A Grécia está no corner

Desde que o novo governo Grego tomou posse, anunciando que não aceitava mais as condições impostas pela Troika, os membros da Comunidade Europeia agiram de forma cautelosa em suas declarações. Aquele país sabia que o osso duro a roer, seriam os alemães. Ontem, o ECB num movimento inesperado, soltou um comunicado, informando que não forneceria crédito aos bancos gregos com garantias em títulos gregos, ou seja, puxou o tapete! Antes de continuar no assunto, vou comentar uma passagem da minha vida profissional, para que entendam os alemães.

Em 1998 fui convidado pelo Presidente do Deustche Bank do Brasil, para implantar um plano de expansão de sua área de Administração de Fundos. Confesso que de início fiquei receoso. O que minha mãe iria pensar de me ver trabalhando num Banco Alemão? Fui consultar várias fontes e todas foram unanimes em dizer que deveria aceitar. Depois de uns três meses no cargo, elaborei um plano estratégico e fui apresentá-lo em Frankfurt. Acontece, que antes do meu embarque, fui pressionado a enviar uma cópia da apresentação. Como eu não queria revelar os detalhes, fui enrolando, até que, um dia antes de embarcar, recebi um ultimato, ou mandava o material, ou nada de reunião. Mandei! Depois fui descobrir que os alemães detestam surpresas e atitudes semelhantes são rotina naquele país. Ah, antes de terminar, queria dizer que durante meus quatro anos no Banco, nunca tive a menor insinuação em virtude da minha origem, ao contrário sempre fui muito bem tratado.

O novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que mais parece um cantor de Rock, teria uma reunião pela manhã com o super conservador Ministro da Finanças Alemão, Wolfang Scheuble. Depois da ação do ECB, a Grécia realizou rápido as demandas, a fim de reverter a austeridade imposta pela autoridade européia. Um comunicado emitido ontem a noite, pelo Ministério das Finanças Grego, reitera seu compromisso com o povo: .."Permanece inabalável nos objetivos de salvação social aprovados pelo voto do povo Grego"... Só faltava combinar com os Alemães!

No post Grécia-missão-impossível comentei: ...Para cumprir a sua promessa com o povo, teria que romper com a Europa e abandonar o euro. Nesse caso, uma recessão enorme estaria contratada e seria um bom exemplo para Espanha e Itália do que pode acontecer, uma vez que estes países têm eleições este ano. Outra hipótese, é Syriza dar uma de PT, sem o Petrolão e assemelhados é claro, e fazer de conta que está cumprindo o que prometeu. Este caminho pode implicar algumas molezas a serem dadas pelos Alemães nas rolagens de sua dívida, mas teria como obrigação o controle fiscal. O 1º semestre de 2015 promete muito jogo de cenas e ameaças de um lado ou de outro, mas que não dá para cumprir as duas promessas, todo mundo sabe, menos o povo...Assim como eu entendi rapidinho que, antes do encontro tudo tem que estar claro para os Alemães, o novo pop tsar, Yanis Varoufakis, mostrou suas cartas, ao dizer que não quer o enfrentamento, e correr o risco de mergulhar a Grécia numa crise enorme. 

Ao final da reunião o Ministro alemão declarou: ..."Nos concordamos em discordar"... Enquanto o Ministro Grego disse: ..."Nós nem concordamos em discordar"... Conclusão: Nenhuma, mas fica claro que se a Grécia quer liquidez e bom dançar a valsa e não Rock Roll!

No post com-cabeça-fria, sugeri uma compra de euro nas seguintes condições: ... comprar o euro 1,126/1,122 com stop a 1,1095, o objetivo ainda vai ter que ser calculado, pois se eu estiver certo, não sei se estamos pescando uma sardinha ou um piraíba... O gráfico postado encontra-se abaixo.


Desde então, a moeda única ensaiou uma recuperação, atingindo a máxima de 1,1530, uma alta de 2,5%, o que é uma vitória esplendorosa dado o pessimismo reinante. Mas ontem sofreu uma queda em função dos acontecimentos acima, e hoje pela manhã acabou recuperando parte desta.


Eu não sei se você comprou o euro, pois ele tocou no 1,1260 e em seguida negociou acima. Se sim mantenha sua posição e suba o stop para 1,1220. Caso não conseguiu, poderá surgir uma nova oportunidade. Vamos comprar a 1,1270, o stoploss fica no mesmo nível acima 1,1220. Como este trade é de curto prazo, algumas alterações podem acontecer durante o dia, sugiro que acompanhe pelo meu twitter.

Se tudo der certo, calculo que poderemos ver estes euros ao redor de 1,17, mas com certeza não pescamos uma piraíba, está mais para uma sardinha! Hahahah.... 

O SP500 fechou a 2.062, com alta de 1,03%; o USDBRL a R$ 2,7446, com alta de 0,11%; o EURUSD a 1,1475, com alta de 1,15%; e o ouro a US$ 1.264, com baixa de 0,37%.
Fique ligado!

Comentários