Das 09h00 às 09h00 #ouro #gold

 


Resumo:

O lançamento do robô Digit pela Amazon, conforme relatado por Matt Day na Bloomberg, ilustra uma inovação significativa no setor logístico, refletindo tendências crescentes de automação e eficiência operacional. Com a Agility Robotics Inc. na vanguarda, visando a produção de 10.000 unidades anuais, este avanço se apoia em investimentos robustos no campo dos robôs humanoides, com startups angariando cerca de US$1,6 bilhão em capital de risco em cinco anos, conforme dados da PitchBook. A integração de tais tecnologias em operações logísticas, embora em fase inicial, sugere uma transformação em como as tarefas repetitivas e fisicamente exigentes são realizadas, potencialmente redefinindo o mercado de trabalho na indústria.

A Agility Robotics, diferenciando-se por sua abordagem prática e já tendo seus robôs em campo, mesmo que em fase de teste, demonstra um claro alinhamento com a demanda crescente por soluções automatizadas que podem operar de forma complementar à força de trabalho humana. A perspectiva de otimização de processos e a redução de custos operacionais são evidenciadas pela estratégia da Amazon em explorar a funcionalidade do Digit em seus armazéns, potencialmente mitigando riscos de segurança e aumentando a produtividade.

O foco da Agility em tarefas específicas de armazenamento e movimentação de mercadorias, além da aspiração de expandir o uso de robôs para outros setores, ressalta um ponto crítico na discussão sobre automação: a necessidade de equilibrar inovação tecnológica com considerações sobre empregabilidade e transformações no mercado de trabalho. Com a pandemia de COVID-19 acelerando a adoção de tecnologias automatizadas devido a desafios de mão de obra, o papel dos robôs humanoides em ambientes de trabalho está se tornando cada vez mais central, destacando a importância de estratégias inclusivas que harmonizem os benefícios da automação com a sustentabilidade do emprego.

Portanto, a evolução do Digit e robôs similares sinaliza um ponto de inflexão para o setor logístico e além, onde o desafio não reside apenas no aprimoramento técnico, mas também na integração social e econômica de tais tecnologias. O investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, acompanhado de uma reflexão sobre as implicações trabalhistas e éticas da automação, será crucial para assegurar que o progresso tecnológico contribua para um crescimento econômico equitativo e sustentável.

Após um período de indecisão, o ouro rompeu a estagnação, atingindo novas máximas e desafiando expectativas com alvos iniciais em U$ 2.600, indicando um potencial ponto de entrada na fase mais forte de alta, a onda 3,3,3.

 

Os americanos são muito criativos em seus acrônimos e abreviações para identificar ou simplificar alguma situação. O mais badalado recentemente é FOMO — Fear Of Missing Out — ou medo de perder o bonde da alta nas bolsas. Em relação ao trabalho, a expressão mais conhecida é a do horário:9 to 5, ou seja, das 9 da manhã às cinco da tarde.

Com tanta notícia ruim circulando nas mídias, as boas — acho que assim posso enquadrar — ficam perdidas. Recentemente, a Amazon apresentou um robô criado para executar as tarefas difíceis da movimentação de seus estoques nos armazéns como relata Matt Day na Bloomberg

Funcionários de um armazém da Amazon.com Inc. perto de Seattle tiveram recentemente um vislumbre do futuro do trabalho: um robô de 1,75 metro que se assemelha a um humano, caminha como um pássaro e tem olhos brancos luminosos. Chamado de Digit, a máquina é configurada para uma tarefa básica: retirar caixas amarelas vazias de uma prateleira e transportá-las por alguns metros até uma esteira transportadora. E então fazer isso novamente. Uma depois da outra, sem parar.

O robô, que está em fase de teste, provavelmente não transformará a indústria de logística tão cedo. Mas é um grande salto tecnológico e posiciona seu criador, a Agility Robotics Inc., na vanguarda de um esforço para construir máquinas que possam trabalhar ao lado de trabalhadores humanos. Enquanto algumas startups de robótica imaginam futuros distantes, com suas máquinas inaugurando uma era de abundância ou ajudando a colonizar planetas, a Agility, sediada em Tangent, Oregon, é decididamente prática. Ela visa construir 10.000 robôs por ano e implantá-los em armazéns e depósitos ao redor do mundo.

