Emergência: O motor está com defeito

Eu não sei se vocês já passaram por uma situação aonde o avião em que você estava, de repente tem um problema em um de seus motores, é claro que se fosse em todos, não estaria aqui escrevendo! Hahahah... Eu já passei, numa viagem internacional depois de uns 30 minutos de voo o Comandante fez o seguinte anúncio: "Uma de nossas turbinas apresenta um defeito técnico, assim estamos retornando ao aeroporto". Depois de um ti,ti,ti, sabia que nada podia ser feito, a não ser esperar, uma sensação nada agradável!

Se você é um empresário onde as vendas de seus produtos é feita através de vários canais, e se o segmento de grandes cadeias, representam 70% de suas vendas, qualquer problema nele vai te deixar preocupado, ou melhor, muito preocupado. Agora pense que você é do FED, e um assessor te entrega o gráfico a seguir, com a evolução das ações das 5 maiores empresas de cadeias de lojas nos USA.


Imagino que a Yellen tomaria um susto, afinal se a economia está ganhando rítimo, porque as ações destas companhias caem? Então o assessor, diz que por enquanto é sou um dado técnico de rompimento da linha de suporte, e que não necessariamente significa que os seus consumidores se retraíram.

Como a Yellen deve ser assídua leitora do mosca, já sabe que estamos num processo de substituição de homens por máquinas e que as vendas on-line estão crescendo bastante, assim pede para seu assessor verificar o que aconteceu com as ações da Amazon, veja o que ocorreu.
Também apresenta um movimento semelhante e este assessor destaca que a queda nos preços aconteceu com um volume muito elevado, conforme anotou em vermelho.

Seria muito leviano encarar esta situação como muitas outras e considerar que estes movimentos são apenas correções, e vão se dissipar no tempo, acho que merece um acompanhamento mais de perto, uma vez que todo o mundo, está botando suas fichas na melhoria do consumo americano, então quedas de 10% no preço das ações, neste momento, é no mínimo estranha. Agora se as ações estão caras de uma maneira geral, e os investidores estão decidindo sair da bolsa, também não é uma boa notícia para o FED.

Será que como no caso de emergências em voos, os pilotos decidem retornar por cautela, a retirada dos helicópteros foi prematura?

Eu tenho falado bastante sobre o desbalanceamento das fortunas, veja a seguir a pirâmide mundial da riqueza.



Os meus destaques já falam por si próprio, mas não é só isto, "85 People in the World Are Worth More Than the Poorest 3.5 Billion!! Isto não pode acabar bem, e as soluções clássicas são revoltas ou o patrimônio dos ricos perdem valor, assim a diferença entre as classes, diminui da forma ruim, como no jogo de Banco Imobiliário, quando um jogador tem todos os imóveis e dinheiro, alguém derruba o tabuleiro! Hahahah.

Hoje pela manhã eu estava lendo as notícias e tomei conhecimento da projeção para a criação de empregos do Banco Societé Generale, seu número era de 280.000, Ualll!... Muito acima da média esperada pelo mercado de 180.000, e não bastasse isso, tinha um modelo para calcular qual seria o impacto nos mercados, caso estivesse certo em suas previsões. Eu pensei: Deve estar comprado em bolsa até as tampas, pois era isso que seu modelo mostrava, caso o número publicado fosse aquele, porém, caso este dado fosse ruim a bolsa deveria cair.

Ontem forneci alguns níveis onde o mercado poderia se decepcionar prova-dos-9 ... algo abaixo de 150.000, ou pior, abaixo de 100.000, vai colocar muitas dúvidas nos que apostam na recuperação americana .... foram criados 113.000, quase no meu limite inferior e a taxa de desemprego caiu para 6,6%. E agora? Acredito que o FED não vai alterar seu plano, mas a reação do mercado foi positiva e a bolsa subiu! Fiquei pensando qual seria o motivo e a interpretação ficou por conta de outra estatística publicada, onde mostrou uma melhora no participation rate.

Lembrei da frase de um colega que dizia: "Água morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer transar, ninguém segura", talvez esta seja a melhor explicação, o mercado quer subir, pelo menos por enquanto! Ah antes que eu me esqueça, será que o analista do Societe Generale vendeu toda sua posição na abertura, afinal era isso que dizia seu modelo? Se o fez, perdeu uma nota! Modelos.....

O SP500 fechou a 1.792, com alta de 1,32%; o USDBRL a R$ 2,3797, com baixa de 0,10%; o EURUSD 1,3637, com alta de 0,36%; e o ouro a US$ 1.267, com alta de 0,79%.
Fique ligado!

Comentários