A derivada é zero

Vou usar um conceito de matemática para explicar um raciocínio, então vamos a definição: ...O Conceito de derivada está intimamente relacionado à taxa de variação instantânea de uma função, o qual está presente no cotidiano das pessoas, através, por exemplo, da determinação da taxa de crescimento de uma certa população, da taxa de crescimento econômico do país... Ou seja se na margem uma determinada variável cresce mais ou menos que a função original derivadas.

Quando a derivada é zero, significa que parou de crescer e está mantendo o mesmo "ritmo" da função original, normalmente em situações como esta é necessário atenção afim de avaliar se os próximos dados farão com que a derivada fique negativa, identificando uma mudança futura de direção do movimento. O gráfico a seguir mostra de uma forma dinâmica este conceito.

Dito isso, vou retornar aos dados de emprego, que como já mencionei, vem gerando muita polêmica entre os analistas, vejamos a interpretação de Lance Roberts. Os dados de emprego são um reflexo da atividade econômica, e estão sugerindo que o crescimento pode estar diminuindo. Entretanto, é difícil ter-se uma visão apurada da real situação do emprego em função da manipulações estatísticas que ajustam os dados reais. Por exemplo, os USA estão passando por um dos invernos mais duros dos últimos anos, e em situações como esta o impacto no setor de construção deve ser severo. Mas, em janeiro, os dados relativos a este setor mostraram um crescimento inesperado de 48.000 novas vagas.

Assim como esta distorção, existem algumas outras, então para mitigar estes fenômenos utilizou-se a média aritmética mensal e comparou-se com os dados publicados pelo departamento de emprego, acumulado nos últimos 12 meses.


Como pode-se observar existe, uma elevada correlação entre estas duas medidas. Entretanto, o que é mais notável, é que parece que o crescimento do emprego diminuiu e estagnou, a derivada está em zero. Esta situação alinha-se com a fraqueza num índice que mede a atividade econômica STA Economic Output Composite Index.


"A tendência de crescimento da economia se deteriorou nos últimos meses, apesar da esperança de melhora pela maioria dos economistas... Os efeitos climáticos, bem como a implantação do Affordable Care Act pelo Governo, provavelmente irá suprimir empregos nos próximos meses. A imagem atual de emprego é melhor? Os dados não ajustados dizem que sim, mas poderemos estar testemunhando os limites da atual expansão econômica"

No post uma-boa-e-uma-ma-noticia, publiquei o gráfico do ouro apresentado abaixo.

Naquele momento parecia que o metal estava a caminho de testar as mínimas, porém desde então, vem se recuperando de maneira lenta. Abaixo encontra-se a evolução num intervalo mais curto, em roxo está destacado o período em questão

Eu marquei em azul o movimento desde o início do ano, não parece nada impulsivo, pode ser uma armadilha! Pela minha experiência, diria que dentro de pouco tempo teremos uma definição, ou tem muita gente vendida e vão acionar seus stoploss daqui a pouco, acarretando uma alta mais forte, ou quem está comprado vai ser surpreendido com alguma notícia ruim, e vai ter que vender correndo. Aguardem.

O SP500 fechou a 1.819, com alta de 1,11%; o USDBRL a R$ 2,4000, com queda de 0,33%; o EURUSD a 1,3636, sem variação e o ouro a US$ 1.291, com alta de 1,33%.
Fique ligado!

Comentários