Prova dos 9

Todos já ouviram falar mas talvez poucos lembram a que se refere a prova dos 9, é uma fórmula aritmética, que prova a correção de um calculo. Pois bem, amanhã é a prova dos 9 nos números a serem publicados sobre o emprego nos USA, vocês devem se lembrar que no mês passado foi um fiasco, esperava-se algo em torno de 200.000 e o publicado foi de 74.000 inercia, muitas explicações foram dadas.

Mas agora não tem mais desculpas, têm que ser publicado um número bom, algo abaixo de 150.000, ou pior, abaixo de 100.000, vai colocar muitas dúvidas nos que apostam na recuperação americana. Assim busquei algumas informações que deveriam dar algumas pistas.


O gráfico acima apresenta os dados comparando a publicação oficial (BLS) com os publicados por dois institutos de pesquisa: ADP e Trim Tabs, buscando antecipar o primeiro. O CEO da Trim Tabs fez o seguinte comentário no relatório deste mês:... "The Fed is far too optimistic about the U.S. economy," said David Santschi, Chief Executive Officer of TrimTabs. "Neither real-time tax data nor key credit indicators points to the acceleration in economic growth that so many on Wall Street think is underway" ... 
Como ultimamente os desvios entre eles são expressivos, não dá para tirar muitas conclusões, o jeito é esperar.

Uma visão de mais longo prazo mostra uma tendência que não é saudável, e é sobre a aposentadoria dos baby boomers, que vêm apresentando uma tendência para extensão do tempo de trabalho.


Observem que, para as pessoas com idade superior a 55 anos, é esperado uma participação de 30% de todo o mercado de trabalho. Isto implica que os mais jovens passam a ter oportunidades mais tarde. Eu não sou sociólogo, mas ter uma grande parcela de jovens formados, e sem oportunidades de trabalho, não é muito bom, afinal nesta idade muita minhoca passa pela cabeça, além de se acharem invencíveis.

Para completar o assunto de empregos, veja que interessante este trabalho publicado por 2 pesquisadores da Oxford University The_Future_of_Employment, que versa sobre a probabilidade de um emprego ser "computorizado", num espaço de 10 a 20 anos.


Estes pesquisadores, dividiram as diversas categorias em 3 grupos, em função da probabilidade de uma determinada categoria ser "computorizada", low, medium e high. Eles chegaram a conclusão que 47% de todos os empregos, quase a metade, pode ser substituída pela máquina. Preocupante!

Por último, um analista de renome no mundo técnico, Tom DeMark's, está alertando para uma possível queda expressiva do mercado de ações nos USA, vejam seus motivos.


Inicialmente aponta a coincidência de movimento entre o que ocorreu com o Dow Jones entre 1928-1930 e mais recentemente, não têm dúvida que existe uma grande co-relação, até agora. Em seguida, ele observa como se desenvolveu o início daquela queda, e como vêm se desenrolando atualmente.



.... "23 dias alinha com a mínima atingida na última segunda-feira, e subsequente a isso, houveram 4 dias de altas, e depois desandou -  caiu 48%. Nós estamos num ponto de inflexão... os próximos 1 a 2 dias são extremante críticos."....

- David, isto não é o que se chama teoria da conspiração?
Espera um pouco, eu não quero induzir que o dado a ser publicado amanhã será uma catástrofe, mas que existe uma coincidência técnica que precisa ser testada, então recomendo que não se tenha nenhuma exposição em bolsa nos próximos dias e para quem é mais corajoso, talvez valesse comprar algumas opções de venda (puts) do SP500, só isso!

Para terminar vale aquela famosa frase : Yo no creo em brujas mas que las hai, hai!

O Ibovespa vem aprestando quedas constantes, pequenas, mas constantes, não parecendo que já terminou. No post gripe-ou-pandemia, reafirmei minha ideia anterior que, entre 45.000 - 55.000, é caixão, acontece que estou inclinado a projetar valores mais baixos, algo como 39.000, uma queda nada desprezível de 17% dos preços atuais, veja o porque abaixo.

Eu venderia? Talvez, mas prefiro ficar mais focado nos outros mercados, minha cobertura deste índice é recente, vou observar por mais tempo.

O SP500 fechou a 1.773, com alta de 1,24%; o USDBRL a R$ 2,3820, com queda de 0,67%; o EURUSD a 1,3590, com alta de 0,42%, a título de informação o BCE resolveu manter seus juros, que se encontram em patamar elevadíssimo, 0,25% a.a.! Acho que percebeu que de nada adiantaria; e o ouro a US$ 1.256, sem variação.
Fique ligado!

Comentários