Quem tem medo de bicho papão?



Quem tem medo de bicho papão? Essa era a frase que eu ouvia quando criança. Naquela fase da vida coisas grandes assustavam. O fantasma que vinha á noite para te pegar, monstros que rondavam e outras ameaças nos eram colocadas pelos nossos pais, que queriam que fizemos algo, ou deixássemos de fazer.

Certa vez, que estávamos indo para paria, meu filho mais velho estava no banco traseiro. Naquele dia estava um terror, chorava, gritava e fazia de tudo para chamar a atenção. Ao passar por um posto rodoviário, um guardava solicitava a diminuição da velocidade. Aproveitei a deixa e disse, “Se você não parar o guarda vem te pegar”. Imediatamente ele parou por alguns minutos, mas em seguida voltou a chorar initerruptamente com medo do guarda. O tiro saiu pela culatra. Até hoje ele lembra desse momento que me custou muitas seções de terapia! Hahaha ...

Ontem foi publicado o PCE, índice de inflação que o Fed acompanha para o estabelecimento de sua apolítica monetária. O indicador cheio ficou em 2,0%, enquanto o core, que exclui alimentos e combustíveis, em 1,8%.



Se observa com muita frequência relatórios de economistas que indicam que a inflação americana vai subir. Os motivos são muito razoáveis, principalmente a elevação de custo ocasionada por um mercado de trabalho em pleno emprego, cuja taxa de desemprego se encontra em 3,7%. É isso o que ensina o livro texto de economia. Mas não é o que está acontecendo.

Uma observação mais detalhada da inflação core, excluindo o período de 2008 a 2010, aonde a economia estava à beira da deflação ocasionada pela recessão, a inflação atingiu um teto de 2%, com uma média, calculada de forma aproximada, de 1,7%.

É verdade que, de 2015 em diante, esse indicador apresenta uma tendência de alta de forma cíclica, mas ao mesmo lado, muito gradualmente.

Os modelos apontam para uma elevação da inflação, conforme a ilustração do Deutsche Bank a seguir, que projeta esse indicador 15 meses a frente. Mesmo assim, fica somente um pouco acima da meta traçada pelo Fed de 2% a.a. Resta saber se a autoridade monetária ficará confortável em observar a inflação subir sem que o aperto monetário continue.


Um indicador que vem intrigando os economistas, o porquê da queda dos investimentos este ano. Dois poderiam ser os motivos: primeiro a confusão criada por Trump na área comercial deixa pouca segurança para uma empresa investir em equipamentos, principalmente no exterior, para depois ser perseguido pelo presidente. Neste quesito vale o ocorrido esta semana quando a GM anunciou que iria fechar fábricas no EUA, ocasionado a dispensa de 60 mil funcionários. Trump reagiu em seguida dizendo que tomaria represálias contra essa empresa caso decidam por esse caminho. Absurdo total!; segundo, as empresas têm preferido recomprar suas ações com o objetivo de elevar o seu P/E. Para quem não conhece essa técnica, vou explicar de forma simplificada: se uma empresa tem um lucro de U$ 1.000 e possui 10.000 ações no mercado, seu lucro por ação é de U$ 0,10/ação. Se decide usar seu caixa para recomprar 1.000 ações, o seu lucro por ação passará para U$ 0,11. Se o leitor perceber, essa ação não muda nada na empresa, apenas uma perfumaria, porem como o mercado olha o lucro por ação, parece que seu resultado melhorou em 11%!


Está bastante indefinido o quadro para economia americana. Sendo assim, vamos olhar o que o mercado de juros de 10 anos nos diz. No post dedo-no-gatilho, fiz os seguintes comentários: ...” vinha enfatizando que estaríamos perto do final de um movimento de alta que deveria acontecer entre a 3, 23% a 3,32%” ... ...” os juros chegaram próximo do nível de 3%, porém não tão perto assim.


Usando o que coloquei na última frase, teria queimado minha mão caso acreditasse que os juros chegariam ao objetivo traçado. Depois dos últimos acontecimentos narrados nos posts desta semana, os juros violaram o nível de 3% ontem, e isso tem uma baita consequência. A partir de agora sou baixista de juros no curto prazo.

Pouco se pode afirmar qual será a extensão dessa queda, inúmeros cenários são possíveis. Não vou encher a cabeça dos leitores com inúmeras hipóteses, prefiro anotar os principais riscos que imagino.


Inicialmente o nível de 3% é extremamente importante, não só pelo que representa psicologicamente – notem o retângulo verde quantas vezes tentou romper. Como enfatizei acima, inúmeras são as possibilidades, inclusive a mais extrema de cair abaixo de 1,40%, o que visto de hoje parece sem sentido.

Com esse enfoque, o mais “conservador” seria prever uma queda entre 2,80% - 2,50%, depois que o nível de 3% fosse penetrado de forma mais significativa. Porém tudo isso está sujeito a um refinamento, de acordo com a direção do mercado. O que posso afirmar com uma chance maior de acerto, é que a alta esperada de 3,32% foi abortada por enquanto.

O Mosca buscou acumular um ganho apostando nessa última alta que deveria ocorrer no nível de 3,32%. O gráfico a seguir mostra o resumo do que aconteceu nesse período.


Entramos na posição (C) quando houve um rompimento do nível de 3,05%. Em seguida, os juros subiram até 3,27% muito próximo do Target estabelecido. Porém, voltaram a cair, e na sequencia fomos stopados (V) a 3,11%, gerando um ganho marginal. Fiquei com receio que o nível atingido poderia representar a máxima.

Notem que destaquei em verde um novo movimento de alta que se sucedeu. Naquele momento, tudo indicava que a meta de 3,32% seria atingida. Veja minhas observações no post mencionado acima: ...” Em seguida, voltaram a subir, abrindo novamente a possibilidade de atingir o objetivo inicial de 3,32%” ... ...” coloco minha mão no fogo que chegam lá? Não” veja por que” ... ...” do ponto de vista técnico, era muito importante que essa “barrinha verde” estivesse acima do fechamento da semana anterior, e acabou não ficando, esse é um ponto negativo; segundo que meu objetivo inicial de alta se encontra muito próximo, assim pouco resultado é esperado” ...

- Pode parar David! Porque tanta explicação do seu trade, está querendo “cover your ass”...
Se enganou! O objetivo é mostrar que o mercado engana. Naquele momento, tudo indicava que iria romper. Garanto que naquele dia, você se sentiu um “trouxa”, vendeu barato e o mercado caminhava para os 3,32%. Mas a disciplina fez com que o Mosca não entrasse nessa, pois faltou romper.

Essa como outras inúmeras situações, que parecem obvias acontecer não acontecem, por isso a disciplina é tudo nesse negócio. Você pode errar, mas dentro de uma lógica técnica. Nunca se deixe levar pelo achismo. Só a título de informação, essa onda destacada em verde no ultimo gráfico, é uma onda B maldita!


O SP500 fechou a 2.760, com alta de 0,82%; o USDBRL a R$ 3,8662, com alta de 0,38%; o EURUSD a 1,1317, com queda de 0,66%; e o ouro a U$ 1.221, com queda de 0,14%.

Fique ligado!

Comentários