Deflação 101

Um relatório sobre deflação produzido pelo Gavekal, renomada empresa de consultoria econômica, traz explanações sobre o assunto, que vou resumir. Praticamente todos os dias, alguma publicação sobre este assunto é publicada, e o motivo são os baixos níveis de inflação em quase todos os países desenvolvidos. Conceitualmente deflação significa queda de preços, e não queda da atividade econômica. Assim, deflação é um situação muito boa para os consumidores, mas pode ser ruim para os produtores se o "preço" pago pelo Capital é superior ao crescimento do lucro. O que ele quis dizer é que, se uma empresa tem que reduzir seus preços, mas se o seu lucro cresce, ou por que o volume aumenta, ou o custo unitário cai, seu lucro será maior, é o que eu chamo de deflação boa.

O Capitalismo tende a ser muito deflacionário e expansionista ao mesmo tempo, enquanto as despesas do Governo tendem a ser inflacionária e recessiva. Quando o Governo decide, ou é forçado a diminuir despesas, induz o Capitalismo a retornar para o campo da deflação.

Entretanto, existem momentos, que quando os preços caem, forçam o setor privado a diminuir sua atividade, motivando a diminuir suas dívidas. Os preços vão continuar caindo até que esta situação persista, somente quando os lucros se movem acima do custo do Capital, que os preços param de cair.

Levando a situação atual, as seguintes questões precisam ser respondidas:

1) Existe um grande número de preços determinados pelo mercado caindo? A distinção é que, por exemplo se um governo resolve elevar a alíquota de imposto do cigarro, subindo o seu preço, esta ação diminui os recursos disponíveis dos consumidores. Assim esta força é deflacionária, mesmo que o índice de inflação suba.
2) O crescimento dos lucros das empresas está abaixo do custo do Capital? Ou indo nesta direção? Se sim, os preços continuarão caindo.
3) Existem casos de empresas extremante endividadas, especialmente em setores com baixa elasticidade de preços?

- David, pode parar! Como você pretende ganhar dinheiro com estas teorias?
Você sabe que não dá para ganhar diretamente, mas indiretamente é fundamental saber se estamos à beira de uma deflação ou não. Investir é arriscado, às vezes andamos em muros com 0,5 metro de altura, se cair nada de muito sério acontece, e as vezes em muros de 50 metros, aí pode ser fatal. A deflação é um desses casos, assim todo cuidado é pouco.

Os próximos meses serão muito importantes para confirmar a tese do mercado, que as economias dos países desenvolvidos estão num processo de normalização, que a piora recente é consequência do excessivo frio do inverno. Para exemplificar, a Bloomberg realizou uma pesquisa com os economistas de 192 Instituições Financeiras, em relação as perspectivas das taxas de juros em vários países.


Praticamente todos acreditam que as taxas serão superiores as que estão espelhadas nos mercados futuros, em todos os países! E se não acontecer, e a economia não se acelerar como esperam?

Hoje será o último post de fevereiro, como já havia comentado, retornando após o carnaval, dia 10/03. Neste meio tempo serão publicados os dados de desemprego, e como vocês sabem é de extrema importância. Existe muita polêmica e discussão sobre participation rate, e por qual motivo  tem caído tanto nos últimos anos. Ao ler bastante sobre este assunto encontrei dois fatores que poderiam explicar este fenômeno: Primeiro, apresentado no gráfico abaixo, onde vários desempregados estariam vivendo com benefícios do Governo, o box family deles, notem que estão crescendo sem parar!

Um outro motivo, seria o aumento do número de aposentados que aconteceu depois da crise de 2008.



No primeiro caso pode haver um retorno destes ao mercado de trabalho, já no segundo caso é mais difícil, a não ser que exista uma oferta muito grande de empregos, que não parece ser o caso.

Estamos na véspera do Carnaval e todo mundo não está com muita paciência, então sem "enrrolation"! O assunto de mercado é o euro, vamos direto ao gráfico.

Faz 6 meses que a moeda única não sai do lugar, contida entre 1,33 e 1,38, e pior, desde novembro o limite inferior é ainda mais baixo 1,35, meros 2% de variação! Resumindo: Pode subir (1) para buscar 1,43/1,45? Sim; ou cair mais forte (2) rumo a 1,10? Sim. Você me perguntaria, mas qual é mais provável? Minha resposta é que são equiprováveis e bom Carnaval! Hahahah...

O SP500 fechou a 1.854, com alta de 0,49%; o USDBRL a R$ 2,3217, com baixa de 1,12%; o EURUSD a 1,3711, com alta de 0,18%; e o ouro a US$ 1.331, sem variação.
Fique ligado!

Comentários