100, antes de retomar o ímpeto e buscar alvos em torno de 5.330 a 5.360.

 

No post de ontem, comentei como a política monetária até certo ponto agressiva do Fed teve repercussão moderada na inflação. Ao contrário do esperado, não houve retração na economia nem no mercado de trabalho. Um cenário impensado neste momento seria se a economia, ao invés de acalmar, se acelerasse — o que daria um nó nos acadêmicos e analistas. Será isso possível? Robert Armstrong em seu site Unhedged cita o que pode dar certo no crescimento americano.

O Produto Interno Bruto real dos EUA parece estar crescendo a uma taxa agradável e constante de 2%, exatamente em linha com o potencial de crescimento de longo prazo da economia. Os riscos permanecem: o aumento do sofrimento entre os consumidores de baixa renda, o estresse no mercado imobiliário comercial prejudicando os bancos e a deterioração do mercado de trabalho à medida que diminui a imigração acima da tendência. Os investidores estão preparados para se preocupar com esse tipo de cenário. Ultimamente, porém, há um grau incomumente alto de otimismo de que o crescimento não apenas permanecerá na tendência, mas até mesmo pode acelerar. Aqui, então, está uma lista incompleta do que pode dar certo para o crescimento nos EUA (há sobreposições entre os itens):

- Dados cooperativos sobre inflação criam um ciclo global de redução de taxas. Os bancos centrais estão ganhando confiança de que as taxas logo poderão cair, e um deles, o Banco Nacional Suíço, já está cortando. Isso poderia impulsionar o crescimento global, com implicações para os exportadores dos EUA. Joseph Wang do blog Fed Guy observou em uma postagem ontem que um ciclo global de corte também poderia super estimular o apetite ao risco. O maior motivo é que bancos e investidores possuem portfólios globais, então o aumento dos valores dos ativos "em seus portfólios [poderia] ter um impacto de alívio maior do que cortes em qualquer jurisdição única". Se for assim, um período de condições financeiras que se afrouxam rapidamente e crescimento acelerando provavelmente seguiria.

Comentário meu: esse é outro ponto que incomoda o Fed, pois a restrição monetária deveria ter apertado as condições financeiras — porém se pode dizer que está nas máximas. Esse indicador implica que os consumidores estariam mais propensos a gastar.



- O “efeito riqueza” eleva os gastos. As ações dos EUA subiram quase 40% no último ano ou mais, e os preços das casas aumentaram 6%. Pesquisas sugerem que a sensação de aumento da riqueza impulsiona o gasto do consumidor real, já que consumidores mais ricos economizam menos e gastam mais de sua renda. Estimativas principais sugerem que um aumento de $1 em riqueza gera 3-5 centavos de gasto extra. E, como mostra o gráfico abaixo de Mark Zandi, da Moody’s, a riqueza está aumentando de maneira ampla:




- A produtividade nos EUA continua melhorando. Melhor produtividade do trabalho seria o caminho mais limpo para um crescimento maior, ao contrário, digamos, do efeito riqueza, que poderia se desfazer se as ações caíssem por algum motivo. Por que isso aconteceria? Gostamos da articulação em duas fases de Adam Posen, conforme apresentado em sua entrevista ao Unhedged no mês passado. Primeiro, um mercado de trabalho apertado melhora o pareamento entre empregados e empregadores; trabalhadores bem pareados fazem um trabalho melhor, possibilitando tanto o crescimento forte dos salários quanto a expansão da margem. Segundo o investimento corporativo em IA compensa, permitindo que as empresas automatizem processos tediosos e expandam a produção.

- Taxas de hipoteca mais baixas criam um grande retorno do mercado imobiliário. Nos últimos três meses, as taxas médias de hipotecas de 30 anos caíram de quase 8% para 6,9%. Importante, isso aconteceu sem nenhum corte de taxa, impulsionado em vez disso pela menor volatilidade das taxas, reduzindo o spread da taxa de hipoteca sobre os Tesouros. Já houve um aumento nas novas aplicações de hipoteca e nas vendas de casas pendentes. Se e quando as taxas forem cortadas, isso poderia desencadear o mercado de casas existentes, que experimentou atividade deprimida por dois anos. A contribuição do investimento habitacional para o crescimento acabou de reverter para sua média de longo prazo após um longo período de arrasto no crescimento (veja gráfico abaixo). O renascimento da habitação poderia criar um impulso de crescimento?

