Que fase!

Quem faz muito sucesso passa por períodos de baixa, é natural do ciclo da vida. O nome que me vem a mente é do Neymar, que vem passando por um fase destas, neste final de semana ele fez 4 gols contra um time fraco e não é por isso que pode-se declarar o fim desta fase. No caso dele, acho foi um espasmo, mas não se enganem, a não ser que ele fique "embriagado pelo sucesso", vai reencontrar com seus momentos de glória num futuro próximo.

Estes fenômenos também acontecem nos mercados, como nosso craque o ouro se encontra em baixa. Depois de vários anos subindo quase sem parar, desde 2011 ficou contido num intervalo entre US$ 1.800 e US$ 1.520 e na última sexta-feira rompeu este ponto inferior.

O ouro vai virar pó, como se diz na gíria de mercado? Não é o que eu acredito, vejamos os motivos:
  • Os BC´s ainda têm posições pequenas do metal, e com todos estes helicópteros rondando, é bem provável que continuem comprando.
  • Os juros ainda estão muito baixos e provavelmente vão permanecer por um bom tempo.
  • Hoje já tem "vendidos" com posições, o que nem se cogitava no passado.
Acredito que a recente jornada do ouro foi bem ilustrativa, primeiro eu tinha uma expectativa que ao atingir o nível de US$ 1.700, já estaria em busca de novas altas, então me envolvi numa posição de compra, no ano passado trade-15102012,que acabou não sendo bem-sucedida; segundo que, após este evento, fiquei mais cético e aventei a possibilidade de uma nova queda abaixo de US$ 1.520 gold-come-on ; porém foi mais recentemente que sugeri uma venda ouro-queda-de-um-astro,que ainda está em curso. Se eu tivesse "teimado" que o ouro iria subir, estaríamos amargando um bom prejuízo. Não esqueçam do lema: " O compromisso é com o bolso", 

Agora gostaria que entendessem os momentos em que fica a impressão que eu sempre acerto ao dizer: "se não subir vai cair", quando na verdade o que está por traz, é o respeito das forças de mercado agregado a análise técnica para mapear. Let´s the market speak!

-David, chega de confete, e vamos ao ouro!
Não se engane, eu ainda sou comprador de ouro no longo prazo, o problema é a que preço! Eu aprendi que o pior que pode acontecer, quando se acerta na mosca, é se deixar levar pelo emocional, com aquela sensação do tipo "eu sou um gênio", a chance de você devolver o que ganhou e mais algum, é grande! Fiz uma análise detalhada, e tenho alguns pontos para continuar com nossa posição e outros para realizar o lucro, vejamos o gráfico.

Eu espero que em um dos 3 intervalos apontados, possa haver a reversão:
  1. Entre US$ 1.420/US$ 1.400, onde abriu hoje, com um novo tombo em relação a sexta-feira.
  2. Entre US$ 1.300/US$ 1.285, o meu preferido.
  3. Ao redor de US$ 1.150, que se não for contido vai colocar minha perspectiva de alta futura em cheque, e abaixo de U$ 1.000 o ouro vai virar pó! Hahahahah...
O que fazer? Acho que o mais prudente é realizar metade do lucro ao redor de US$ 1.410 e aguardar o desenrolar, ou se você já está satisfeito com este ganho de 13%, recompre tudo e assista de numerada, mas não se aventure na compra ainda, é perigoso.

Hoje o dia foi terrível para quem estava comprado em ouro, a cotação derreteu literalmente, não tenho muitas duvidas que ordens de stops de grandes investidores, foram executadas durante o dia, e a nossa realização de lucro poderia ter sido feita a preços melhores. O fato citado acima, faz com quem os "macacos velhos" aproveitam para sair de suas posições vendidas, pois no momento que as ordens de venda terminarem, o ouro vai ter uma alta. Assim eu fico com a metade da posição, e se o preço chegar a US$ 1.300, realizamos a outra metade, atualize o stop para US$ 1.460.

Assim como no caso do Neymar, que não dá para saber quando ele vai voltar a brilhar, o mesmo podemos dizer do ouro, a vantagem é que aqui temos a analise técnica para nos ajudar. Quem sabe quando ambos começarem a "subir", o craque vire garoto propaganda do metal! Hahahahahah......

O SP500 fechou a 1.552, com baixa de 2,30%; o real a R$ 1,9965, com alta de 1,40%; o euro a 1,3033, com queda de 0,74% e o ouro a US$ 1.358, com uma queda de 8,83%, um tombo!
Fique ligado!

Comentários