Scrooge McDuck


Duvido que alguém não tenha lido as histórias do Tio Patinhas quando era criança, podem me chamar de saudosista, talvez eu seja mesmo, mas para o assunto de hoje ele é o personagem que mais se encaixa. Se eu tivesse que apontar duas de suas características seriam: Ser"pão duro" e mergulhar em seu cofre-forte lotado de moedas. Fale a verdade, você já teve vontade de mergulhar numa piscina similar! Hahahahah....
Seu nome em Francês é Scrooge McDuck.

O ECB, comandado pelo super Mário, anunciou que faria o possível e o impossível para salvar o euro, e para tanto liquidez não seria problema, era só passar no caixa. Acontece que os Bancos levantaram montanhas de dinheiro, dando em garantia títulos de dívida dos países europeus e ao invés de emprestar este recursos, estão depositando de volta no ECB, veja figura abaixo.

Embora o incremento esteja desacelerando, neste último trimestre cresceu 3% em relação ao anterior, o esperado é que estivesse caindo pois só assim mostraria uma maior confiança dos bancos em emprestar estes recursos. A estratégia dos bancos foi fazer apenas um lucro ao invés de dois. Me explico, imagine que o DB ao saber do financiamento do ECB por  3 anos a juros de 1%a.a, resolve financiar sua carteira de papéis do Club Med, rendendo mais de 5% a.a. Não precisa ser um grande financista para calcular que auferiria um lucro de 4% a.a., nada mal nos tempos de hoje, este é o lucro um. Ao fazer isso recebe os recursos do ECB, e em seguida pode alocar este dinheiro para empréstimos, realizando o lucro dois. Mas ao invés disso, o banco resolveu redepositar o dinheiro no ECB.


Assim o Super Mário que esperava dar um tempo em seus mergulhos no cofre por uns 3 anos, de repente viu a sua "piscina de moedas" se encher novamente, e se continuar insistindo por este caminho vai fazer a felicidade do sistema bancário Europeu além dos Governos, pois a cada nova rodada de injeção, as taxas dos títulos Governamentais tendem a cair e o lucro dos bancos aumentam. O único probleminha é que, ao passar o tempo, se algum país ficar insolvente, o grande prejuízo será do ECB, uma vez que os bancos, por não conseguir saldar suas dívidas com o ECB, deixariam o pepino com ele. Se isto acontecer, os  "eurinhos" do Super Mário McDuck vão perder valor, da mesma forma que as do Tio Patinhas!

O SP500 fechou a 1.374, com queda de 0,40%; o real a R$ 2,0575, com alta de 0,33% ( Xiiiiii o BC esqueceu da banda!); o euro a 1,2705, sem variação e o ouro a US$ 1.724, com queda de 0,20%
Fique ligado!

Comentários