O BOJ "colou" do FED

Quando eu estava na faculdade a calculadora HP custava uma fortuna, algo como U$500 da época! A solução era usar régua de cálculo, alguém lembra ou melhor conhece? Hahahahah..
Numa prova final de estatística resolvi comprar uma “turbinada” e fui fazer a prova. Esta prova era com consulta e eu era bom de matemática, pois mesmo tirando zero eu passaria, mas alguns colegas estavam desesperados, precisavam muito de uma nota boa.

No meio da prova um colega fala baixinho: “ David, me passa a questão 2?”
Eu respondi: “Deixa comigo!”

Peguei uma folha de papel e como eu sabia a solução e tinha o poderoso instrumento era “bater em morto”. Percebi que aquela página circulou a classe e vários colegas usaram a minha grande "sabedoria", afinal tinham confiança em mim. Ao sair as notas, surprise, havia um monte de zeros, como era possível? Simples, eu cometi um erro usando a régua de cálculo, consequentemente todos os resultados estavam “exatamente errados”! Infelizmente alguns colegas ficaram de DP, mas eu passei raspando a trave, sorry!

Muito bem, hoje o BOJ, Banco Central do Japão, copiou exatamente igual o programa usado pelo FED. No post isto-é-normal eu comentei que a troca do primeiro Ministro era para virar a mesa, e no mês passado mudou toda a equipe do BC daquele país. Nesta madrugada o reformulado BOJ tomou as seguintes medidas:

  • Implantação de medidas quantitativas e qualitativas de afrouxamento monetário a fim de, em dois anos, alcançar uma inflação de 2%. “Que mundo estamos vivendo, o objetivo é subir a inflação!”
  • Uma elevação da base monetária de forma a dobrar em dois anos (veja gráfico abaixo).
  • Dobrar a quantidade de títulos de longo prazo japoneses, detido pelo BOJ.
  • Elevar o prazo médio de sua carteira de três anos para sete anos.
Ou seja, helicópteros, helicópteros e mais helicópteros, como consequência os alugueis deles explodiram! Hahahahah.....

As reações dos mercados, foram encaradas positivamente, o Nikkei foi para as máximas, o Yen levou um tombo de 3,50 % e os juros dos títulos de 20 e 30 anos já vinham caindo nos últimos dias, atingindo níveis ridiculamente baixos.




As “notas” dos BC´s, serão zero nas seguintes situações: Se a inflação não chegar aos 2% desejados, mais seguir para níveis muito mais elevados; ou um aprofundamento da deflação com consequências terríveis. Só espero que também desta vez, o mosca passe de ano! Hahahahah....

Amanhã é dia de anúncio do desemprego nos USA, e como sempre vamos ficar atentos. Abaixo o gráfico aponta algo intrigante, e de certa forma consistente com o posts convergência-ou-divergencia e futuro-dos-jovens. A maioria das vagas são criadas nas pequenas e medias empresas, isto é bom de um lado, mas preocupante por outro, haja novas empresas de até 20 funcionários para contratar estes milhões de desempregados!


O SP500 estava (*) a 1.557, com alta de 0,23%; o real a R$ 2,0150, com queda de 0,43%; o euro a 1,2934, com alta de 0,65% e o ouro a US$ 1.554, com queda de 0,17%.
Fique ligado!
(*) As 16h30

Comentários