O Fed foi para a arquibancada #ouro #gold

 


Resumo:

O Federal Reserve manteve as taxas de juros inalteradas, seguindo as expectativas, e não alterou suas projeções para 2024, mantendo a previsão de três cortes de 0,25%. Esse anúncio estimulou os mercados, elevando ativos de risco como ações e ouro. A política monetária dovish, adotada tanto pelo Fed quanto pelo Banco do Japão, reflete uma abordagem conciliatória frente às condições econômicas atuais, apesar das pressões inflacionárias. O "dot plot", ferramenta de projeção do Fed, revelou expectativas de cortes de juros, mas sem grandes alterações, sinalizando uma continuidade na postura leniente para estimular a economia.

A coletiva de imprensa de Jerome Powell enfatizou essa cautela, evitando pronunciamentos hawkish e mantendo a perspectiva de que o Fed não está excessivamente preocupado com a inflação a curto prazo. Essa postura suavizou as condições financeiras e foi bem recebida pelos mercados, sugerindo um ambiente favorável ao risco. No entanto, a projeção mediana inalterada para a taxa dos fundos federais indica uma estratégia conservadora do Fed em resposta às incertezas econômicas, especialmente em relação à inflação e ao crescimento econômico.

Os dados numéricos destacados, incluindo as expectativas de taxas de juros e as projeções de inflação, são cruciais para entender a direção futura da política monetária do Fed. Eles refletem um equilíbrio delicado entre estimular a economia e controlar a inflação, uma tarefa complicada em um ambiente econômico incerto. A reação do mercado às projeções do Fed e às declarações de Powell indica uma interpretação geralmente positiva, com expectativas de que a política monetária continuará a apoiar o crescimento econômico.

Na seção de análise técnica do post das 09h00, foi destacado o desempenho do ouro, que saiu do marasmo e atingiu novas máximas, com objetivos iniciais de alta ao redor de U$ 2.600. Apesar das expectativas, uma revisão técnica sugeriu alvos ajustados para U$ 2.462 / U$ 2.533 e, numa perspectiva mais conservadora, entre U$ 2.197 / U$ 2.271, refletindo cautela na continuação da tendência de alta do ouro.


Apesar da postura dovish do Fed, o mercado financeiro parece desconsiderar indicadores de alerta, como o diferencial de juros entre os títulos de 2 e 10 anos, que sinalizam uma possível recessão. Essa desconexão entre as expectativas do mercado e os indicadores econômicos pode sugerir um otimismo excessivo ou uma subestimação dos riscos econômicos futuros. A dependência do "dot plot" e das declarações do Fed como guias para a ação futura sublinha a importância de uma análise cuidadosa das condições econômicas e das políticas monetárias para os investidores.

Ontem, o Federal Reserve concluiu seu Comitê de Política Monetária, anunciando que não procederia a cortes de juros, o que já era esperado. O mercado estava incerto se o Fed emitiria algum alerta sobre os cortes de juros previstos em seu “dot plot”, uma representação dos votos de cada membro sobre a futura taxa de juros. Não houve alterações para o ano de 2024, mantendo-se a taxa média calculada que sugere três cortes de 0,25%. Isso levou o mercado a uma celebração, com ativos de risco como a bolsa e o ouro valorizando expressivamente, além de um leve impacto nas taxas de juros dos títulos do governo.




John Authers reporta na Bloomberg que tanto Ueda, presidente do Banco Central japonês, quanto Powell estão adotando posturas mais conciliatórias, caracterizadas por uma política monetária mais frouxa, frequentemente descrita como dovish.

Pode ser que o Federal Reserve e o Banco do Japão tenham mais em comum do que se pensava inicialmente. Nesta semana, o BOJ tomou a decisiva atitude de abandonar as taxas de juros negativas, avançando para território positivo pela primeira vez em oito anos, e deixou de lado várias políticas não convencionais para facilitar a circulação de dinheiro. Há algumas semanas, a movimentação para valores acima de zero parecia extremamente improvável. No entanto, apesar de sua direção hawkish, a política permaneceu bastante leniente, acompanhada por uma coletiva de imprensa ambígua do governador, Kazuo Ueda. O BOJ foi menos hawkish em sua comunicação do que poderia, levando a quedas no iene e nos rendimentos dos títulos japoneses.

