Vitória magra

Quando seu time de futebol ganha uma partida por 1x0 qual é a sensação? Um misto de alegria e frustração. Por um lado melhor isso que perder, mas por outro lado, você não ficará convencido, que o time está jogando bem.Só para lembrar, a Espanha foi Campeã mundial em 2010, vencendo todos os jogos a partir das oitavas de final por este placar.
Para terminar o assunto futebol, fui no último domingo assistir o jogo do Santos contra a Portuguesa. Eu disse que meu foco seria o futebol Europeu, mas é tão fácil para eu ir ao Pacaembu, que resolvi arriscar. Foi surpreendente, tive que morder minha língua quanto minhas críticas aos jogadores "velhos", que desembarcam aqui , depois de serem descartados na Europa. O Robinho fez um golaço, marcou o segundo gol de pênalti e fez o lançamento para o terceiro gol. Valeu, decidi que jogo nesse estádio não perco, o risco x retorno compensa! Hahahah...

Ontem foi publicado o Purchasing_Managers_Index da China 50.1, primeiro resultado acima de 50 nos últimos quatro meses, porém continua sinalizando uma estagnação na tendência dos negócios desde agosto do ano passado, diríamos uma vitoria de 1x0.

Com uma economia onde 25% do PIB é representado por suas exportações, a demanda externa não vem colaborando muito, com uma desaceleração anual expressiva.


A valorização do "dólar - dólar" iniciada em 2012, se deu contra todas as moedas, exceto contra a moeda chinesa, o renminbi. O gráfico abaixo mostra a evolução dessa moeda vis-a-vis o dólar, e também em relação à moeda japonesa o Yen.

Não é necessário nenhum comentário, as percentagens acima falam por si só, as exportações Chinesas estão ficando mais caras para todos os países, exceto para os USA. Então poder-se-ia esperar que as autoridades monetárias daquele país partiriam para promover uma desvalorização de sua moeda. Não é a opinião de um renomado economista e ex-banqueiro, Stephen Roach. Ele acredita que existem três motivos para não adotar esta estratégia.

Primeiro e mais importante, uma mudança na política cambial iria minar o progresso que a China fez em suas reformas e rebalanceamento da economia. De fato, um renminbi forte é consistente com o principal objetivo da China, de transformar uma economia voltada para exportação em uma economia voltada ao consumo.

Segundo, uma mudança para uma política de desvalorização pode inflamar protestos anti-China de seus principais parceiros econômicos, principalmente os USA, onde o Congresso flertou por vários anos, na iminência de impor sanções comerciais para as exportações Chinesas.

E por último, uma reversão no renminbi geraria sem dúvida uma escalada na guerra cambial, que vem ocorrendo ultimamente. Numa era de afrouxamento quantitativo sem precedentes, a desvalorização cambial competitiva tornou-se a norma para os principais exportadores do mundo - primeiro os USA, depois o Japão e mais recentemente a Europa. Se a China juntar-se a este nivelamento por baixo, outros seriam tentados a aumentar as suas ações em reposta e os mercados financeiros estariam sujeitos a uma forte onda de instabilidade.

A China é sempre uma incógnita, suas ações nem sempre são providas da lógica ocidental, uma vez que seus objetivos de longo prazo prevalecem sobre situações temporárias. Não se pode ter dúvidas que suas políticas mostraram-se muito mais eficientes que as nossas, basta ver o crescimento de seu PIB. Não são nem 1, nem 2, nem 3 anos, são por 30 anos! A explicação acima é convincente para nós, mas será para eles? Na minha modesta opinião, se o PIB começar a cair muito, e aqui o muito seria abaixo de 6% a.a., positivos é claro, não sei se não partiriam para desvalorizar sua moeda.

A hora da verdade está chegando para o euro e também para o trade que eu propus, no post kick-can-down-road, eu comentei: ...Vou apostar que uma nova queda entre 1.13/1.1290 deve acontecer nas próximas horas, assim, vou arriscar uma compra. Eu havia frisado que o stop correto deveria ser 1.1095 e agora não tem jeito, é lá que vou estabelecer o stop...Ao me deparar com a recomendação acima percebi que cometi um erro no nível de compra! Desculpe, mas acontece nesse negócio. Estou republicando o gráfico lá publicado, e veja que eu apontei com um círculo o nível de 1,12, assim o que eu queria sugerir era 1,12/ 1,1190.
Mas não tem importância, vou assumir o prejuízo deste erro quando calcular o resultado, porém vou prosseguir o trade considerando o nível correto. Hoje pela manhã, a moeda única rompeu uma formação conhecida como triângulo e encontra-se a caminho de reverter a queda em algum ponto, ou continuar caindo abaixo dos 1,1095. Nós resolvemos apostar que vai reverter, mas é uma operação contra a tendência como já afirmei antes.
No começo da tarde atingiu a mínima de 1.1182, assim o trade está iniciado e mantenha o stop a 1.1095.

O SP500 fechou a 2.110, com baixa de 0,15%; o USDBRL a R$ 2,9080, com alta de 1,17%; o EURUSD a 1,1196, com baixa de 1,48%; o ouro a US$ 1.208, com alta de 0,42%.
Fique ligado!

Comentários