Retorno do mercado imobiliário quando?

Contribuição para o crescimento real do PIB de investimento residencial fixo, % anualizado



- A indústria finalmente emerge de seu marasmo pós-pandêmico. Por quase dois anos, a indústria nos EUA passou por uma fase suave prolongada, arrastada pela grande rotação de bens para serviços. Mas recentemente, algumas pesquisas de atividade industrial começaram a mostrar sinais de melhora. A pesquisa PMI do S&P começou este ano com três leituras expansionistas consecutivas após passar grande parte de 2023 em território de contração. A pesquisa de indústria PMI do ISM parece mais sombria, mas até lá, o índice de novos pedidos, que lidera, firmou-se um pouco. O contexto é um ambiente mais benigno para a indústria em todos os lugares, com a atividade de frete internacional aumentando e a demanda do consumidor estável em economias desenvolvidas.

Desses, um renascimento no setor habitacional parece ser a aposta mais certa, exigindo apenas que você acredite que cortes de taxa ajudarão tanto quanto as altas já prejudicaram. Seria um grande impulso de crescimento cíclico, embora temporário. Em contraste, o aumento da produtividade é talvez a história secular mais duradoura, mas também a mais difícil de prever. Do ponto de vista do mercado, porém, não é necessário acreditar em nenhum cenário específico. O mercado não é um previsor econômico; é um agregador de sentimentos. O fato de existirem cinco histórias plausíveis de crescimento parece ser suficiente, pelo menos por enquanto.

A estimativa de crescimento para a economia americana vem sendo reajustada desde julho do ano passado onde naquele momento era previsto 0,7% a.a., desde então, semana a semana, a avaliação vendo subindo já próxima a 2,3% a.a.




O Fed naturalmente e até com mais informações que temos acompanha essa evolução e o que ele menos precisa no momento estando pronto para diminuir a taxa de juros seriam elementos contrários a essa decisão, nem falar em aumentar. Ironicamente vivemos um momento em que crescer e o emprego pleno é ruim. Poderia mandar um pouco desse excesso para o Brasil, mas pensando bem não adianta, esse governo conseguiria destruir rapidamente.

 No post mario-bros-ficou-em-extase fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “ Por enquanto, não existe nenhum sinal de que a reversão esteja em curso, e o mercado pode continuar subindo mesmo estando cansado. A seguir, deixei o gráfico com as várias segmentações de tal forma que o leitor possa entender a estratégia adotada — a linha amarela corresponde ao movimento final esperado. O objetivo agora estaria por volta de 5.330 / 5.360” ...




Na última semana houve uma pequena retração sem nenhuma evidência clara de reversão. No gráfico a seguir, talvez a onda IV em laranja pode estar em andamento o que levaria a bolsa ao redor de 5.100, nada dramático apenas uma queda de 3%, para em seguida voltar a subir e atingir o nível de aproximadamente 5.330. Será que chega até lá?



Qualquer relatório a que tenho acesso dá mais ou menos o mesmo recado, que posso resumir: cuidado, a bolsa está prestes a corrigir. Poderia encher este espaço com diversos indicadores que apontam nesse sentido, escolhi um deles, que se encontra abaixo.




- David, não está perigoso? Não é hora de sair do mercado?

Se eu tivesse certeza de que minha estratégia iria funcionar, sem dúvida sairia pois o risco retorno não compensa: alta 5.300 – baixa 5.100 (ou bem mais baixo). Mas ao escrever este post, decidi sair do mercado, afinal ou acredito nas minhas premissas ou vou ficar na torcida. Também imagino que, se ocorrer – a queda, deverá ter um catalizador o que chamo: a maçã que cai na cabeça do mercado.

Preciso me preparar emocionalmente para uma eventual continuidade da alta como venho destacando aqui. Existe um cenário muito altista que se concretizar vou sentir como se bateram a minha carteira.

- David, relaxa, use aquela famosa frase lucro nunca deu prejuízo!!! Hahaha ...

Acho essa frase nada a ver. Ela na verdade é um conforto para quem vende antes da hora. O Mosca tem compromisso com o bolso e não com o emocional!

O SP500 fechou a 5.203, com queda de 0,28%; o USDBRL a R$ 4,9834, com alta de 0,18%; o EURUSD a 1,0827, sem alteração; e o ouro a 2.176, com alta de 0,25%.

Fique ligado!

Comentários