As tecnologias que fazem o Digit funcionar — motores e baterias cada vez mais acessíveis e potentes, visão computacional, inteligência artificial — desencadearam um boom de investimentos em robôs humanoides. Startups neste campo emergente captaram cerca de US$ 1,6 bilhão em capital de risco nos últimos cinco anos, segundo dados da PitchBook.

A Agility se destaca de seus pares em um aspecto crucial: seus robôs humanoides já estão em campo fazendo coisas — mesmo que apenas em capacidade de teste. Não é por acaso que a empresa contratou executivos que construíram iPads, carros, sistemas de aviação militares e startups de robótica — transformando um grupo especializado na pesquisa, mas com menor experiência comercial prática.

“O robô humanoide é a maior certeza que eu poderia imaginar de uma tecnologia,” diz Adrian Stoch, diretor de automação da GXO Logistics Inc., que testou o Digit em um armazém em Flowery Branch, Geórgia. Ele se entusiasmou com a flexibilidade potencial do Digit, imaginando robôs descarregando caminhões durante a noite para que as caixas estejam prontas para os trabalhadores humanos no turno do dia, enquanto as máquinas passam para outras tarefas.

A Amazon, que redesenhou seus armazéns há uma década em torno das máquinas Kiva, vê robôs bípedes preenchendo papéis em cantos menos automatizados de suas instalações. Emily Vetterick, que está conduzindo os testes do Digit na Amazon, diz que um robô humanoide "não requer a mesma ocupação de espaço, o mesmo cercado, a mesma infraestrutura física" que um robô estilo Kiva.

A ética utilitária da Agility pode ser rastreada até Jonathan Hurst, co-fundador do programa de robótica da Oregon State University. Ele passou anos estudando locomoção com pernas, em um ponto testando um monopé saltitante chamado Thumper. Em 2015, Hurst, junto com Mikhail Jones, um aluno destaque, e Damion Shelton, um amigo da pós-graduação, fundaram a Agility para comercializar essa pesquisa.

Seu primeiro produto foi um conjunto de quadris com pernas que se dobravam para trás, assemelhando-se a animais digitígrados como pássaros e gatos que andam nas pontas dos pés. Em seguida veio o Digit, que ganhou um par de braços rudimentares e um torso que abriga um pacote de bateria e uma unidade de processamento. O primeiro cliente foi a Ford Motor Co. em um piloto de 2019 que explorou o uso de vans autônomas com robôs dentro para entregar pacotes. O projeto fracassou quando ficou claro que veículos totalmente autônomos ainda estavam longe de ser uma realidade. Se uma pessoa tinha que estar à mão para dirigir a van, o ajudante robô se tornava redundante.

No lugar de mãos, o Digit tem remos no final de seus braços, e ele só pode pegar caixas quando usa os dois membros juntos. Replicar a destreza e precisão das mãos humanas tem frustrado os engenheiros faz tempo. (Um braço robótico inovador anunciado pela Amazon em 2022 lutou para lidar com mais de um terço do inventário da empresa.) A abordagem da Agility, semelhante a uma pinça, contorna esse obstáculo por enquanto. Por anos o robô ficou sem cabeça, mas engenheiros adicionaram bloco com um par de olhos digitais para indicar aos colegas de trabalho humanos para onde ele estava se movendo.

Por enquanto, o papel do Digit é limitado à etapa final dos armazéns estilo linha-de-montagem da Amazon, pegando caixas vazias e retornando-as à circulação. Eventualmente, o objetivo da Agility é conquistar outros trabalhos para o robô — descarregar caminhões, desmontar paletes de mercadorias e tarefas semelhantes. Como Pras Velagapudi, arquiteto-chefe e vice-presidente de inovação da Agility, coloca: “Quais são os possíveis usos que justifiquem centenas e milhares de robôs em outras instalações?”

O Digit ainda tem um longo caminho a percorrer antes de poder competir com os trabalhadores humanos. Em uma demonstração para jornalistas no ano passado, o Digit, só para se virar enquanto carregava uma caixa, parecia levar mais tempo do que um trabalhador da Amazon levava para levantar a caixa, colocá-la em uma esteira e voltar para buscar outra. A vida útil limitada da bateria significa que o Digit pode operar por apenas algumas horas por vez. A Amazon tentou usá-los em turnos, com alguns trabalhando enquanto outros recarregam (em uma posição que lembra yoga para robôs). Por enquanto, os robôs, cuja interface foi projetada para pesquisadores e desenvolvedores de software, são adequados apenas para empresas com profunda expertise tecnológica.