O modelo de Ueda foi quase que exatamente replicado por Jerome Powell e seus colegas no Comitê Federal de Mercado Aberto. Há um mês, o mercado considerava um corte na taxa em março como uma certeza. Estava totalmente precificado. Dados subsequentes sobre inflação e desemprego foram fortes demais para permitir um alívio tão cedo, então, qualquer esperança de um corte nesta reunião foi abandonada. O que importava era a orientação para o futuro. Essa orientação veio, crucialmente, do "dot plot", onde os membros do FOMC compartilham suas previsões para as futuras taxas e indicadores econômicos. Foram esses pontos, combinados com a coletiva de imprensa de Powell, que permitiram ao Fed seguir a estratégia do BOJ de uma relutância hawkish que levou a um suspiro de alívio geral.

O "dot plot" tem sido, no passado, uma ferramenta eficaz para sinalizar mudanças no pensamento do Fed. Desta vez, a medida chave que gerou entusiasmo foi que a estimativa mediana dos governadores para a taxa dos fundos federais no final deste ano permaneceu inalterada, indicando três cortes. Agora, precisamos analisar os detalhes com mais profundidade.

Estou mantendo minha prática de criar gráficos caseiros para analisar o "dot plot". Não responsabilize nenhum dos meus colegas de visualização de dados pelo que segue. Utilizando a ferramenta de pintura, marquei os pontos como estavam no último gráfico em dezembro à esquerda, e os mais recentes à direita. Eu mesmo fiz as anotações:



Imediatamente, nota-se que nove membros preveem três cortes, o que é mais do que há três meses. A mediana permanece inalterada. Mas agora, apenas um governador acredita que haverá mais cortes do que isso, abaixo dos cinco anteriores, enquanto um segundo está preparado para prever apenas um corte. No total, cinco governadores reduziram o número de cortes previstos. Isso representa uma mudança significativa em um comitê com 19 membros. Com nove membros esperando dois cortes ou menos, apenas um mudança é necessária para alterar a mediana.

Se considerarmos a média em vez da mediana, ela aumentou 11 pontos-base para 4,81%, o que sugere que dois cortes são mais prováveis do que um. Além disso, a média poderia ter sido menor, mas a mediana teria subido se apenas dois governadores tivessem mudado suas previsões de três para dois cortes. A questão se torna então uma de estatística abstrata sobre como calcular uma média.

Adicionando a isso, a mediana de fato mudou para a previsão dos governadores para o final de 2025, de 3,6% para 3,9%. Isso não representa uma movimentação hawkish significativa por qualquer medida. Como esperado, o Fed apresentou um conjunto de projeções matizadas que se inclinaram ligeiramente para o hawkish. Da mesma forma que o BOJ, o Fed poderia ter se movido mais, mas optou por não fazê-lo. E isso foi percebido como uma notícia excelente para os ativos de risco.

Então veio a coletiva de imprensa. Powell não fez declarações excessivamente dovish (diferentemente de dezembro, quando foi percebido corretamente como tendo pivotado em direção a taxas mais baixas), mas também se recusou resolutamente a fazer qualquer comentário hawkish. Para uma análise mais aprofundada, a newsletter de Lisa Abramowicz na Surveillance é extremamente instrutiva. Talvez o aspecto mais significativo tenha sido Powell não se opor ao relaxamento das condições financeiras mais amplas que acompanhou o rali do mercado de ações. Para contexto, esta é a medida das condições financeiras da Bloomberg, e está quase tão leniente quanto em 2021, quando os fundos federais estavam sendo mantidos a zero.



