SP500: A Alta é sólida?


O mosca completou 18 meses de vida em Fevereiro e para quem acompanha o blog com assiduidade já conhece o meu jeito, sabe também, que um bom peso das minhas decisões são baseadas nos gráficos, jamais consigo me envolver quando eles apontam na direção contrária dos fundamentos.

Não me entendam mal, os fundamentos são importantes e eu os acompanho da mesma forma, mas o que acontece é que os preços espelham a opinião dos investidores, e o emocional pode “distorcer” os fundamentos por um bom tempo. Então porque não usar os gráficos, que segundo os estudiosos, levam tudo em consideração? Outra enorme vantagem é que é mais difícil colocar um stoploss quando a decisão foi tomada por seus parâmetros do que pelos gráficos, o ego atrapalha muito no primeiro caso.

Bem, todos já sabemos que a bolsa americana é “o termômetro", para onde ela vai os outros mercados vão atrás. Recentemente a maioria dos fundamentalistas estão bem positivos achando que é para cima, enquanto os técnicos estão mais cautelosos. 
Um analista publicou 10 razões para ficar desconfiado e também declara como é difícil ser um contrário quando a maioria está otimista. ...”Dada a natureza incerta do futuro, permanecer confiante em sua posição especialmente quando os preços se movem contra você, é um desafio solitário”....

Bem, eu escolhi três de seus argumentos para justificar o seu ponto de vista.
  • Excessos em uma direção vão conduzir a excessos na outra direção
Mercados exageram na alta como na baixa, como um pêndulo, no longo prazo vale a 3ª lei de Newton “ Para cada ação corresponde uma reação de igual intensidade em sentido contrário”.


  • O público investe mais nos topos do que nas baixas
Isto acontece pelo fator emocional, da ganância quando os mercados sobem, e do medo quando caem. A lógica diria para fazer o contrário, que quando uma venda massiva acontece seria o melhor momento para entrar na bolsa, porém as evidências provam o contrário.
O gráfico a seguir mostra o fluxo dos fundos de investimentos voltados à bolsa.


  • Mercados em alta são muito mais divertidos que os de baixa
Psicologicamente, quando os mercados sobem, os investidores começam a acreditar que são “gênios” porque seus investimentos estão se valorizando. Na realidade, é basicamente mais por “sorte” do que “inteligência”.
Os investidores reagem mais ou menos como as pessoas que se envolvem com o jogo. Quando estão ganhando, acreditam que o sucesso é baseado nas suas habilidades, entretanto quando começam a perder, continuam jogando imaginando que a próxima mão vai coloca-los de novo sob controle dos lucros. Eventualmente eles abandonam a mesa “quebrados”.



Façam suas apostas! A minha vocês já conhecem, onda B cuidado!

O SP500 fechou a 1.511, com queda de 1,24%; o real a R$ 1,9608, com alta de 0,37%; o euro a 1,3279, com baixa de 0,80% e o ouro a US$ 1.563, com queda de 2,60%. Uallll..... dia agitado
Fique ligado!

Comentários