Stoch, o executivo da GXO envolvido no teste do Digit na Geórgia, tem uma lista de desejos para o robô, incluindo mãos que possam agarrar itens e software que permita que o bot tome mais decisões de forma autônoma. A empresa pretende incorporar robôs humanoides, seja da Agility ou de outro fornecedor, em suas operações de maneira permanente, diz ele.

Até agora, Stoch diz que não houve reação negativa dos trabalhadores temendo que os robôs os tornem redundantes — graças em parte às habilidades limitadas do Digit. No entanto, a Agility aprendeu a proceder com cautela ao introduzir o Digit no local de trabalho. Durante um teste, uma empresa de logística colocou coletes de segurança reflexivos nos robôs. "As pessoas tiveram uma reação imediata a isso, que agora o robô é um equivalente, como um colega, como uma pessoa", disse Hurst, o diretor de robótica da Agility, no podcast Robots for the Rest of Us. "Ele está usando o mesmo equipamento de segurança e parece o mesmo, e eles não gostaram disso." A Agility recusou-se a dar o nome do cliente.

Compradores potenciais de robôs enfatizam que estão buscando automatizar o trabalho perigoso e repetitivo que os humanos prefeririam não fazer. Eles também apostam que a narrativa em torno da automação no local de trabalho mudou desde o início da pandemia de Covid-19, passando de preocupações de que os robôs estavam prestes a substituir pessoas para as atuais preocupações sobre milhões de empregos não preenchidos.

A Agility está trabalhando para tornar seus robôs mais adaptáveis, aumentando a vida útil da bateria e os movimentos mais ágeis. A empresa também está reformulando seu software de comando e controle para torná-lo mais amigável ao usuário. Engenheiros demonstraram como avanços em IA podem ajudar o Digit a traduzir comandos recebidos em linguagem natural em ações robóticas. Em uma feira de logística ainda este mês, a Agility planeja exibir novos hardwares projetados para permitir que o Digit agarre diferentes tipos de caixas.

"Essa coisa de logística é apenas o mercado inicial", disse Hurst no podcast. "E com o tempo, vamos entrar no varejo e no preenchimento de prateleiras e em ambientes médicos e logística em hospitais e áreas que são muito mais voltadas para pessoas."

Os passos iniciais do Digit despertam maior de curiosidade por parte das pessoas envolvidas de que uma ameaça. Como se pode notar pelo relato de Matt, o robô está em seu estágio inicial e nesse momento realiza os trabalhos mais desgastantes para os humanos. Porém, tudo indica que dentro de alguns anos estarão espalhados pelo mundo, diminuindo a oferta de empregos.

A tecnologia tem um lado positivo e outro negativo.  Do ponto de vista do consumidor, a tendência é diminuir os custos e aumentar a produtividade; o lado negativo é ameaça aos empregos existentes. Os robôs e a IA atacam trabalhos distintos: enquanto os primeiros visam a indústria, a segunda visa os serviços, mas ambos trabalham das “09h00 às 09h00”!

No post "argumentos-ilusórios" fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ... “Nestas duas semanas, não houve definição para o ouro. Como podem notar, incluí um canal de linhas paralelas para auxiliar em alguma direção. Desta forma, mantenho as mesmas orientações acima, sem que haja qualquer recomendação no curto prazo” ...



O ouro finalmente saiu do marasmo e, como vários outros ativos, atingiu novas máximas. As quedas que eu estava esperando não ocorreram; sendo assim, passamos a buscar um ponto de entrada na compra. No gráfico a seguir, encontram-se os primeiros objetivos de alta ao redor de U$ 2.600. Fiquem atentos para o ponto de entrada; importante notar que, caso minha contagem esteja correta, estaríamos entrando na parte mais potente de alta, a onda 3,3,3 — sendo assim, não se pode titubear.




O interessante nessa alta que os principais compradores foram os bancos centrais: leia-se China por motivos óbvios enquanto os investidores venderam. Desta forma, não venha com os motivos clássicos de receio do dólar pois a fuga teve outras razões. obs.: A índia é sempre um grande comprador de ouro.




O SP500 fechou a 5.157, com alta de 1,03%; o USDBRL a R$ 4,9345, com queda de 0,20%; o EURUSD a € 1,0945, com alta de 0,46%; e o ouro a U$ 2.158, com alta de 0,48%.

Fique ligado

Comentários