As próximas jogadas do FED

Nos dias atuais a maioria dos jogos são on-line e o Candy Crash Saga é uma febre, recebo inúmeros convites dos meus amigos do Facebook para jogar, minha esposa é viciada. Não para mim, não sei se, ao estar envolvido com os mercados diariamente, quando o dia termina, não quero mais nenhuma competição, a outra hipótese é a idade, mas deixa isso para lá.

Na minha infância predominavam os jogos de tabuleiro, e os mais famosos eram Banco Imobiliário, War e tantos outros, era divertido. Dentre eles acredito que o Banco Imobiliário era o que mais me atraía, afinal comprar propriedades, receber alugueis e ter caixa, despertava de certa forma, um sonho do futuro.

David, antes que você comece a explicar as regras, qual a associação do dia?
Hoje você me ajudou, afinal como eu iria engatar este assunto no trabalho feito pelo Deutsche Bank, que quero comentar? Obrigado! Hahahaha.... Neste início de ano, tenho visto várias projeções, todas com um viés positivo, porém a do Banco Alemão com certeza é a mais bullish, veja que interessante o diagrama abaixo.


Diga que não parece um tabuleiro de jogos? Siga os passos do raciocínio deste analista:

1) Ele começa afirmando que a taxa de desemprego atingirá o objetivo do FED entre março e abril. Na primavera o mercado ficará inicialmente confuso, mas será levado a concluir que, a elevação dos juros está próxima.
2) Em seguida, o consenso será que o desemprego continuará caindo e ao final de 2014 estará próximo de 6% com a inflação próxima de 2%, assim a autoridade vai acelerar o término dos helicópteros.
3) No segundo semestre o FED continua reafirmando que os juros permanecerão baixos por um período longo e isto pesará nos juros.
4) No final de 2014 os dados serão fortes o suficiente para que o FED mude sua linguagem, dizendo que a elevação dos juros será de uma forma suave.
5) Missão cumprida! Naquele momento, os juros dos títulos americanos 10 anos = 3,5% a.a ( hoje estão em 2,75%); 2 anos = 1% a.a. ( hoje estão em 0,30%); SP500 = 1.850 ( hoje 1.820); EURUSD = 1,25 ( hoje está a 1,365) e o USDJPY = 115 ( hoje está a 102).

Se eles estiverem corretos, você deveria investir 100% em dólares no money market,recomendaria quem acredita nisso a tirar um ano sabático, e desligar os monitores.

Diferente dos jogos de tabuleiro, neste "jogo da fortuna" proposto pelo DB, você nem precisa jogar os dados, eles já são conhecidos. Vou colocar na minha agenda para conferir daqui a 1 ano que diga-se de passagem, é numa sexta-feira 13! Tenho certeza que o objetivo deste analista é provocar seus leitores com um raciocínio lógico possível, mas ele sabe que não é tão previsível como parece, é melhor vocês ficarem por aqui mesmo e reagir conforme os fatos vão se desenrolado.

Vocês já perceberam que sou uma pessoa disciplinada, dentro destes mais de 2 anos de blog, raras foram as vezes que não postei num dia.  Eu me comprometi a acompanhar regularmente 4 ativos por considera-los de importância para meus leitores decidirem sobre seus investimentos e têm sido divertido (nem sempre! Hahahah..), mas têm um dos ativos que estou meio de "bode", não porque tenho feito sugestões que não foram bem sucedidas, mas porque simplesmente não tenho dado sugestões. Garanto que já sabe de quem estou falando, o super-traiçoeiro euro!

Tenho comentado, até de uma forma insistente, que a moeda única encontra-se num movimento de correção, desde 2008 e enquanto não terminar, operações com este ativo podem ser extramente frustrante. No post Nintendo-em-baixa aventei uma possibilidade remota de a máxima já ter sido atingida ... Assim vislumbro 2 hipóteses, a primeira, que considero mais provável em função dos dados técnicos e do momento vivido recentemente, haveria uma alta final até o nível entre 1,43/1,45, o que eu chamei de alternativa A; Por outro lado, não dá para descartar que o início da queda, denominado de alternativa B, já começou. Se este for o caso, o movimento teria que ser abrupto, uma onda C grande, lembram da definição analise-técnica-101?... 


O gráfico acima contempla um período mais longo, vejamos o que aconteceu daquele momento, destacado no gráfico a seguir, até hoje.

Desde então os preços recuperaram-se lentamente, mas sem nenhuma indicação clara, de que pretende subir para os níveis de 1,43/1,45 ou cair de um forma mais consistente. Mantém-se sem direção, apenas com movimentos mais erráticos, e não se esqueçam, é a 2º moeda mais movimentada num mercado de US$ 5,0 trilhões diários! Como diz um leitor em situações como esta, Lamento! Hahahahah...

O SP500 fechou a 1.829, com alta de 0,58%; o USDBRL a R$ 2,3933, com queda de 1,31%; o EURUSD a 1,3678, com alta de 0,78% e o ouro a US$ 1.302, com alta de 0,84%.
Fique ligado!

Comentários