Ai, ai, iaiai ... está chegando a hora?

Alguns comentários esportivos, primeiro meu querido Santos parece estar renascendo das cinzas, depois de passar um período de luto, com a saída de seu super atleta Neymar, resolveu fazer a lição de casa da maneira que funciona. Na minha modesta opinião de nada adianta reimportar jogadores brasileiros, que na maioria já estão "velhos" para o esporte, as suas contratações são muito caras em relação aos padrões brasileiros e o retorno é questionável, vejam os casos de Adriano, Pato, Luis Fabiano e outros.

A realidade é que o futebol brasileiro é mais ou menos como a corrida tecnológica, onde quando um produto é lançado já está obsoleto, no caso do futebol os times têm que se acostumar com alta rotatividade e descobertas de novos talentos, pois assim que um jogador de boa qualidade completa seus 20 anos, uma oferta irrecusável vem de fora. Foi isso que aconteceu com o Santos, com uma turma de novos jogadores que apresentam um futebol rápido e eficiente, só espero que o sucesso não suba a cabeça da garotada. Em compensação o Corinthians e São Paulo estão em crise, como diria  Milton Leite: Que fase!

Hoje estão sendo publicados os PMI ao redor do mundo e na Europa a Alemanha continua apresentado números melhores, a Itália e Espanha melhorando, e a França ainda não conseguiu superar o nível de 50.


Mas o assunto de hoje é sobre a bolsa de valores, desde o final da última reunião do FED as ações ao redor do mundo vêm sofrendo quedas, motivada pelo temor do efeito que terá a diminuição dos helicópteros, mas será que o problema é só este?  Eu elenquei algumas evidências que, de certa forma, questionam a projeção de melhora da economia americana de uma forma consistente. Inicialmente, o gráfico a seguir mostra o grau de convicção dos investidores em bolsa, como pode-se ver, existe um nível exageradamente pessimista (panic) e otimista (euphoria). No momento encontra-se no limite superior e nestas ocasiões a chance de queda é de 80%.

Eu venho enfatizando diversas vezes que a concentração de renda nos USA não é uma situação sustentável no longo prazo. Um gráfico que achei interessante é uma comparação com o ocorrido em 1929, que guarda semelhança neste quesito, mostrando qual a percentagem de riqueza para os 10% de maiores renda.

O emprego é um dos dois fatores em que o FED está observando para guiar sua política monetária, veja como foi a evolução em comparação ao SP500.


Nada animador! Não vamos esquecer que nesta semana teremos a publicação destes dados que ganham grande atenção por causa do fraco desempenho do mês passado.

- David, chega de dados! É para comprar ou para vender?
Puxa já ia chegar lá! Mas se você está com pressa para vender o SP500 cuidado, ainda não posso afirmar que a tão esperada onda C começou. Já faz um bom tempo que não me atrevo a fazer projeções para este índice, no post roleta-russa notei o seguinte ...  Por outro lado, seria esperado que a queda só acontecesse, depois de atingir o intervalo entre 1.780/1.850, mas isto não é uma "obrigação". Agora podem anotar, com uma penetração na área indicada como pivô ( 1.600/1.550), vou ficar muito inclinado a supor que a onda C começou, e se isto acontecer, sai de baixo literalmente.... o ponto máximo atingido recentemente foi de 1.849, vejam o gráfico atualizado.


A queda que ocorreu na última semana apresenta características interessantes, mas uma queda de pouco mais de 4% ainda é pouco, pode ser que seja somente uma correção. Portanto se você já estava se preparando para cantar a marchinha de Carnaval, que também é muita usada pelas torcidas quando seu time está ganhando e o jogo está terminando, aguarde, pode ter que pagar o maior mico mais a frente! Acompanha o mosca, pois uma onda C destas, não vai passar desapercebida.

O SP500 fechou a 1.741, com queda de 2,25%; o USDBRL a R$ 2,4397, com alta de 1,14%; o EURUSD a 1,3529, com alta de 0,33% e o ouro a US$ 1.256, com alta de 1,04%.
Fique ligado!

Comentários