Outro indicador de que o Fed não está excessivamente preocupado foi a falta de ênfase de Powell no aumento na inflação prevista para o final do ano, mostrado pelo "dot plot". Se ele quisesse passar uma mensagem hawkish, poderia ter destacado isso ou, pelo menos, expressado preocupação, ao invés de descartar as recentes leituras de inflação preocupantemente altas como "solavancos". Assim, o mercado concluiu que o Fed não está preocupado com a inflação — ou talvez esteja desistindo sorrateiramente de reduzi-la para a meta oficial de 2%. Este gráfico, do FOMC, mostra como as expectativas para a taxa de inflação dos gastos com consumo pessoal se deslocaram para cima desde dezembro:

Os "dots" não são um compromisso contratual de fazer qualquer coisa. Na verdade, seu histórico desde que o Fed começou a publicá-los há 12 anos tem sido bastante impreciso. Para o exemplo mais notório, muitos observaram que a expectativa mediana para a taxa dos fundos federais neutra ou de longo prazo ultrapassou 2,5% pela primeira vez desde 2019:




 Infelizmente, os governadores do Fed não são melhores em prever o futuro do que qualquer outra pessoa. Se considerarmos "longo prazo" como significando quatro anos no futuro, isso é o que o FOMC previu de 2012 a 2020, comparado à taxa real dos fundos federais quatro anos depois:



Em nenhum momento a taxa dos fundos federais esteve onde o FOMC previu. Ela permaneceu muito mais baixa do que o esperado durante a década pós-crise, depois explodiu para cima — embora os diretores possam ser perdoados por não preverem a pandemia. E 2,5% foi o mais alto que a taxa alcançou nos anos pré-Covid. É improvável que caia muito no futuro, independentemente do que o FOMC agora pense.

O que está em jogo aqui é a função de reação do Fed. No geral, para qualquer nível dado de pressão inflacionária nos dados, parece que a resposta será um pouco mais leniente do que se pensava anteriormente. Os recentes números ruins de inflação apenas empurraram os governadores um pouco na direção hawkish; será necessário mais um aumento nos preços para afastar membros suficientes de três cortes este ano. Se você está confiante de que a inflação está realmente diminuindo, invista em ações. Se não está tão confiante, talvez compre ouro.

Apesar dos dados publicados nos últimos meses, a mensagem do Fed tem sido consistente: as taxas só irão cair se houver confiança numa desinflação. É difícil ver qualquer ambiguidade.

Não obstante dos dados de inflação não tão favoráveis, que poderiam facilmente justificar uma postura mais hawkish, parece que o Fed está tranquilo. Anna Wong, da Bloomberg Economics, nota que Powell soou levemente dovish: "Embora ele tenha omitido uma de suas frases dovish características — que o FOMC poderia começar a cortar as taxas mesmo com a inflação ainda 'bem acima' de 2% — ele enfatizou que o comitê não tirou muitas conclusões dos recentes relatórios quentes do CPI."

A projeção mediana inalterada de cortar 75 pontos-base este ano proporcionou um clássico rali de "sem novidades é uma boa notícia" para as ações. O S&P 500 subiu acima de 5.200, alcançando um novo recorde mais uma vez. O Nasdaq 100 chegou perto de seu próprio recorde. Se esses níveis são o novo normal é outra questão. Peter Tchir, da Academy Securities, comenta: "Talvez eu esteja sendo teimoso, mas as ações parecem estar se comportando como 'stonks' novamente, mas não tenho certeza do que as tirará do que se tornou um intervalo, enquanto ainda posso ver muitas coisas levando a um recuo rápido e acentuado."

 O tom mais suave adotado pelo Fed, e principalmente por Powell, me surpreendeu um pouco. Mas, qual seria a razão? Os dados de inflação publicados mais recentemente não são tão positivos para quem almeja atingir o nível de 2% a.a. Uma análise detalhada sobre diversos ângulos aponta, na melhor das hipóteses, para uma estabilização em um nível ainda elevado, como se pode observar no gráfico a seguir.




