Yuan: Queimando nas mãos

O mosca está atento aos acontecimentos na China, e mencionei que é necessário que nada de mais grave aconteça por lá. Que o índice da bolsa lá, vai de mal a pior, vocês já sabem. Mas já alguns dias um movimento na moeda Chinesa, o Yuan, vem apresentando uma trajetória que merece atenção. Alguns argumentos surgem para tanto: Redução dos recursos considerados como hot money, que acarretaram em aumentos excessivos nas reservas do país; uma melhor preparação do Yuan para se tornar uma moeda conversível de uma forma mais balanceada; O Yuan forte não é compatível com um cenário mais sombrio para os países emergentes.

É verdade que a magnitude de queda da moeda Chinesa em 2014, que está com a escala invertida no gráfico para facilitar a leitura, é pequena,da ordem de 1,5%. Mas é visível que a volatilidade elevou-se mais recentemente, em comparação com a do passado. Isto, de certa forma, também explica a diminuição dos títulos americanos detidos pelos chineses, conforme mencionado no post os-chineses-estão-apostos, Assim a autoridade monetária deve estar vendendo dólares, a fim de amenizar este movimento.
Pois é, nem investir na moeda Chinesa é mais barbada!

A bolsa levou um tombo ontem de 2%, e encontra-se muito próxima do nível tecnicamente perigoso de 2.000.



Já que o assunto é bolsa, no post r2-d2-nas-ruas, eu fiz o seguinte comentário sobre o SP500... Assim eu anotaria os seguintes pontos com destaque, se a queda citada acima, foi um escorregão, então o SP500 deveria ultrapassar o nível de 1.810, o que já colocaria os vendidos de sobre aviso para realizarem o prejuízo, mas só acima de 1.850 esta afirmação é confirmada ... Pois foi o que aconteceu ontem, a bolsa ultrapassou este último ponto, abrindo a porta para novas altas.


Cada vez mais, o SP500 se distância do rompimento dos 1.600 pontos, e a possibilidade da onda C diminui analise-técnica-101. Outro dia li um trabalho que descarta a hipótese da onda C, e está trabalhando com o início de um novo mercado de alta, por enquanto ele está correto..

Todos sabemos que, conforme vai o consumidor americano, vai a sua economia, afinal o PIB depende 70% do consumo. Vários institutos realizam pesquisas para avaliar as intenções de compra, e recentemente o Bloommoberg Consumer Comfort Index, que originalmente chamava-se  ABC News Consumer Comfort Index, atualizou o seu (21/02).



Até o final da década passada existia uma relação forte entre este índicador e o SP500, na primeira crise da bolha da internet, ainda guardaram uma associação, onde a bolsa e o índice caíram, porém a partir de 2003, iniciou uma desassociação entre ambos, principalmente depois de 2008, onde houve uma pequena melhora da expectativa, para uma grande alta da bolsa. Será que o SP500 está numa bolha? Pode ser, e mesmo que isto seja verdade, não significa que vai cair amanhã, pode ficar um bom tempo assim, mas o que podemos afirmar com certeza, caso esta hipótese seja verdadeira, é que é muito perigoso se ter posições nestes momentos.

Eu não tenho recomendado nenhuma operação de venda do SP500, já há um bom tempo, os parâmetros técnicos não indicam queda, mas também não tenho sugerido compras, apenas alguns insights de comprar com stops curtos. Talvez esteja na hora de eu rever minha fundamentação técnica, prometo uma reavaliação, mas depois do Carnaval! Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.845, com baixa de 0,13%; o USDBRL a R$ 2,3341, com queda de 0,21%; o EURUSD a 1,3739, sem variação; e o ouro a US$ 1.340, com alta de 0,30%.
Fique ligado!

Comentários