O Super Mário vai ter que entrar em ação

Os vídeo games do Super Mário foram um sucesso, antes do acesso a jogos on line, a época era dos game boy, e naquele momento ele era o "cara"! Eu não jogava, afinal não fui treinado, eu só acompanhava meus filhos jogando. Bons tempos!
Mas o Super Mário que eu me refiro hoje não é este e sim o Presidente do ECB, que ganhou este apelido, numa tentativa de "salvar" o euro, quando pronunciou a frase: ..." Vamos fazer de tudo para manter o euro"...e isto acalmou os mercados desde então.
Mas as coisas não andam bem pela Europa, ou melhor, continuam na maioria dos países piorando, alguns em estado desesperador (Grécia, Chipre), outros muito ruim (Itália, Espanha e Portugal) e outros um pouco pior (Alemanha, França).

A taxa de desemprego publicada na Europa continua piorando, veja a seguir.


Acontece que estes números não são iguais para todos os países, pois na Alemanha (5,4%), Áustria (4,7%) e Luxemburgo (5,4%) são as menores e a Grécia ( 27,2%), Espanha ( 26,7%) e Portugal (17,5%) são as maiores. Até no futebol pode se sentir esta divergência depois da Goleada do Bayer sobre o Barcelona!

Agora vejam o nível de desemprego entre os jovens.


No lado da inflação, a Europa também apontam para níveis perigosos, a mesma vem declinando seguidamente.


Em abril de 2012 estava a níveis de 2,6% e o dado mais recente aponta para 1,2%, uma queda expressiva e mesmo depois de tudo que o Super Mário mandou de helicópteros. O post de ontem esta-deflação-é-da-boa-ou-da-ruim? versa sobre a possibilidade de uma deflação e os últimos números apontam para essa possibilidade, tanto na Europa como nos USA, uma vez que no Japão já é fato há um bom tempo.

Os próximos dias são recheados de reuniões dos BC´s, amanhã o FED na quinta o ECB e na próxima semana o BOE, e com estes dados da Europa o mercado espera uma ação do Super Mário, corte de 0,25% ou até 0,50% na taxa de juros. A taxa atual estabelecida pelo ECB é de 0,75% a.a., mas as praticadas pelo mercado são bem inferiores, abaixo a taxa do EURIBOR de 1 mês, que equivale a LIBOR, mas expressa em euros.


Os juros praticados entre os bancos é da ordem de 0,10% a.a., de que vai adiantar a redução esperada? Só se for para Inglês, ou melhor, Alemão ver! Hahahahah......

Com todas estas notícias ruins podia-se esperar que o euro despencasse, ou no mínimo caísse  mas veja o que aconteceu.

Incrível, subiu! Uma explicação poderia ser o dólar cair frente as moedas, mas não parece justificar, outra possibilidade é a decisão do FED de amanhã, uma vez que os helicópteros que se tinha duvidas se continuariam voando, parece que vão continuar com a carga máxima.
Ou seja, como as crianças numa brincadeira para ver quem é mais forte, no mundo dos BC´s a "brincadeira" é que tem mais helicópteros. Será que em algum momento o mercado vai desacreditar desta arma? 

O SP500 fechou a 1.597, com alta de 0,25%; o real a R$ 1,995, com baixa de 0,40%; o euro a 1,3171, com alta de 0,55% e o ouro a US$ 1.475, sem variação.
Fique ligado!

Comentários