A única razão que poderia deixar o Fed mais incomodado com os juros seria o que aponta o mercado de juros americanos, onde o diferencial entre os títulos de 2 anos e os de 10 anos continua teimosamente negativo, como venho insistentemente enfatizando.




O mercado financeiro, de uma maneira geral, não tem levado em consideração esse aspecto, projetando chances muito baixas de uma recessão ocorrer. Entretanto, nas últimas vezes que isso ocorreu, a curva inverteu com uma certa antecedência. Para que o leitor possa ter uma dimensão da indicação dessa variável, a chance hoje beiraria 60%.



Entretanto, não notei nenhuma ênfase dada a esse indicador por parte do Fed, o que já era esperado, mas também por parte do mercado, que resolve "deletar" esse dado. A conclusão a que chego é que o Fed foi para a arquibancada junto com o mercado, e ambos agora estão torcendo para a inflação cair e, mais do que isso, para não haver uma recessão.

No post “das 09h00”, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: "O ouro finalmente saiu do marasmo e, como vários outros ativos, atingiu novas máximas. As quedas que eu estava esperando não ocorreram; sendo assim, passamos a buscar um ponto de entrada para compra. No gráfico a seguir, encontram-se os primeiros objetivos de alta ao redor de U$ 2.600".




Os leitores perceberam que acabei não sugerindo um trade do ouro mesmo as condições acima tendo indicado. O que aconteceu? Surgiu uma interpretação técnica que sugere dois possíveis movimentos finais, além de um dado que de certa forma coloca em cheque a continuidade da alta.

Muito bem, vamos por parte. Inicialmente, com a contagem em que eu estava trabalhando, o objetivo ficaria ao redor de U$ 2.462 / U$ 2.533, como está destacado no gráfico a seguir.




Se seguíssemos somente essa interpretação, não haveria razão para não comprar o ouro, pois ainda existiria uma alta mínima de 11,7%, e na primeira semana de março, no rompimento de U$ 2.130, deveríamos estar dentro. Entretanto, outra configuração apresentada sugere que a alta final seria muito menor, neste caso, a alta deveria terminar entre U$ 2.197 / 2.271 exatamente onde o mercado se encontra agora.




Outro fator que vem me incomodando é o fato de os investidores estarem se desfazendo de suas posições em ouro enquanto os bancos centrais — especialmente a China — estão adquirindo o metal, além da Rússia, quando sobra algum recurso da venda de petróleo menos os gastos da guerra, e da Índia, pela fascinação de seu povo pelo ouro.



 

Sigo uma regra de que, quando o mundo está vendendo (ou comprando) contra um comprador (vendedor) singular, pode-se vender (comprar). A diferença, neste caso, é que se trata de bancos centrais com "bastante bala na agulha".

Não estamos aqui para adivinhar quem ganhará essa batalha, mas sim para interpretar o que os gráficos nos dizem. Quando em dúvida, não faço nada, mas dependendo do que acontecer, posso vir a sugerir uma operação de trade, então, continue acompanhando o blog.

O SP500 fechou a 5.241, com alta de 0,32%; o USDBRL a R$ 4,9780, com alta de 0,18%; o EURUSD a € 1,0856, com queda de 0,57%; e o ouro a U$ 2.181, com queda de 0,22%.

Fique ligado!

Comentários

  1. David, eu concordo com a sua conclusão "A conclusão a que chego é que o Fed foi para a arquibancada junto com o mercado, e ambos agora estão torcendo para a inflação cair e, mais do que isso, para não haver uma recessão.". Fico me perguntando se o FED está preocupado com a dívida americana ou com a "interferência" que poderia causar nas eleições americanas, caso o juros estivesse mais alto. No futuro saberemos. Vou seguir comprado, mas monitorando o mercado para determinar a hora da venda e de inverter a operação, operando vendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato! quanto a posição também mantenho com cautela ... agora ficar vendido não fico não!

      Excluir

Postar um comentário