Dá para acreditar em previsões?


Há mais ou menos dez anos, eu resolvi estudar com mais profundidade análise técnica, até então era muito cético quanto a atualização desta ferramenta. Tem sido um período longo, pois tive que ir adaptando-me a momentos onde o que eu “achava” era diferente do que os gráficos apontavam. No começo não dava muita importância aos gráficos, porém o track record me mostrou que não tinha sido uma boa decisão, e assim fui acreditando mais e mais nesta ferramenta, a tal ponto que hoje não começo uma operação onde haja divergência entre o fundamento e o técnico.

Eu criei uma frase, que uso muito, para provocar meus amigos economistas “ Os economistas trocam de opinião como eu troco de camisa, diariamente”. É lógico que é figurativa, mas está categoria, pelo alto grau de competência, tende a ter uma atitude levemente (ou grandemente?) narcisista, mas eles são muito eloquentes.

Mark Twain sugere que, é melhor ficar quieto a ser considerado um tolo. Será que os “gurus” que povoam o campo de investimentos seguem este conselho? Duvido  Pois bem vejam que interessante o estudo feito pela empresa CXO advisory, que vem acompanhando e publicando as previsões deste “gurus” desde 1998. A conclusão apontada no gráfico abaixo é que a precisão ao longo do tempo é em torno de 47%, menor do que decidir jogando uma moeda para o alto!


A evidência não termina aí, os gráficos a seguir foram extraídos do livro Behavioural  Investment de James Montier, vejam que nestes casos os analistas parecem fazer um trabalho notável de descrever o que aconteceu, mas parecem não ter qualquer visão sobre o que vai acontecer.




Não termina por ai vejam a seguir as previsões feitas pelo FED, não apresentam talento nenhum sobre o que vai acontecer no futuro. No gráfico a dispersão mostra como as previsões das taxas de juros depois de seis meses são negativamente correlacionadas com os resultados reais, observado nos últimos 20 anos. Então quer colocar suas fichas que os juros vão permanecer em zero até 2015? O track record não foi bom!


A vantagem da análise técnica é que você não precisa ter uma opinião forte sobre um assunto, faça uma avaliação técnica, estabeleça seus targets e principalmente o stop loss. Ao usar os gráficos corretamente, eles vão te apontar em que nível sua assunção estava errada, e é neste ponto que ela difere do fundamento,  pois aceitar que você teve uma ideia errada e tem que realizar um prejuízo, é mais difícil que colocar a culpa no gráfico, somos humanos. 
Para seguir uma opinião que pode ser um fifty fifty,prefiro jogar no cassino! Tire suas próprias conclusões. 

O SP500 fechou a 1.512, sem variação; o real a R$ 1,9899, com alta de 0,32%; o euro a 1,3516, com queda de 0,47% e o ouro a US$ 1.677, com alta de 0,28%.
Fique ligado!

Comentários